BBB e a futilidade (de quem critica)

Chegou aquela época em que não podemos  falar em BBB que na hora aparece alguém dizendo “parem de falar desse lixo, BBB não é cultura”. E quem disse que eu assisto BBB pra ficar mais culta? O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram pouquíssimos livros na vida. Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém.

O que me irrita é esse pedantismo todo. Essa de ”sou bom demais pra ver essa porcaria que não é cultura”. Meu amigo, isso é um programa de entretenimento. A gente não vê pra ficar mais inteligente, a gente vê pra passar o tempo, se divertir, dar umas risadas, sentir vergonha alheia. Já pensou se todo mundo pensasse assim? A vida seria uma bosta. “Ah, não vou mais à praia porque praia não vai acrescentar nenhuma cultura à minha vida”, “Ah, não vou mais mais sair pra dançar com meus amigos porque isso não vai me deixar mais inteligente”, e assim sucessivamente.

Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ, mas graças a Deus, nunca fui o tipo de pessoa insuportável e pedante que condena esse tipo de atitude. O povo quer rir, quer chegar em casa depois de um dia cheio e estressante no trabalho e relaxar. Quer ver BBB? Lindo. Quer ler um livro? Ótimo. Quer simplesmente dormir? Beleza.  As pessoas têm uma mania muito escrota de tentar se colocar superior às outras, como se isso as fizessem melhores. Vou contar uma coisinha: isso só faz de vocês uns chatos.

Falei sobre isso no twitter e um seguidor se atreveu a comparar BBB com filantropia, dizendo que as pessoas deveriam investir tempo ajudando quem precisa. ALGUÉM MERECE LER UMA PORRA DE COMPARAÇÃO DESSAS? Esse não deve nem doar roupa pra Igreja, coitado. Outro falou que o Brasil está uma merda por causa do BBB. Ah se esse povo investisse tempo protestando contra os políticos e prefeitos coronelistas que tiram tudo de gente que não tem nada… Mas estão ocupados demais votando no Tiririca como “protesto” e criticando o BBB na internet.

BBB é um programa pra passar o tempo e se divertir, e eu não espero nada mais dele.  E se você espera, o único burro aqui é você.

por @Nataliaporra

About these ads

Publicado em 07/01/2012, em a opinião e o pobrema é meu. Adicione o link aos favoritos. 844 Comentários.

  1. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Natalia te amo de mais, falou tudo, sua linda

    • Eu ate concordo (e muito) com você, mas o problema é: se pelo menos o programa não fosse uma FRALDE ate que eu o levaria a sério.

      • You're No Good For Me

        Parei de ler no FRALDE.

      • Alessandra

        FRALDE???? SERIA FRALDA???? OU FRAUDE????

      • Deixei de ler a partir daqui:

        “Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém.”

      • Fralde? Isso é ser culto? E outra coisa, tem um monte de gente metido a intelectual e que lê um monte de livros, e tem atitudes lamentáveis. Somente pelo fato de ler você não necessariamente é uma pessoa mais inteligente ou melhor… Isso sim é possível de se concluir qdo essa intelectualidade toda é traduzida em atitudes…

      • Além de sem cultura essa redatora faz questão de mostrar que estuda na UERJ, isso siginfica nada. BBB é sim um lixo produzido pela mídia, só mostra gente se comendo, brigando e criando intrigas. Ela compara praia com um programa de TV??? Lamentavel
        Eu não ligo pra quem gosta, mas tem gente que deixa de viver pra acompanhar o BBB. No final das contas só gastou tempo na vida ligando e votando em quem deve sair.

      • Você tem toda razão a F-R-A-L-D-E que existe nesse programa é muito grande hahahahaha

    • Eu sempre digo pra quem assiste BBB ou Globo: Você merece mais do q isso!!!

      • você faz o quê no horário do bbb, discute filosofia?
        porque você é mais do que isso, você nunca se distrai com algo simples?
        o bbb é simples. tem pessoas idiotas que assistem, mas quando começaram a assistir, já eram idiotas…

      • Concordo, se as pessoas gostam, que se danem.

      • Somente demonstra mais uma vez que o povo brasileiro realmente gosta da política de pão e circo. Acho errado ela comparar assistir BBB e ir à praia ou sair com os amigos, são atividades bem diferentes. Mas não se pode fazer nada, pois controle de massa já esta a muito implantado em nosso povo.

      • concordo . cara !!! Plenamente muito robozinho do sistema chupa total da globo sedentaria …

    • Deixei de ler a partir daqui:

      “Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém.”

    • Eike Junior Batista Pinheiro

      BBBosta é uma merda podem me criticar tenho dinheiro sou rico e não precisei ganhar nessa merda pra ter 2 milhões ou sei la quanto.Besta de quem assiste.

    • Minha querida, entenda! O brasileiro é extremamente permeado de comodismo e relutância, eu como brasileiro sou um deles também, mas graças a Deus não me prendo ao Big Brother que não passa de um sedativo da realidade miserável na qual nosso povo vive e com esse sedativo o que se fala na TV e nas ruas…? Revolução? Luta contra a corrupção? Temos nossos direitos negados pelos ricos e temos que lutar para consegui-los? Não! O que se fala é “Quem ganhou a prova do líder?”, “Quem saiu ontem?” “Ai, eu odeio fulana!”. Não falo só disso como de qualquer entretenimento da TV aberta brasileira. Ela existe com um só intuito… Manter a Hegemonia de quem é rico e a miséria de quem e pobre… Se a população percebesse o quanto é explorada a máquina capitalista pararia, e o BBB serve para mantê-la girando. Não luto para que as pessoas parem de falar do BBB, mas que notem que quase todo o resto tem a mesma função. Quanto a se divertir, sim todos nós merecemos nos divertir, mas não das migalhas que os ricos deixam para nós como praia, cerveja e futebol… Nós temos direito a teatros, concertos, viagens, descanso, e porque não leitura? Você acabou se tornando o que critica a partir do momento em que se intitula “mimimi eu sou dar UERJ mimimi” colocou sua opinião acima da dos outros pelos seus motivos, assim como os que criticam o BBB tem os motivos dele. Termino aqui falando, repense essa sua diversão está plantando sua miséria e a miséria de muitos e todos nós colheremos futuramente.

      • Marcos Almeida

        Falou tudo! Puta que pariu quanto a quem vê BBB continue assim. O brasileiro é foda vota em 12 otários em uma casa confinada sabe tudo da vida deles mas se quer sabe o nome do puto para quem vota em uma eleição. É por isso que esse país é essa merda que é. Se você acha que Globo e BBB são diversão, que ótimo. É por essas e outras que esse país é o país do carnaval, afinal estamos sempre nos divertindo comemorando como idiotas BATUCANDO EM PANELA VAZIA.

      • Concordo contigo. Só não digo que estamos revivendo a cultura do pão e circo, pois, às vezes, não há pão, só o circo. Eu raramente assisto TV, sou o tipo (chato) de cara que, com apenas 26 anos, ouve “A Voz do Brasil”. Enfim, não gosto e, mesmo enquanto entreendimento, BBB é horrível. Eu só não entendo como as pessoas conseguem passar mais de cinco minutos vendo aquilo.

      • Concordo com vc, simples assim …

      • Vagner Queiroz

        Isso ai cara, excelente os argumentos.

      • Fim da discução. Todos pra casa. IUAEHAIuehIUAEHIUhe

      • vc acha que esses programas da tv aberta alienam alguem? seu doente mental do caralho

        eles dao apenas as pessoas o que elas querem, se acabasse a tv no brasil, as pessoas iam comentar sobre outras coisas mais futeis

        alias, é legal falar de coisas futeis de vez em quando, qualquer pessoa suficientemente inteligente curte uns trashs de vez em quando, apenas pra se divertir, os unicos que assistem programas culturais o tempo inteiro, sao IMBECIS pseudo intelectuais como vc, que se importam em afirmar o tempo todo essa falsa inteligencia, seu merdinha

      • Aplaudi de pé seu comentário!!! Ela critica os eleitores do Tiririca, mas, que eu saiba, são esses que dão audiência ao BBB… ocorreu uma inversão de valores aí…

      • Voce assite televisão? Então está plantando sua miseria e bla bla bla..
        Engraçado que os criticos do programa passaram os ultimos capitulos de avenida Brasil vidrados em frente a Tv,pra que BBB pior que qualquer novela???!!! ME POUPE!
        Não gosto dessa merda mas é cada critica infundada!

    • é por conta de pessoas imbecis q esta merda chegou a 12 edicoes.. foda-se quem assiste ou nao, mas certamente quem vê só pode ser mais um idiota

      • certíssimo, se as pessoas percebessem que (por incrível que pareça) tem muito mais coisas interessantes para assistir na televisão nao assistiriam essa porcaria. Mesmo se nao tivesse, vai dormir que faz bem pra saúde ao invés de ficar até tarde observando a vida de um monte de pessoas montadas pela TV globo convivendo numa casa com umas provinhas estúpidas pra definir quem é o líder.

    • Marcio Henrique Mafra

      “BBB”, pra quê?
      Contraponto ao comentário:
      “UI,ELE É MUITO CULTO PRA VER BBB” – por “nataliaporra”

      A/C “nataliaporra”
      Contraponto:
      1. Ainda bem que muitas pessoas contrariam suas convicções cara “nataliaporra”;
      2. Se entendermos cultura como cultivo aos hábitos, costumes, tradições (…). Podemos sim, classificar esse programa como cultura. Todavia, as críticas não são conceituais, mas, sobretudo, do ponto de vista ideológico; de alienação e denunciativo ao montante numerário arrecado pela TV Globo com as ligações. (Só que isso não é divulgado). Porque será que não é divulgado “nataliaporra”?
      3. Cara “nataliaporra” tente fazer uma enquete com as pessoas para saber o significado e modo de escrever o nome desse programa. (…)BBB???. Ah, eu já fiz minha enquete, foi uma lástima, acredite (…). Total desconhecimento e ignorância (…).
      “Nataliaporra”, eu, tenho certeza que formo coro a muitos críticos a estes “realities shows”. Também tenho convicção que muitos deles possuem mais que o ensino médio e leem muitos livros e dos bons, posso lhe garantir. Ah! Muitos até “ousam” escrever livros (…) e dos bons. Garanto. Ah! Estes, não são a minoria não. Podes ter certeza.
      “nataliaporra”. Quanto ao título de “fodão” (…). Deixemos para o “próximo encontro”. Combinado?
      Ilustríssima “nataliaporra”, não acredito que todos os críticos ao seu “BBB” sejam pedantes como você generalizou. Apenas são pessoas que pensam diferente de você;
      Também entendo que a intensão do programa seja de entretenimento, mas, também entendo que existem tantos outros programas de entretenimento e menos apelativos, que não precisam esconder nada por “debaixo dos edredons”. Mas o problema não é apenas o que esconde os edredons, mas, sobretudo, o que mostra o programa como um todo, já explanado no início deste contraponto;
      (…) “a gente somos inútil “ (…). Ultraje a rigor, com todo razão (…);
      Não concordo que a vida seja uma “bosta”, mesmo para aquelas pessoas que “veneram e se entretêm” com o seu “BBB”.
      Por favor, não deixe de ir à praia, continue dançando com seus amigos, mas, aceite os contrapontos e não “deixe que as bostas e as porras invadam sua vida”. “Assim sucessivamente”.
      Que bom que você frequentou as melhores universidades, como você mesma declarou, mas, fico com a sensação de que “alguma coisa eles não a ensinaram, talvez você tivesse saído da sala antes do horário ou a universidade tivesse esquecido lhe repassar o último capítulo do curso”. Quem sabe, afinal, as “melhores universidades também erram”;
      Não há, em todas as instâncias, a prerrogativa de superioridade. Lembre-se, você está diante de contrapontos, nada mais. Relaxe “nataliaporra”.
      As pessoas de fato e de direito tem livre arbítrio para decidirem o que melhor as convier, inclusive de não assistir seu “BBB” “nataliaporra”. Ah, nem por isso você é “chata”.
      Quem você chamou de pedante, superior (…), os negadores do seu “BBB”? “nataliaporra” veja suas atitudes, seus modos, seus atos no trato a quem ousa lhe contrariar. Não é justo afinal, a adversidade é bom para nossa própria evolução e a do mundo que vivemos. Você concorda?
      Não concordo que o seu “BBB” seja o causador dos problemas do Brasil. Foi uma análise apressada de seu interlocutor. Mesmo porque, o seu “BBB” não tem tanto poder assim. Não é mesmo “nataliaporra”?
      Você começou a fazer uma análise interessante sobre os políticos em nosso país, porém, você não evoluiu, talvez tenha sido desconcentrada pelo cheiro das “bastas e merdas jogadas em seu texto”.
      Nataliaporra (…). (…). Diante de tanta “COISA” que você escreveu, tenho certeza que os acadêmicos de sua qualificada universidade devam estar ”orgulhosos com tanta notoriedade”. Você, segundo seu ponto de vista, fechou sua participação com “chave de ouro” e entre as merdas, bastas e porras, todos se salvaram. Pelo menos isso.
      Marcio Henrique Mafra – Florianópolis/SC/jan.2012.

    • Rita Lacerda

      Ô MINHA FILHA SE VOCÊ SE DIVERTE COM UM PROGRAMA TÃO RIDÍCULO COMO É O BBB, PELO MENOS NÃO CRITIQUE OS QUE NÃO GOSTAM, LEMBRE-SE QUE NEM TODO MUNDO TEM A OBRIGAÇÃO DE GOSTAR DO QUE NÃO PRESTA, E SE VOCÊ GOSTA E SE DIVERTE O PROBLEMA É SEU! E SE EU NÃO GOSTO E ACHO RIDÍCULO, TENHO TODO DIREITO DE MANISFESTAR MEU REPÚDIO! EU PREFIRO SENTAR NUMA CALÇADA, OU NUMA PRAÇA RODEADA DE AMIGOS FALAR MAL DA VIDA ALHEIA INCLUSIVE DO BBB,; A TER QUE PERDER MEU TEMPO COM TANTA ASNEIRA QUE É O BBB. E OLHE QUE EU NÃO TENHO NADA DE PEDANTE NÃO. SIMPLESMENTE EU NÃO GOSTO DO PROGRAMA, E NEM PRA GANHAR UM MILHÃO NINGUÉM ME CONVENCERIA A VER TAL CHATICE! EU ACHO QUE O BBB, SÓ VÊ O TELESPECTADOR QUE TEM O MESMO NÍVEL DO PROGRAMA. FUI CLARA? RITA LACERDA. 09 DE JANEIRO DE 2012

  2. Exatamente como me sinto, não mudaria uma palavra.

  3. Nadja Pacheco

    Concordo com tudo, faço minha as suas palavras!

  4. @brunohenrique_

    That’s it

  5. Compartilhamos a idéia. Tbm não espero nada do BBB além de entretenimento, o que me chateia no programa é a falsa realidade, que a cada programa tem sido mais clara. Tudo combinado, tudo arranjado. Acabaram coma idéia do programa. Eu não acredito mais.

    • FernandaLop

      Num magoa não, bem. Uma das coisas mais bacanas de se ver é a magistralidade com que a globo edita o prgrama. Põe romance onde só tem pipi duro, inimizade onde sö tinha um ligeiro desconforto. Aprenda a apreciar essa coisa bonita de se ver, a habilidade de criar uma história envolvente onde só tinha um monte de gente morrendo de tédio enfiado numa casa sem tv.

  6. Concordo com tudo. Adorei seu texto. Aliás, o blog está ótimo. Beijos para tds vcs!

  7. O povo reclama que o Brasil tem BBB e que é por isso que não temos cultura e esquece que em diversos outros países tbm tem inclusive em países de primeiro mundo.

    Concordo plenamente com suas palavras Natália!

    • Olá Stella,
      a Relatividade sobre culturas de um local para outro não depende da classificação econômica de um país. Por exemplo, A África tem mais aspectos culturais que o Brasil, mesmo assim no continente, acredito que todos os países por lá sejam mais “pobres” que o Brasil.
      O que é importante é saber estamos preservando nossa cultura, independente do que seja, invés de estragarmos nossa cultural. Nossa cultura é quem somos, se acabar com isso, quem somos então??

      Abraços

    • Nenhum país resistiu a 12 edições dessa baboseira.

      • nenhum país resistiu. não vê os EUA que fizeram já 13 edições do BBB? entraram numa crise fudida. não sei se resistem por muito tempo nao.

        muito chatiado :/

      • A 13ª edição do Big Brother nos Estados Unidos foi ao ar ano passado, em junho/julho e muito provavelmente haverá outra esse ano.

    • Lastimável comparação!

    • BBB é cultura, é o tchan é cultura, teló é cultura, assim como para os “países de primeiro mundo” Justin Bieber é cultura e Rebeca Black tbm. Cultura pobre.

      • Na mosca! Aí cada um vai atras daquilo que lhe interessa. Quem nao liga pra livro tem grande possibilidade de se interessar por esses programas. Tem quem goste de cultura pobre (e como tem!). Eu não curto muito, sabe?!

  8. Sem comentários a alienação rolando solta..
    Mesma coisa que assistir TV FAMA, SUPER POP e a TARDE É SUA.
    Mesmo nível

    Prefiro assistir casos em família (ironia)

  9. Acho que depende do ponto de vista. Preferir divulgar livros, peças de teatro, shows e achar que as pessoas desse país inteiro merecem um tipo de entretenimento que não seja ligado à manipulação como o BBB não me parece ser coisa de gente chata, mas sim, de pessoas que gostariam de que outras opções chegassem ao grande público. O problema não é que exista um programa como BBB em que você gasta seu dinheiro pra votar em pessoas que nunca saberão quem é você, mas essa ser uma das poucas alternativas para o público. E sinceramente, seu texto me pareceu parcial demais para uma redatora, já que você chama quem espera algo mais da TV brasileira de “burro”. Fica a dica.

    • Góris Faria

      De onde tiraram que quem reclama do BBB é quem vota no Tiririca?
      Sério, parece um defensor da bebida dizendo “as mesmas pessoas que reclamam dos bêbados saem dirigindo e matando inocentes”…

      Além de faltar uma fonte, falta lógica nisso.

      Ou alguma fonte diz que não-curtidores de BBB votam em arremedos de político? Acho mais fácil o contrário, fãs do BBB votarem no Tiririca.

      • De onde vc tirou tanta vontade para reclamar do BBB?

        Já que é tãão culto, vá para um fórum sobre algum assunto que LHE AGRADE;)

        Ou sobre algum problema que de fato afete a sociedade.

    • Concordo.

      BBB ser tido como programa de entretenimento não elimina a futilidade (de quem assiste). Estar se doando à imbecilidade é um comportamento intrínseco a quem dá audiência, não ao programa em si, que foi, inteligentemente, muito bem engendrado para prender quem, depois de um dia fatigante de trabalho, não consegue, por descuido, desinteresse ou ignorância, encontrar algo melhor com que possa, ao invés de gastar, investir seu precioso tempo.

      • O que mais me intriga é: se vc acha tudo isso de BBB, pq leu o post? Qual o problema de as pessoas gostarem de BBB? Cada um faz o que quer portanto, cada um que cuide de sua vida.

    • EXCELENTE DANILA!!! PARABÉNS

    • Ela não disse isso: “achar que as pessoas desse país inteiro merecem um tipo de entretenimento que não seja ligado à manipulação como o BBB não me parece ser coisa de gente chata,”

      Você interpretou como quis.

      Traduzindo para inteligentões como você, ela disse que SE uns querem comentar BBB, outros querem comentar a morte da bezerra, ou a coleção de machado de Assis, que cada um possa fazer isso, sem que um encha o saco do outro.

      • Quando é que pessoas ignorantes como tu vão entender que BBB é tão ralé que nem gari merece assistir… è programa para lavadeira ver e ter o que fofocar no dia seguinte!!!

    • Adorei Danila, estou com você nessa luta de fazer as pessoas entenderem que não se trata de chatice e sim indignação.

      Abraço!

    • Para mim lavagem cerebral deveria ser classificada com crime hediondo e os criadores dessas porcarias deveria pegar prisão perpétua, sem direito a defesa, quando ao público, acho que deveriam ser levados para algum lugar, uma clinica onde tratam de retardados.
      As pessoas brincam e acham chato, mais isso é muito sério, os escutadores de NX0, restart, são pessoas com um futuro comprometido e consequentemente comprometem também ainda mais a sociedade, para que serve assistir pessoas brigando, fazendo do sexo uma coisa nojenta, tratando traição como algo normal e compreensivo, essas pessoas ficam bem instaladas na pirâmide de Maslow, bem na parte de baixo onde o mais importante são as necessidades básicas da vida.

      • Mister Colos

        Acho que quem tem que se tratar é a senhorita, com todo o respeito. Quanta intolerância…

      • Mister Colos, com todo nada, você nem me conhece para dizer o que eu preciso ou não fazer, faço a critica pq conheço o perfil dessas pessoas, pessoas assim como vc.
        Rsrsrs!!!

      • falou tudo!!!!!

      • Se o seu cerebro se deixa ser lavado por BBB, provavelmente voce deve ter uma ameba dentro dele. Quem se coloca na parte de baixo da piramide de Maslow nao sao a minoria da parte de cima e sim pessoas como voce, intolerantes, arrogantes e que nao aceitam as diferencas.

    • Parabéns, tive uma impressão bem parecida com o que você postou.

      • jef23799Jefferson,
        Você é tão estupido que não sabe que lavagem cerebral não acontece por você deixar ou não, a questão não é essa mas como vc é esse ser provido de tanta inteligência, tão tolerante eu vou te poupar de ter uma conversa inteligente, isso forçaria vc a pensar, não quero fazer isso.
        E outra aceito todas a diferenças, pessoas com deficiência ou opção sexual diferentes da minha não são um problema o que não aceito são discrepâncias como telespectadores de BBB!!!

    • Concordo com vc…

  10. Ah, e se você está se perguntando “O que uma pessoa que não assiste BBB está fazendo nesse blog?”. Simples, eu comecei a ler o texto na página do MUITO TÉDIO no Facebook e achei melhor o texto na integra e direto da fonte.

    • Andréa Martins

      Ou seja, se até o Facebook pra vc está um tédio, falta alguma forma de preencher seu momento de diversão, seja com BBB ou livro (que vc não deve estar lendo, hahahaha). E, pensando em outro réplica, Facebook te acrescenta mto na vida? Aham, senta lá Cláudia…

    • Também li pelo mesmo motivo e porque sempre acho que posso me surpreender.
      Quem lê machado de Assis já mais vai ver uma estupidez dessas.

      Meus comentários acabam por aqui, isso já deu ibope de mais.

      • Mister Colos

        Parei de ler no “já mais”. Machado de Assis esta se remoendo no túmulo.

  11. Cada um com sua opinião. Enquanto uns gostam de dançar e cuidar da sua vida, outros gostam de ver esses programas de entretenimento e criticar quem tá lá dentro.sem conhecê-las. :)
    justo

  12. Quando começei a ler o texto eu estava achando que você era exatamente mais uma pessoa pedante, defendendo o BBB, mais depois continuei lendo e vi que você relata os dois problemas disso, só achei que faltou comentar das pessoas que criticam no facebook o dia todo, e a noite sentam na frente da Tv assistir o programa.
    Acho que se as pessoas perdessem menos tempo se importando umas com as outras o Brasil já seria melhor, indiferente se existe um reality show ou não.

  13. Concordo com a Danila. Fugindo um pouco do assunto “BBB”, é engraçado como a moda “ser cult” (assistir laranja mecânica, ser irônico e sarcástico etc etc) passou tão rápido. Agora a moda é tachar tudo como “pseudo-cult” ou então “intelectualóide”. Longe de mim querer divagar em filosofia ou então sociologia para usar termos difíceis contra o programa BBB. Mas o fato é exatamente o que a Danila falou: as faltas de opções de entretenimento pra esse brasileiro que chega cansado em casa, querendo relaxar, após um dia de trabalho. Nem todo mundo tem acesso a livros, teatro… E não falo só da questão financeira. Existe toda aquela questão da educação, da formação que essas pessoas receberam.
    Não é tão preocupante que pessoas como você, estudante de universidade pública, com acesso a todo tipo de informação, que tem opinião crítica, assistam BBB e gostem. O preocupante mesmo é ver a maioria da população ser conduzida por esse programa. “Alienação” não é só mais um termo pros “pseudo-cults chatos” usarem. Sabemos muito bem que ela existe e que é ela uma das coisas que fazem os protestos contra políticos (que você cita no seu texto), por exemplo, serem fracos.

    • fernanda, adorei seu comentário assim como o de Danila. as pessoas vivem cercadas de futilidades porque a mídia impõe e isso tem um influencia tremenda na vida dessa gente, que , infelizmente se reflete no comportamento.

    • Rick Valério

      Fernanda, Danila e Góris, concordo plenamente com vocês. A maior parte da população, esse respeitável público que sente frente a TV para relaxar após um dia estressante de trabalho, por muitas vezes é bombardeado com “Reality Shows” e pouquissimas opções de entretenimento. O problema é que as próprias emissoras também compartilham dessa idéia, se repararmos nas emissoras de TV aberta, na hora do BBB ou outro “Reality Show” a programação empobrece, dando menos opções de entretenimento. A parte da alienação que Fernanda falou foi ótimo, onde as pessoas muitas vezes se preocupam mais com quem o cara se pegou (detalhe: Com cenas de sexo quase explícito) na casa.ao falar de outras coisas. Não é questão de ser intelectualóide, mas podemos admitir que a falta de alternativas no pós-dia estressante de trabalho, não pode ser uma maneira alienante de zumbificar as pessoas? Qual direito temos de escolher uma programação mais de acordo? NENHUMA! Só quem tem Canais Fechados pagando a parte e nem todos (como eu) temos essas opções. Apesar de que prefiro ler um livro, ficar no msn com os amigos ou vendo um DVD ao ver “Reality Shows”, mas isso, é por que tenho uma “cultura de educação” que me possibilitaram procurar essas opções. Tem pessoas que só tem a opção de relaxar vendo TV, mas enfim… Tudo isso foi só para concordar com vocês três e discordar da autora do texto principal.

    • Fernanda, muito bom seu comentário. Parabéns!

    • Sexo….que se faça sexo…quer coisa melhor pra relaxar? Mais sexo menos TV.

  14. Há diversões melhores e coisas mais nobres com as quais se ocupar a mente. A sua argumentação adhominem foi tão infantil que parece que a sua anticrítica não tem o menor fundamento. “E quem disse que eu assisto BBB pra ficar mais culta? O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram pouquíssimos livros na vida.”. Há entrenimentos muito por deveras cultos, como a leitura, como você disse. O que imagino, quero acreditar, é que as pessoas estavam se referindo a ests divertimentos mais cheios de luz, mais doutos de razão, mais alimento para o cérebro. É como você pegar um excelente filme, como o Senhor dos Anéis, e assistir, ou então ver uma comédia mais refinada, como a do Jô Soares e a do Daniel Gentili (concorrentes fora do horário nobre).

    Com certeza, a pessoa que compara BBB com filantropia está cometendo um absurdo lógico tremendo: Não há como você comparar duas coisas de categorias diferentes. Entretanto, ao fazer isto, a pessoa diminui a filantropia, que, mesmo sendo, para ela, um passatempo superior, não chega nem perto deste lixo abjeto de entretenimento que se chama “big brother”. Sejamos justos então: comparemos o dito programa com outros entrenimentos considerados pelos intelectuais como vis. Por exemplo: uma partida de futebol é mais interessante que BBB, porque há estratégia claramente definida, há a plasticidade dos movimentos usando da bola, há a paixão das torcidas, da psicologia de massa. Big Brother, o que tem? Uma dúzia de playboyzinhos, gente, em geral, do mesmo nível social, algum homossexual, algum metrossexual, um teatro do ridículo, em que gente vazia assiste e se entope com mais filosofia superficial e perigosamente popular. E claro, alguns afrodescendentes da “comunidade” que parecem visar a obtenção da “cota” de programas sociais. O único cara mais ou menos inteligente que saiu de lá, se tornou um agente político e acabou sendo parlamentar. O que é lamentável, porque há gente muito mais capaz perdida por aí, no entanto, o povo dá preferência a quem está em evidência, quem está na mídia.

    Outro ponto, que Bial usa para defender esta pataquada, este teatro dos horrores, é a polêmica. Se o problema é este, as novelas já o fazem e notícias de jornais, principalmente no que concerne à política e algumas generalidades, já o fazem muito bem também. Filmes então são de um extremo rigor para trazer as determinadas ideias e as determinadas hipóteses que nos fazem pensar muito mais do que um mero entretenimento chulo. Diria que são quase uma visão condensada de um livro, um bom livro, se for um bom filme. Com efeito e por exemplo, valho-me de dois títulos: “A Origem” e “O Efeito Borboleta”, que são muito mais aulas sobre o comportamento humano do que alguns textos acadêmicos.

    De modo que se ficassemos decorrendo sobre os mais diversas formas de entretenimento, teríamos de descartá-las todas, exceto pornografia. Porque serve apenas para impulso animalesco do intelecto. Ou seja, a única concorrência formal, que está no mesmo nível de entretenimento, para o mesmo nicho de mercado, é justamente este mercado de venda do corpo, da imagem, nas proporções mais baixas, sórdidas e voltadas ao próprio coito sexual. Não critico pessoas que gostam de Big Brother, mas saibam que seres assim não tem a mínima moral para criticar ou diminuir quem seja afeito a assistir sexo explícito. Porque o escancaramento que ali ocorre é análogo ao da indústria do sexo.

    Com efeito e ainda em tempo: os adolescentes que criticam o BBB de maneira errada estão no caminho correto de tentativa e erro. Pelo menos, eles já têm forte senso crítico os fazendo saber o que é bom e o que não é para eles e merecem mais respeito do que os intelectuais, com diploma – diria Feuerbach, o que é um diploma senão uma mero papel que diz que você sabe alguma coisa e que não tem valor algum se você não fizer jus ao mesmo? – porque estes são apenas prostitutas do sistema, provavelmente se deliciando com as futilidades vãs das meretrizes e gigolôs em evidência e desejando ser um deles.

    • Li a primeira parte, achei de um pedantismo sem tamanho e deu preguiça de ler o resto. Fora que o “muito por deveras cultos” foi FAIL.

      Sobre o texto, concordo demais. Pra tudo tem sua hora: na hora do BBB eu vejo BBB. Antes, depois e em qualquer outro momento que eu tenha vontade eu leio livros, vou a museus e faço o que bem entender. Me deixa! Obrigado.

      Aquele abraço!

      • Tu se sente orgulhoso deste comentário ignorante e vazio? Tendo em vista um comentário tão pomposo e rebuscado realmente é bastante aceitável que o sujeito que se auto-apelida de preguiça levante a asa para pegar um livro na prateleira ou levanta a sua adiposa busanfa da poltrona para ir a um museu. Não deves nem saber o significado da palavra ‘adiposa’, imagine então da palavra ‘pedantismo’. Já que és um leitor tão dedicado busca o dicionário e aprende.

        Au revoir!

    • Até que enfim alguém com um mínimo de discernimento aparece para comentar ISSO! Estou totalmente de acordo contigo. E adiciono:
      Infelizmente já faz muito tempo que nessa latrina chamada Brasil se pratica o culto a ignorância. Uma prática que já é por demais difundida como pode ser visto neste racunho de crítica que a moça “redatora” escreveu. É tão difundida que as pessoas, já bastante cegas devido à exposição excessiva, não sabem mais a diferença entre entretenimento e mediocridade. BBB, tv fama e outras asneiras do gênero são apenas programetes de baixo orçamento feito para alienar pessoas ridículas que se sentem felizes ao ver o quão medíocre e baixo uma outra pessoa pode ser. O nome disso é Política do Pão e do Circo.

      • Sofia Aimée

        Política do Pão e Circo: disse tudo!
        Abraços,

        Sofia Aimée

      • Andréa Martins

        Já ouviu falar em ócio como forma de lazer? Muito difundida a idéia em universidades federais pelo Brasil. Mas vc acha que é mediocridade também né? Quer dizer, sabe o que é certo ou não para cada pessoa que quer ter o SEU momento de relaxamento. Existem pessoas que não se entretem com coisas que outras acham o máximo. Pense um pouco na individualidade antes de falar que o que o outro gosta é medíocre.

    • Excepcional comentário!! Embora eu acredite que quiser gastar seu tempo com essa porcaria de programa está em seu direito, esse texto é excepcional – e concordo em gênero, número e grau!!
      Parabéns, Henrique!

    • A UERJ…
      tristes as coisas que saem de lá. Você tá mais para redatora do TV Fama.

    • Curti muito seu cometário Henrique. Disse tudo! Eu acredito que somente pessoas que não são suficientemente resolvidas incluem no seu programa diário BBB e afins. E uma pessoa resolvida não é somente uma pessoa de atitude, mas uma pessoa madura o suficiente para se bastar! Não digo isso como uma pessoa perfeita, pois nos meus momentos de solidão me entrego a essa programação, mas estou consciente da minha responsabilidade social e me policio para melhorar a qualidade do conteúdo que chega a mim. Abraços.

      • Querida, para de ser hipócrita!!! Primeiro: vc acha realmente q assistir BBB e afins torna uma pessoa “não resolvida”? Só isso já a define assim? É, depois alienado é quem gosta de BBB… Segundo, falar q assiste essa programação nos seus momentos de solidão… Pura hipocrisia!!! Era melhor não ter postado nada… Vc não é melhor do q ninguém, muito menos somente pelo tipo de programa q vc gosta de assistir…

      • Jaime, deixa de ser ridículo e perca um pouquinho de tempo para entender o que eu escrevi. Ah, desculpa, você está ocupado demais vendo TV! Se você não concorda, podia simplesmente ter passado para o próximo comentário ao invés de ser tão estúpido e desrespeitoso. Perdeu a chance!

      • Eu que sou ridículo? Se liga, falo de novo: para de ser hipócrita!!! Eu entendi exatamente o q vc quis dizer: quis dar uma de superior, dando lição de moral, mas argumenta q nos momentos de solidão assiste a esses programas… Se vc assiste ou não, pra mim não importa absolutamente nada. Agora não venha bancar de superior se no fundo até vc confessa q assiste… Mais uma vez: para de ser hipócrita e vai fazer alguma coisa de útil da vida filha!!!

    • Simplesmente fabuloso seu texto!!! Você se formou na UERJ? Pq pra rebater a poderosa aí do texto acima….isso q ela não se acha pedante!!!

    • Primeiramente parabéns pelo seu vasto vocabulário, mas usar uma escrita mais requintada não basta.
      Tive que rir ao ler isso “Sejamos justos então: comparemos o dito programa com outros entrenimentos considerados pelos intelectuais como vis. Por exemplo: uma partida de futebol é mais interessante que BBB, porque há estratégia claramente definida, há a plasticidade dos movimentos usando da bola, há a paixão das torcidas, da psicologia de massa. Big Brother, o que tem? Uma dúzia de playboyzinhos, gente, em geral, do mesmo nível social, algum homossexual, algum metrossexual, um teatro do ridículo, em que gente vazia assiste e se entope com mais filosofia superficial e perigosamente popular.” porque né, uma pessoa que é tão arrogante ao ponto de ela mesma julgar o que é melhor diversão pra qualquer pessoa é digno quase que de pena. Além do mais seu comentário é impregnado dos seus preconceitos para com o programa. Se você acha que futebol é mais interessante, beleza cara, mas não ache que és tão foda assim pra ditar o que é melhor pros outros, tenha a humildade de ter isso apenas para você. E ao contrário do que dizes, pra mim BBB não tem apenas uma estratégia definida mesmo não, cada participante tem uma estratégia (clara ou não) e cabe a cada um dos que acompanham decifrá-las e julgá-las; há a plasticidade dos movimentos não usando uma bola mas usando pessoas e sentimentos, o que não sei para ti mas pra mim é MUITO mais interessante; e acho que nem preciso comentar da paixão das torcidas e do que você refere como “psicologia de massa” que no BBB se vê de forma IDÊNTICA quiçá maior no BBB do que no futebol, porque não temos paixão a um time, uma entidade, mas sim a uma pessoa, e por um motivo muito maior: pelo que ela é, pelo que ela faz ou deixa de fazer, por comportamentos. E gente vazia e filosofia superficial? Por favor, o único vazio que está a tentar aplicar algum tipo de filosofia superficial aqui é você, creio que você necessite mudar um pouco o foco dos seus estudos e ampliar seu grande acervo de conhecimentos para conseguir entender não só o que a “elite cultural” sabe ou consegue explicar, creio que serias muito mais útil à nossa sociedade.

    • Parei de ler aqui: Há diversões melhores e coisas mais nobres com as quais se ocupar a mente.

      Claro que há. Vá atrás delas, uai.

      O resto é mimimi.

  15. Assim, eu não curto BBB, mas é porque eu não tenho paciência pra acompanhar, o mesmo motivo pelo qual deixei de assistir novelas. Concordo com o que você disse, BBB é entretenimento, diversão, deixa quem gosta assistir e daí? E quem disse também que todo livro é cultura? Bruna Surfistinha tá aí pra provar que nem sempre existe essa regra.

  16. Se o Brasil é uma merda por causa do BBB…. antes do programa começar isto aqui era o quê? A Suiça?

    • henaidejames@hotmail.com

      Muito bom seu comentário KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK’.

      Concordo plenamente com o texto!

    • disse tudo…
      como não tinha bbb antes, vão culpar o casseta e planeta, e antes disso a novela dancin’ days!

      todo mundo aponta o dedo pra um culpado, e ninguém faz nada pra resolver

  17. Tudo o que eu sempre pensei e defendi! Cadê o botão de curtir, compartilhar e tudo o mais, hein?

  18. Pra mim BBB é chato porque a baixaria é tosca, no estilo “ai como ela é falsa, armou pra mim”. Eu ADORO baixaria, assim como QUALQUER ser humano, mas eu prefiro as mais pesadas, tipo as de Jersey Shore. E pra quem fala que BBB só faz sucesso no Brasil por causa do povo burro, saibam que o BBB daqui é um dos mais leves do mundo.

  19. EU: — adoro big brother em geral. mas prefiro o britânico… o formato do big brother é instigante…

    PESSOA: — éca! como pode? só débil mental e gentinha assiste!

    EU: — meu mestrado é em filosofia da comunicação, e estou preparando um doutorado em narrativas televisíacas.

    PESSOA: *cri cri cri cri *

    • Legal campeão.

    • é bem por aí mesmo. acham que TODOS que assistem bbb são burros. isso não faz sentido

    • Observador

      “Pelo menos, eles já têm forte senso crítico os fazendo saber o que é bom e o que não é para eles e merecem mais respeito do que os intelectuais, com diploma – diria Feuerbach, o que é um diploma senão uma mero papel que diz que você sabe alguma coisa e que não tem valor algum se você não fizer jus ao mesmo? – porque estes são apenas prostitutas do sistema, provavelmente se deliciando com as futilidades vãs das meretrizes e gigolôs em evidência e desejando ser um deles.”

      Usando as palavras de Henrique que se encaixam muito bem nessa situação hahahaha…

    • E pelo jeito vc nao aprendeu nada.

    • hahaha parabens champs

  20. Fico com medo desse tipo de texto circulando na rede.
    Uma redatora, ligada a uma Universidade de jornalismo (imagino eu) deveria estar utilizando a web para mostrar aos desavisados o quanto esse tipo de “entretenimento” nos deixa burros e possibilita que cada vez menos as pessoas tenham capacidade de pensar sobre o país em que elas vivem. Assim, tornam a população um alvo fácil, complacente e resignado.
    Apoiar esse tipo de “entretenimento” na TV é no mínimo falta de visão ou conhecimento mínimo do que acontece nessa porcaria que é a TV brasileira. Que permite Michéis Telós surgirem em massa a cada ano. Nos dizendo que a cultura do nosso povo é balada, é safada, é malandra; e que tudo está bom desde que tenha uma bunda enorme balançando na minha frente.
    Vou fazer uma comparação tão “escrota” quanto a que tu citas no texto: se, de alguma forma, tu ganhas dinheiro com esse site, tu está explorando a burrice que tu pregas. Assim como as pessoas eleitas pelo povo emburrecido pela TV.

    • Lucas Feliz

      Concordo plenamente, é um absurdo em pleno mundo que vivemos nos entretermos com a vida alheia uma vez que tanto criticamos quando o outro invade nosso quintal, acho que o fato é este mesmo, não é cultural mas é ridículo, gastarmos nosso tempo com entretenimento inútil, esse é o veiculo justamente utilizado pelos poucos para manipular as massas, deixa os pobres de CULTURA e de BOM SENSO assistindo BBB enquanto eu faço uso dos recursos que os mesmo enviam para nossos cofres, façam me o favor, é repugnante ouvir de alguém que isso é bom, da mesma forma como a revista época divulgou que Michel Telo transmite todos os valores culturais da nossa nação, é uma pena que o ser humano ainda tenha esse tipo de comportamento.

      • a.monteiro

        Acho que esses dois posts mais reforçam o que ela disse do que o contrário. Sempre exagerando no tom pra tentar justificar um argumento que é mais baseado em gosto pessoal do que qualquer outra coisa. Isso acontece com qualquer produto que atinge uma grande popularidade, seja BBB ou o Teló (que se bobear não passa de um one hit wonder), já vi os mesmos argumentos com coisas tipo livros de Harry Potter ou o filme Titanic:

        Primeiro que o Big Brother é um produto estrangeiro (europeu!), a Globo comprou e segue o formato, inclusive manteve o nome, programas ruins não são exclusividade da tv brasileira e nem uma consequência da nossa “falta de cultura”. Segundo que as pessoas fazem o que querem com seu tempo, não se pode generalizar quem assiste como sendo gente burra pois ele é visto por todo tipo de pessoas como dito pela redatora acima. Aliás, ignorante pra mim é quem perde tempo vigiando o que os outros fazem com sua vida, criticando quem assiste Big Brother, ou ouve Teló, ou qualquer outra coisa de que não gosta.

        Não gosta, não assiste, mas não transforme isso numa cruzada pra justificar, você só está sendo um chato.

    • Em certa parte até concordo com voce, pois uma redatora dando apoio para um programa como esse com um tipo de entreterimento que as pessoas assistem para relaxar mas que ao mesmo tempo te aliena e te desvia os olhos apenas para o que querem que vejam é uma falta de capacidade, e não está fazendo jus ao certificado que recebeu em sua faculdade.
      Mas descordo plenamente quando voce diz que a TV brasileira é uma porcaria, fala do Michel Teló, baladas e as pessoas.. Saiba que todas essas coisas existem em todos os países e não é vergonha nenhuma para o Brasil ter sucussos de duplas sertanejas ou pagodes pois é um grande ponto positivo que existe no país que em outros não tem. E quando fala de baladas e ”mulheres safadas e bundas” saiba que isso todos os país tem, só que como o Brasil tem um fator forte com o carnaval e suas praias não podia ser diferente não é mesmo?
      Mais também é assim, cada pessoa tem uma opinião, somos colocados nesse mundo para tentar melhora-lo como acharmos que é o melhor para ele, a única coisa ruim é que cada um pensa de um jeito e por isso que o país nunca muda, fica sempre o mesmo.

    • Você foi ao ponto nevralgico! Para defender um programa, uma dita jornalista, consegue se mais preconceituosa, tendenciosa e antietica quanto o programa que elogia com tanto afinco. É mesmo uma tristeza!!!

  21. Ludovico Muniz Lima

    hum….

  22. Meu Deus, quanto moralismo… não querem assistir, ler o blog, e coisas do tipo? Cliquem lá em cima do botão “X”.

    Pra mim o pior são os que se doem com um texto desse, tentando argumentar. Nota-se um incômodo mais do que o normal. Se não gostam, ignorem e vão ler seus livros, ver suas peças, seus filmes no cinema . Deixa quem gosta de assistir, aaffff…

    • Ninguém aqui está falando para as pessoas não assistirem esse programa, por mais que achemos que seja uma porcaria para a cabeça da população. Mas como foi feito o texto em um blog onde existem a parte dos comentarios, temos os direito de expormos as nossas opinioes do mesmo jeito que a redatora fez não é?! Se voce quer assistir, assista. Se voce quer comentar aqui, comente. Se voce que discutir um assunto com pessoas dispostas a ouvir e aceitar sua opiniao, discuta. Faça o que voce achar melhor, ninguem aqui ta falando para voce fazer ou deixar de fazer algo. Pense antes de comentar alguma coisa!

      • Querido (a) D,

        Obviamente que eu sei do direito de cada um, mas expressei a forma que fico impressionada como os outros não toleram quem gosta de assistir o programa. Incômodo geral mesmo, se não gosta, ignore o programa, ignore o blog. É uma pena para essas pessoas, que acham que vão mudar o gosto alheio através de um comentário. Em nenhum momento eu disse que quem gosta é alienado ou quem não gosta é pedante ou qualquer coisa do tipo.
        As pessoas são intolerantes demais em relação ao gosto dos outros, simples assim. Essa é a minha opinião e ponto final. Se vc não gosta de assistir diga que não gosta e pronto. O mais paradoxal disso tudo é vc mandar eu pensar antes de comentar alguma coisa – o mesmo falo para você!

  23. Ótimo texto, Natália, parabéns! Penso como você, independente de gosto, cada um tem o direito de gostar do que quiser! Beijos.

  24. Também fiz um texto a respeito da campanha: facebook sem BBB.

    O BBB12 ainda nem começou e já está recebendo as mais variadas críticas. Não vou dizer que discordo de todas as coisas que falam e nem que o programa é o mais educativo da TV brasileira. Também não tiro o direito das pessoas de não gostarem do programa. Mas peço que ninguém tire o meu direito de gostar. Não gosta? Desligue a TV, saia do facebook, não comente sobre, até critique! Mas entenda: no meu facebook, eu tenho direito de postar sobre os meus interesses; se não te agrada, não leia minhas publicações, simples assim. Se eu for implicar com tudo que postam que não me agrada, além de me irritar à toa, vou estar tirando o direito das pessoas de gostarem do que quiserem! Enquanto nenhum post me ofender, não tenho o menor motivo pra fazer campanha contra qualquer assunto. Independente se gosta ou não do BBB (eu mesma não gosto às vezes), espero que entenda que o meu objetivo não é endeusar o programa, mas sim defender a liberdade de gostos no facebook…

    • e olha, nósq ñ gostamos q somos pedantes. vamos às citações:
      “Não gosta? Desligue a TV, saia do facebook…”

      meu D-E-U-S.

      volto a dizer. o problema de kem ve BBB é a alienação.
      só ker falar nisso e achaq todos são obrigados a falar/ouvir sobre tal programa.

      é a mesma coisa: ñ vou no casamento da minha prima pq ñ vou com muito com a cara dela.
      mas vem um outro primo ou tio de lá e me conta a cerimonia toda ¬¬ porra, se eu ñ fui, ñ vem me contar.

      e vc’s BBB maniacs, falam, falam, falam, entopem timelines inteiras e ñ kerem ser alvo criticas?

      me mire e me erre

    • assim como vc defende a liberdade de gostos no facebook eu defendo a liberdade de não gostar dessa porcaria no facebook, se não gosta das pessoas criticando o seu programa, cancele a assinatura delas, saia do facebook. O mesmo direito que vc tem de gostar eu tenho de não gostar, logo nao venha com esse papo de “saia do facebook” ou “desligue a Televisão”. Eu assito televisão sim mas detesto o BBB sim e criticarei sim, assim como não gosto de várias outras coisas e não sou obrigado a aceitar e tenho o direito de criticar e quem não quiser ouvir, paciência.

  25. Falou tudooo @nataliporra adoro e assisto o BBB pra me divertir e principalmente por que amo observar o comportamento humano. Assisto pra me divertir assim como leio um livro, ou vou ao cinema. Se tudo que você for fazer a intenção for cultural amigo o Brasil seria um seleiro de Frida Kahlo. (quem não sabe procura no “guru”vulgo google) BBB é pra se divertir quer cultura assista Woody Allen se conseguirem decifrar a real intenção do cineastra.

    • Nooooossaaaaaa!!! Pra quem fala em Frida Kahlo, escreve “CINEASTRA”?
      JESUUUUSSS!!!
      É o q meu marido sempre diz: quer falar rebuscado,falar q tem cultura… e acaba assim na merda.Putz!!! CINEASTRA FOI FOOOOODDAAA

    • Para ver o comportamento Humano vá à rua, não veja algo pré programado

    • Se vc ama observar o comportamento humano não assita o BBB pq aquilo é tumo montado. Observe a sua família ou qualquer outra coisa, pq BBB não é comprtamento humano, pelo menos não o mesmo tipo de humano que eu sou. Não que eu seja “superior” pois isso não existe, mas sou muito diferente daquilo assim como a maioria das pessoas devem ser.

  26. Erick Fernando Laiso

    Acho que esse programa é coisa de gente alienada
    Ninguem ta pouco se lixando pro programa, querem ver e barraco, o que tem de legal nisso
    Colocar varias pessoas trancadas em uma casa e assistir elas se agredirem, que tosco.

    Primeiramente, todo mundo sabe que é programado, a globo faz ganhar quem ela quer, burro, digo mesmo burro é quem acredita que é tudo simples acaso.

    Pq você acha que eles não chamam mais pessoas pobres para participar? pq quando eles participavam eles ganhavam, a globo não gostou disso então parou. é tudo tão mas tão obvio que é até ridículo acreditar.

    Sei que milhões de pessoas vão falar bosta do meu comentários, mas encarar a realidade realmente é difícil ;)

    • posso te dar um premio?

      ‘eles’ vivem num mundo paralelo tipo:

      uso drogas mas ñ sou viciado, paro qndo kiser.
      mas ta na pior, se deteriorando com a droga.

      alienados vivem assim.

      restarter’s, NX0 fans e BBB maniacs ñ enxergam q tão presos no mundinho q a tv os ker, e akbando com o mente de vc’s ¬¬

      boring, to dormindo pra autora

  27. ALIENAÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    É ISSO QUE A MIDIA QUER QUE VOCES PENSAM, QUE BBB É DIVERSÃO.BBB É UMA MERDA DISPERSÃO DO QUE REALMENTE IMPORTA….PQ EU VO QUERE SABE QUEM COMEU QUEM NAQUELA CASA ESCROTA..QUEM É MAIS RICO, OU QUEM É MAIS POBRE, FOFOCA, INTRIGA, ALIENAÇÃO, CORRUPÇÃO DA MENTE.. ISSO É BBB E EU NÃO SOU UMA PESSOA CULTA E NEM FICA PREGANDO ISSO AGORA ASSISTIR BBB VAI PRA PQP NINGUEM REALMENTE MERECE ISSO.
    SE TODA ESSA GENTE QUE CURTE BBB DE MERDA SAISSE NA RUA GRITAR E LUTAR QUEM SABE O NOSSO PAIS NAO ESTARIA ASSIM!

    GENTE ALIENADA PELA REDE GLOBO, RECORD, BANDA PELA MIDIA !
    ¬¬

  28. A melhor forma de doutrinar um povo é a mídia, conforme seu tempo. Assim fica a vontade de cada um acreditar no que quiser. Se acredita é o que lhe convém. Não critico quem assiste, mas se pedem minha opinião ou atinge meu ponto de vista, eu digo que é um lixo mesmo. Fora isso, sou de boa.

  29. O Henrique Noale sintetizou bem a minha opinião quanto ao assunto, qualquer coisa que eu dissesse aqui seria repetição.

    Ah sim, e quanto a um comentário seu:

    ” Ah se esse povo investisse tempo protestando contra os políticos e prefeitos coronelistas que tiram tudo de gente que não tem nada… Mas estão ocupados demais votando no Tiririca como “protesto” e criticando o BBB na internet.”

    Pois é, será que eles estão ocupados demais criticando o BBB ou assistindo o mesmo?
    Acho que mesmo programas de “entretenimento” deveriam ter pelo menos algum valor socio-intelectual (a exemplo dos “bons filmes” já citados por aqui). Programas como o BBB podem ser bem inofensivos quando o telespectador é dotado de senso crítico, porem o perigo está em seu potencial para alienação de massas, massas que são mantidas em estado de “suspensão” por meio desses anestésicos que são os reality shows (e outras formas de entretenimento “vazio”). Se você sabe que o BBB é entretenimento puro e que não vai promover reflexão nenhuma que lhe valha, beleza. Agora, evite a ingenuidade de achar que todos que assistem BBB tem a mesma capacidade de discernimento, e portanto concluir que o “entretenimento pelo entretenimento” é saudável.

    • Pelo que eu entendi, a autora fez uma comparação de ação comum: assim como quem assiste, os que não assistem não fazem nada para protestar contra os políticos.

      A julgar pelo seu ponto de vista sobre a opinião particular e o processamento de informações de forma diferente pelos telespectadores, teríamos que concordar que alguém poderia se tornar assassino assistindo a um filme de ação, sem levar em conta que isso faz parte de uma patologia mental ou condição extremamente hostil do ambiente em que é submetido.

      Alienação mental faz parte de um dos efeitos da lavagem cerebral, algo que é imposto sem a gratificação do entretenimento, e sem nenhum tipo de manifestação ou comunicação livres e espontâneas entre as partes.

      A reflexão no popular, o estado de refletir e combinar informações para gerar mais informação e opiniões, pode acontecer epifanicamente, observando uma formiga ou lendo um estudo médico.

      Não, a gente não vira morto-vivo vendo qualquer tipo de coisa na TV.

  30. natalha deixa eu apertar o seu bbb

  31. Porra já fui assim e já ouvi muito isso, vc tem razão, cara tem um montão de gente que assiste Discovery Channel e nem por isso é ínteligente.. assisti pelas imagens que são ótimas a titulo de curiosidade. Pronto Falei Valeu. @evandro236339

  32. Essa argumentação sua poderia defender qualquer coisa ruim, como as músicas de Tiririca, o programa Zorra Total…Se é pra nivelar por baixo, vamos dizer logo que tudo é bom e tudo é entretenimento e nos tornas acéfalos.

  33. Perfeito esse post!

  34. Gato Branco

    Eu não tenho nada contra quem assiste bbb, mas acredito que este tipo de programa só ajuda a propagar o jeitinho brasileiro de ser, safado, pensando em bunda, homem fortão, só pensar em festa. Tem programas que na TV que tem muito mais conteúdo como conexão repórter do SBT, tem até o da globo o profissão repórter que admiro muito, e costuma passar geralmente no horário que irá passar o bbb.

  35. Li e aprovo totalmente a sua crítica. Sou Cientista Social e de vez em qdo assito ao BBB, nunca me faltou cultura, nem educação, nem assuntos diversos por causa disso. Não me tornei um viciado em BBB, mas as vezes assisto pra rir, sentir vergonha alheia e ter o que comentar dpois. Não vejo problema algum nisso, mas tb não faço propaganda do programa…e nem discrimino quem gosta! É isso q todos deveriam fazer.

  36. Realmente a amiga está cera. O BBB é simplesmente entretenimento, folga e diversão. Ver quem quer.
    Eu me descontraio vendo futebol e um bom filme. BBB acho muito chato, não tenho paciência para ver. Mas tem pessoas que acham futebol chato, e eu já gosto.

  37. e os que não veem bbb mas sabem tudo do brasileirão

  38. Victor Gehren

    Classe “c” é foda msm neh, so penssa em barracos e baixarias, e o pir que as emissoras de televisão estão apoiando isso AFF fala serio em.
    pq vcs n vão ler um bom livro ou até mesmo assistir a uma boa novela, um bom filme ao invéz de ficar assistindo essa apelação global onde neguinho so sabe comer, durmir e brigar, e os otários debeomentais na frente da tv assistindo essa putaria.
    vão procurar oq fazer!!

    • Ana Carolina

      Nossa, vai procurar escrever certo primeiro ao “invez” de ficar criticando quem assiste Big Brother, amigo.
      Acho que quem está precisando ler um pouquinho aqui é você, viu?

    • Hummmm falo classe A, fodão

  39. Orbit Revel

    Pessoas ignorantes: elas estão em toda parte. Tanto as que fazem comentários tais como os que você citou em seu texto, como os SEUS comentários de julgamento. Aliás, com todo respeito, seu texto é o reflexo da má qualidade dos cursos de comunicação que as universidades brasileiras estão a oferecer. Estude um pouco mais de neurociência (já ouviu falar em neuromarketing?) sociologia, antropologia (para você aprender o significado da palavra “cultura”, que a UFRJ parece não ter te ensinado) e claro, história da televisão brasileira. Depois disso, sem dúvida, você entenderá que toda essa revolta nas redes sociais vão além dos seus julgamentos (e muito além do BBB).

    Obs.: Minha intenção aqui é apenas estimular a reflexão das pessoas sobre suas próprias palavras ANTES de criticar a opinião dos outros.

    “Não acredite no que eu digo, pois é a minha experiência e não a sua. Experimente, indague e busque.”
    Osho Rajneesh

    • Impecável,Orbit!!! Vc falou aí o q eu já suspeitava… A inconsistente “qualidade” dos cursos de graduação oferecidos no Brasil. Eis aí um exemplo….

  40. Ceura Quadros

    Liberdade é a palavra que pensei ao ler o texto e todos os comentários. Se existe o programa, existe quem gosta. Cultura todos têm. Existe uma cultura expressa no programa também. Não é o que considero bom pra minha vida, mas assisto para rir e ver o que o povo gosta. Alienada me senti quando não assisti porque todo mundo assiste!!! Sabem tudo do programa e nunca viram? Questionar a televisão e tudo o que nela aparece, escolher o que assistir, ficar sem televisão para aproveitar coisas melhores; isso tudo já fiz e faço. Adoro ler, não gosto de baixaria, vulgaridade, pobreza cultural, tenho valores, muita criticidade, mas respeito todos os tipos de cultura e acredito na LIBERDADE de escolha. Vou assistir. Eu posso!!! Tenho opinião própria e não admito que me digam o que devo ou não fazer. Isso é coisa de ALIENADO. Além disso ver “coisas” bem diferentes da nossa realidade, é divertido. Quanto ao fato de estar tudo programado, decidido, é claro!!! Mas meu objetivo não é acreditar no programa, é ver do que é capaz o ser humano, observar comportamentos e me divertir. Cada um sabe de si. No Brasil e na televisão têm muitas coisas erradas. Não vou postar comentários sobre o programa no facebook para respeitar quem não respeita os outros e acha que só suas escolhas servem e também porque tenho outras coisas para socializar.

  41. ISRAEL LINS

    Compartilhei no FB ! Perfeito o texto …

  42. Como tem gente chata nesses comentários, pelo amor.

    Mas esperar o que de pessoas que comentam em um blog de HUMOR sobre o BBB como se estivessem fazendo uma dissertação para faculdade de sociologia?

    Tentativa ridicula e patética de querer parecer superior.

    • Todos tem o direito de expressar opinião. Assim como a autora do post teve. Os BBB maníacos só estão achando ruim porque as pessoas que são contra o BBB estão com argumentos firmes e consistentes, e vocês só conseguem responder “quem gosta assiste, quem não gosta fica quieto.”
      Vida de Gado né… Ir andando com o rebanho manipulado…

  43. Pior quem comenta no mesmo blog, e critica aos demais que comentaram, esse ai de cima.

    Ridículo, BBB realmente é um programa lixo, se for contar quantos programas idiotas existem na televisão ninguém assistiria, e ainda sim gostam, cabe a escolha de cada cabeça de vento escolher qual programa gosta de assistir, foda-se bbb, inclusive a globo, emissora manipuladora.

  44. Cícero Filho

    O BBB é futil independente de críticas. Esse negócio de dizer que o povo fica dando de inteligente e tal pra criticar o BBB é pura futilidade da dona do Blog que também deve ter muita minhoca na cabeça. Com certeza tem muito interesse em siliconados e musculosos falsos que fazem e falam merda na TV, ocupando um espaço que deveria ser de algo que realmente tivesse utilidade. Acha que essa merda não influencia a cabeça da molecada? Tu acha que as piriguetes nasceram influenciadas pelo Jornal Nacional, pelo Discovery Channel ou por essas merdas tipo o BBB? São pessoas conscientes como você que fodem mais ainda com a cabeça do brasileiro. Você faz parte da mídia e e uma função midiática segurar a atenção do povo a qualquer custo. Isso inclui todo e qualquer tipo de futilidade. E eu não me acho o fodão, não me acho o inteligentão. Só gostaria de sair um dia na rua e não ver um monte de menininhas de 13 anos de idade seminuas, drogadas, copiando exatamente o que esses atores temporários fazem em nossas casas via Rede Globo.

  45. Xara (nat)

    tambem tem aquela…. Big Brother não é um reality show só brasileiro né, tem desde lá na africa até sl, EUA e Europa… falar que o Brasil não vai ra frente é totalmente sem sentido

  46. Não consigo me divertir vendo BBB, simplesmente serve pra ficar esperando começar o programa seguinte.

  47. Antônio Fabrizzio

    Deixa eu entender: você é redatora, pertence a uma das melhores universidades do Rio e escreve pérolas como “a época em que a gente não pode de falar de BBB” e “as pessoas têm uma mania de tentar se colocar superior às outras”??!!! Só pode ser efito do BBB…

    (Huahuahuahuahuahua!)

  48. Não assisto esse programa..mas pq prefiro sair, assistir um filme, sei la..qualquer coisa!tanta coisa boa pra se fazer..pq ficar em casa assistindo um programa que ao que tudo indica é feito o seu roteiro..quem briga com quem, quem faz isso e aquilo..enfim!prefiro futebol.

  49. BBB é uma droga, eu me nego a ver… prefiro muito mais sair com os amigos, sim me adiciona muito mais na minha vida! Que texto imbecil esse, sério nunca li uma bobagem tão grande!

  50. Peter Parker

    Q merda de artigo. vc deve ser uma garota mimadinha que adora ser fútil.

  51. Simplesmente incrível a forma que você expressou seu desprazer com o ocorrido.
    Me fez seguir seu blog.

    Abraços.

    • Cícero Filho

      Bicho(a), pela sua cara você é um seguidor de modinhas e em relação ao BBB, você é apenas uma retórica.

  52. nossa, tirou as palavras da minha boca!
    se bbb é falta de cultura, podemos dizer que boooooa parte da tv também é!
    mania de criticar tudo que é popular e faz sucesso!
    entretenimento, e só. cada um se diverte da forma que achar melhor!

    ps: e quem vem aqui criticar o texto, acho que deveria estar lendo um livro ou coisa do tipo.. ou será que acham blog de humor cult? hahaha

  53. Concordo com tudo, reclamar e criticar é muito fácil ! Antes de apontar o dedo e por defeito em tudo as pessoas deveriam se repensar,e tentar resolver seus próprios problemas e defeitos,manias,etc, para depois tentar resolver os problemas exteriores. Não sou o maior fan de BBB, mas se eu não gosto, eu não assisto pronto! Não fico por ai enchendo o saco de quem assiste! E isso que penso, valeu,td de bom!

  54. catoalberico

    É lixo mesmo, oras. A humanidade é um lixo, afinal de contas.

  55. Noir disse tudo.

    “evite a ingenuidade de achar que todos que assistem BBB tem a mesma capacidade de discernimento, e portanto concluir que o “entretenimento pelo entretenimento” é saudável.”

  56. Programa manipulado, ediçao manipulada, público manipulado. O programa retrata exclusivamente o que Darth Boni quer, e nada mais. As pecuinhas e barracos sao conduzidos!!

  57. josevalterjr

    Seu ponto de vista é realmente bem interessante e concordo plenamente com o que você disse. Mas uma questão que deve ser levantada é a hipervalorização que se dá ao programa, colocando-o como um laboratório pscinalítico capaz de elucidar todos comportamentos humanos. Se o programa fosse divulgado como você citou no texto, apenas como uma ferramenta de entretedimento, de fato não teria nenhum crítica (da minha parte), porém essa maquiagem feita em volta do BBB é que me incomoda. ENfim…Parabéns pelo texto.
    Meus cumprimentos

    José Valter Jr.

  58. Engraçado que você começou o texto mal…pois direciona o texto a quem comenta o programa com o título de programa cultural. BBB não é cultura, como você mesmo disse, é entretenimento. A crítica ao BBB se dá porque ele é um programa de entretenimento ruim, simples assim.

    • Não existe lógica científica pra caracterizar de forma permanente e universal uma obra de entretenimento ruim. Muitos filmes do Charlin Chaplin foram considerados ruins pela crítica. Qualquer pessoa culta sabe disso.

      Você não pode dizer “ruim, simples assim” e ponto final, como se sua palavra fosse ordem de lei.

  59. Bianca Joaquim

    Falou tudo! É tanta coisa absurda, ofensiva e pedante que as pessoas falam sobre quem assiste BBB, eu fico indignada. Não basta um “não gosto desse programa”, tem que ser “não gosto e sou melhor que você, que é analfabeto porque assiste BBB”.
    Quando foi que odiar tudo ao extremo se tornou mais legal do que ficar na sua curtindo o que você realmente gosta? Por que as pessoas precisam diminuir as outras para validar suas opiniões?

  60. É verdade que são uns chatos aqueles que querem balançar a opinião deles na frente da maior quantidade possível de pessoas, sejam contra ou a favor de algo, mas mostrar apenas sem pretensão da outra pessoas se afeiçoar não deve fazer mal, então lá vai: bbb é chato pra carai, e daí vem o motivo para não assistir e por consequência não gostar de conversar sobre isto que eu nada sei.

  61. Engraçado o comentário da pessoa que se identificou apenas como a.monteiro, tão engraçado que mesmo quando queria parar de ler essa COISA me senti impelido a ler mais um pouquinho. Pena que não consegui responder diretamente ao comentário dessa pessoa mas aí vai mesmo assim.
    Eis o que a criatura falou logo no fim:
    “ignorante pra mim é quem perde tempo vigiando o que os outros fazem com sua vida”
    Minha resposta para algo tão insignificante é:
    Bom que os próprios telespectadores do BBB já sabem o quão ignorantes são. Afinal, o ato de assistir ao BBB é justamente ‘perder tempo vigiando o que outros fazem com a vida’.

    Au revoir.

  62. Cícero Filho

    Se a galera que postou em favor do BBB ainda tiver a mesma opinião daqui a 5 anos é porque é estúpido ou porque parou de estudar. Duvido que alguém que evolua tenha a mesma idéia. A cabeça da maioria aqui vai mudar e eu tenho certeza absoluta disso.

  63. Flávio de Holanda

    Esse foi um dos textos mais comédias que eu ja vi, e olha, ela é redatora ainda. Começando pelo ”sou bom demais pra ver essa porcaria que não é cultura” sinceramente não é o caso de ser “bom demais”. É o caso de termos uma mídia totalmente focada nisso. “Já pensou se todo mundo pensasse assim?” As comparações que ela usou como praia e dança trazem muitas vezes outros aspectos como amor, paz, tranquilidade sem encher os bolsos daqueles que já os tem cheios, e muitas vezes essas outras situações citadas, nos enriquecem culturalmente sim. “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ” (EU, ELA ESTUDA NA UERJ). “As pessoas têm uma mania muito escrota de tentar se colocar superior às outras, como se isso as fizessem melhores” – ai acho que ela que se colocou como inferior, não me julgo superior a ninguém, simplesmente acho BBB escroto. Quanto a comparações com filantropia como ela citou, ai sim, ela tem razão. Alias comparações de BBB com qualquer coisa sem ser reality shows naturalmente vão sair da casinha. E no fim, ela afirma: “Mas estão ocupados demais votando no Tiririca como “protesto” e criticando o BBB na internet.” WTF saiu da casinha com essa do Tiririca, manja muito de jornalisma a srta. redatora da UERJ! Por fim gostaria de dizer que eu não espero nada do BBB. Espero é das pessoas que estão a minha volta e queiram permanecer.

    • Ninguém está tentando se colocar superior a ninguém. Não tenho faculdade e nem trabalho numa multinacional, mas não significa que eu seja burro e não me senti diminuído pelo que ela disse. A autora do post está apenas tentando dizer que BBB não é coisa de gente sem instrução.

      Olha, minha opinião e sem querer julgar, mas tem que ser muito burro pra entender algo diferente disso.

  64. Flávio de Holanda

    apenas uma correção: “UI ELA ESTUDA NA UERJ” :D

  65. Na legal.Quem foi o louco que te deu esse emprego?

  66. E o pão e circo? Acho válido seu ponto de vista e até concordo de certa maneira, mas temos que combinar que o jornalismo ofertado ao povo é altamente manipulado. A verdade é que ocorre um jogo de interesses e o povo muitas vezes é enganado. Ou seja, o que indigna alguns “intelectuais”, com certeza, não é o fato de o povo assistir BBB e sim a alienação e a estagnação em que a grande parte da população se encontra,
    ” querem que vc fique olhando sentado, pois não querem te ver lutando bem informado”.

  67. só espero que você não siga o caminho da educação…
    redatora?Uerj?…escrevendo ´ prá` ???Olha,todo o texto,mas o seu último paragrafo em especial nos remete ao que você mesma citou:vergonha alheia. E o pior,membro de uma Universidade pública que teoricamente é formadora de pensadores,criticos…. Sinceramente,está explicado porque você defende a cultura BBB como forma de diversão,relaxar após dia de trabalho….é só isso:vida alheia,manipulação,etc…Colega,seu ponto de vista é seu ponto de vista e é só seu.Mas,espero que,se você com toda essa capacidade nas mãos:redatora,Uerj,não se preocupa com questões mais valoras para o crescimento próprio,de cidadania e de seu país,eu espero que pelo menos a sua vida esteja as mil maravilhas antes,durante e pós BBB. Ps:sua assinatura é um ´ ĺuxo´ …

  68. Ana Carolina

    Cara, eu concordo com você. Eu odeio BBB, mas não falo absolutamente nada pra quem gosta. Cada um com seu gosto e cada um faz o que quer com o seu tempo. Eu prefiro assistir seriados americanos, você prefere ver BBB, a fulana prefere limpar a casa e o fulano prefere ver futebol europeu. BELEZA. Só que a partir do momento que eu fico falando o dia inteiro no twitter/face/msn/vida sobre how I met your mother, a partir do momento que fulano fica o dia inteiro, da mesma forma, falando sobre o BBB, sobre produtos de limpezas e sobre times europeus, FICA UM SACO. Só isso q eu acho.

    • concordo plenamente!
      eu gosto de bbb, você odeia, mas a gente concorda em todo o resto.
      o pessoal aqui prefere brigar, ficar se atacando. isso estraga muito mais o ser humano do que assistir tv…

    • bjos pra vc, te amo! q opinião linda.
      eles ñ entendem q lotar nossas timelines, ouvidos e profiles sobre BBB é inconveniente. é daí q osq ñ assistem nem gostam do programa, começam a taxa-los de chatos e alienados.
      eu falo mesmo, são chatos, vazios e alienados. entretenimento? sei..

  69. Esse é o seu ponto de vista minha cara. Para entreter um programa não precisa ser um lixo como esse ou então como o esquenta (ou isquenta, sei lá). Deve ser muito legal a reação de um artista que teve dificuldades para obter sucesso saber que vai contracenar com um BBB. Não se trata de ser pedante, mas sim de cobrar qualidade de uma das responsáveis por parte da educação,modismo e até forma de pensar de um povo, pois nós temos discernimento, mas e quem não tem???? Parabéns pelo seu grau de instrução, um pouquinho de humildade não faria mal.Você poderia respeitar a opinião de quem não gosta, pois pelo menos quem não gosta está criticando o programa e não classificando quem gosta com inúmeros adjetivos. Afinal gosta quem quer, e não gosta quem quer também, ou não??? Quem se acha foda????????

  70. Esqueci de dizer uma coisa: Eu tenho orgulho de nunca ter visto uma única vez sequer esse programinha escroto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  71. entendo sua posição pelo assunto mas ainda sim critico o BBB, a ideia de ver o confinamento alheio poderia ser mais bem explorada pela globo, mas se você perceber bem os brothers ali dentro estão proibidos de conversar sobre diversos assuntos, o que torna o programa fútil ao extremo, sei q ninguém quer ver BBB para ficar mais inteligente, o duro é ter chegar a conclusao q depois de varias temporadas parece q ninguém ali fala coisa com coisa, o imperialismo da globo atrapalha toda sua programação, desde o jornalismo que é feito de forma parcial, até programas de humor que são praticamente censurados pelo politicamente correto, e o BBB não foge disso, no final das contas são varias pessoas confinadas fazendo NADA o dia inteiro e o pior, elas nem podem falar tudo o que vem na cabeça, sem contar o modo como são escolhidos os brothers né?

    concorda comigo em algum lugar disso tudo que falei? respeito sua opinião mas continuo com a minha de que o programa e a globo também são uma perda de tempo, não é preciso querer ou não assistir algo culto para ter algo, digamos, justo

  72. huashuahsuahsuhasuhasuha que merda esse post… BBB foi feito para a massa disforme da população, que não tem opinião, nem senso crítico. Quer entretenimento de qualidade, vai num show, teatro… Esse tipo de programa ´não tem outro objetivo a não ser encher os bolsos da emissora, e manipular a grande massa, objetivo que tem se realizado, graças a pessoas como você :)

  73. Quem é essa Juliana???????????? é tão medíocre quanto o programa. Por favor deixe de ser uma fã com problemas mentais e vai estudar garota. Só fala m…

  74. O tipo de pessoa que vota no tiririca é o mesmo que assiste BBB… Redatora da UFRJ…. Eu com apenas o Ensino Médio no interior de São Paulo tenho mais bom senso do que você… Mas a vida é isso, os menos críticos, menos informados, ou seja, Alienados, vão sempre assistir BBB e votar no tiririca. O que está acontecendo nas redes sociais em relação a vários assuntos, é a formação de uma grande “antítese”. Várias opiniões (não aceitas pela massa) que não eram expostas antes, pois não teriam espaço em meio a grande futilidade manipuladora da mídia, estão sendo expostas nas redes, a respeito de religião, futilidade e cultura. E essa antítese, é o que vai mudar a consciência de um povo. Espero que isso aconteça.

  75. Vai esperar o quê?

    O que se pode esperar de um povo que elegeu o PT para o posto político mais alto do país? Por três vezes ainda. É óbvio que BBB era de se esperar que fosse sucesso.

    Povo alienado tem o que merece na TV. Já eu, graças a Deus, prefiro ler um belo livro do que ligar a TV na globo. Cancelei mês passado a globo.com ( a qual era obrigado a assinar, pois usava speedy ) e antes de cancelar a atendente me ofereceu um pacote completo de BBB por R$ 3,90 por mês. Eu rí até não poder mais.

    Só é triste ver um jornalista que cobriu e fez matérias importantes para a história jornalística do país se vender e passar a apresentador de um jogo de personagens criados e conduzidos pela emissora.

    Triste esse país, triste.

    • Se você realmente fosse inteligente e lesse muitos livros, saberia que o certo é ‘prefiro ler um belo livro A ligar a TV na globo’, e não prefiro isso “do que” aquilo. Aprenda a escrever antes de questionar a inteligência dos outros.

    • Eu não acho triste, não. Eu deixaria de ser webdesigner rapidinho se eu ganhasse o mesmo que o Bial. Você não?

  76. Parabéns!!! Você é ótima!!! Uma idiota completa! Não vou escrever muito porque simplesmente você não vale a pena. Bom Big Brother.
    PS: Sua universidade é maravilhosa rsrsrs

  77. Por conta do meu gosto pelo BBB me tornei muito fã deste site. os comentarios sobre o programa sao muito pertinentes, como deste texto acima da Natalia. Tudo na vida vc tem opcao, por exemplo de assistir BBB ou nao, o fato de vc assistir nao vai deixar menos burro ou mais intelingente ou vulgar. Sou jornalista, leio muito e todos os dias tento me aprimorar, e o fato de gostar de BBB nao vai me diminuir como pessoa ou minhas capacidades intelectuais.
    Parabens pelo blog gente, continuem assim!!!

  78. Como li em um comentário logo acima “Ver coisas diferentes da nossa realidade”,aham tá,é só ver filme a la Nárnia e afins =* …BBB já foi a época que era legal,hoje está apelativo demais,no início já é decidido quem ganha e além do mais, coitados dos que votam,pois perdem seu rico dinheirinho votando para que? para nada,fora a manipulação dos participantes confinados,coitadinhos.
    Se gosta ou não,claro,não te faz alienado ou não te faz ter menos cultura,mas é um entretenimento que não te acrescenta em nada,vc pode ter momentos relaxantes e entretenimento indo a um teatro que te faça rir e é bem mais interessante,mas não vou dar lição de moral né,até pq assiste quem quer. bjs

    • Ir ao teatro ver a última montagem de “Cyrano de Bergerac” ou escutar Mozart também não te acrescenta em nada, meu caro Felipe. São apenas formas de entretenimento e um gosto diferente da maioria.

  79. Graças a DEUS temos livre arbítrio!!!!
    As decisões cabe a cada um. Cabe a cada um, mudar de canal ou assistir.
    Uma crítica construtiva, deve ser acompanhada com uma solução para o problema.
    Não temos solução para todos os problemas, mas, se cada um cuidasse de sua própria
    vida, ja estaríamos ajundando muuuuuiiiiito.
    Vou cuidar da minha.
    bjs.

  80. Com o auxílio de DEUS, estou cuidando da minha vida.

  81. Nunca li tanta besteira junta …. Principalmente por ver pessoas que nunca estao satisfeitas com nada, que nao tem controle do proprio tempo e vida, querendo influenciar pessoas com principios que eles mesmos nao cumprem … Hipocrisia pura.

  82. Está tudo preparado. Muita emoção, adrenalina e aventura vão tomar conta da estréia de “Amazônia”, o novo reality show da TV Record. Os 12 participantes conhecidos pelo público do ramo esportivo, artístico e musical, serão submetidos a uma série de desafios relacionados a sustentabilidade e a preservação ambiental. O objetivo do programa é “mostrar que a floresta é uma aliada do homem e deve ser respeitada”.

    Com apresentação do ator Victor Fasano, o prêmio do reality ecológico é de R$ 1 milhão, que serão divididos entre comunidades ribeirinhas assistidas pela Amazonastur e a FAS (Fundação Amazônia Sustentável). O formato lembra muito o “Survivor” original americano que tem duas temporadas anuais devido ao grande sucesso por lá e é uma das grandes audiências da TV nos Estados Unidos há 11 anos. Aliás, foi no “Survivor” que a Globo se inspirou para fazer a versão brasileira de “No Limite”.

    Esse reality parece ser MUITO mais interessante ;) fikdik.

  83. Pelo que entendi a autora não está elogiando o BBB, dizendo que é um programa culto ou recomendando. Concordo com os comentários que falam sobre a “má influencia” do programa. Mas concordo com a autora que a maioria das pessoas que critica não é nenhum exemplo de cidadão culto. Até porque, se fosse assim tão culto não perdia tempo na internet “enchendo o saco” alheio. Usando uma frase dos próprios críticos de plantão: não gosta, VAI LER UM LIVRO.

  84. Glaucia Egidio

    A auto-defesa dos despreocupados com a sociedade: http://comoassimbial.com/2012/01/07/bbb-e-a-futilidade-de-quem-critica/ É como foi dito pela redatora e pertencentes de uma das melhores universidades do Rio, “O povo quer rir, quer chegar em casa depois de um dia cheio e estressante no trabalho e relaxar”… Ok, faça isso todos os dias, assista ao jornal e veja que o que é trágico e cheio de sangue ainda consegue te pertubar! As notícias não mudam! Foda-se se vc gosta de programa LIXO, e de ENTRETENIMENTO, eu tb tenho os meus tempos a toas! Gosto de rir, mas, eu também uso meu cérebro para isso! Agora, não ver que todo ano é a mesma porcaria, a mesma roubalheira em votações, cara, cansa viver num país cheio de otários! Cansa esperar a sociedade repetir o mesmo movimento durante uns 45 anos para a espera da aposentadoria! Cansa demais!!! Se vc está preocupado SÓ com a sua diversão, então para que está nessa sociedade sendo escravizado por ela?! Só para comer, se manter?! Você se sente inútil sendo só um? Tem que ser MUITO burro mesmo para até entender os protestos! Entre na mídia, comece a controlar a massa, que acredito ser essa a profissão atual de jornalistas! Já que usam a palavra para domínio e não para mudança! E qual é o dever para a sociedade do Curso de Comunicação? Manter o povo burro em troca de audiência, deixar a POLÍTICA BRASILEIRA continuar explorando o povo, ou a oligarquia dos proprietários de televisão?! Deixa o povo sonhar acordado depois que vive a DURA REALIDADE! Afinal, os programas de entretenimento servem para fazer o povo SONHAR, se achar melhor dos burros que estão correndo atrás de 1 milhão em troca de suas vidas expostas! Pelo menos, eles tem coragem de assumir, né?! Eqto vc “relaxa” porque já foi explorado sem sentido algum pelo Estado! Sabe esse povo “chato”?! Acredito que era assim que vcs chamavam seus pais quando ainda tentavam te ensinar algo! Não estou dizendo que sei o que é melhor para cada um, mas, sabe comer o “arroz e feijão” todo dia?! Sabe viver comendo ração?! Pois é, já são 12 ANOS, ANOS de BBB, percebeu?!

    • Então, Glaucia, minha querida: se você acha realmente que BBB é uma maneira de transformar os brasileiros em zumbis, porque você, como boa samaritana, não cria um blog, uma campanha, um clube, uma seita, sei lá, e faça algo pra mudar o que você acha de errado?

      Ninguém está te obrigando a comer “arroz e feijão” por 12 anos, mas se você veio até aqui e leva fé de que BBB está ruindo com a economia nacional, lute pelo bem do povo. Candidate-se a deputada, limpe a política brasileira, tenha colhões pra colocar aquilo que você acha “culto” para o povo.

      Mas, pelo amor de Deus, não fique só nas palavras, se não você vai ficar igual a eles.

  85. É mentira que vocês leram todos esses comentários super chatos, né?
    Preguiiiiça dessa gente.

  86. Bruno Flores

    eu não gosto de BBB e não é pelo fato de trazer cultura ou não, só acho um programa ruim, que aliena o povo. um programa não precisa ser rico em cultura para ser bom, mas no caso do bbb que não tem nada a oferecer, além de futilidade, sensacionalismo e outras coisas que são pura forçação de barra, pode ser sim qualificado como um programa ruim. você que estuda numa das melhores faculdades do país deveria ter esse bom senso.

    • Primeiro de tudo, Bruno: tratando-se de qualquer forma de entretenimento de arte (música, filme, poesia, programas de TV), ruim é tudo aquilo que não gostamos. Logo, ninguém pode afirmar que uma coisa é ruim pra todo mundo só porque você não gosta.

      Segundo: ualquer coisa feita sem propósito prático ou educativo teria de ser tachado de fútil. Ou seja: assistir a uma partida de futebol ou a um filme de ação é uma futilidade sem tamanho (que eu amo fazer).

      Segundo: ah, como eu queria, mil vezes, que os estudante das melhores faculdades do país vissem BBB em vez de fumar maconha ou praticar bulling. O Brasil, com certeza, seria um país melhor.

  87. Conrado Cury

    O mais interessante de tudo nesses comentários é o mesmo argumento repetido exaustivamente. Esse discurso de ” mídia alienadora manipulando a massa populacional brasileira ” é muito prepotente, já que parece reduzir o povo brasileiro a uma condição animalesca de discernimento, como se apenas a elite detentora de conhecimento superior fosse capaz de decidir o que todos devem ou não assistir.
    Também acho infundado o argumento que afirma que o BBB seja uma novela, com roteiro pré-estabelecido, na verdade a manipulação é feita pela edição do programa, que tenho que admitir ser muito imparcial às vezes; mas quem acompanha pelo pay-per-view ou pelas noticias do site sabe muito bem que, se os participantes forem mesmo atores merecem todas as premiações cabíveis, por sustentarem tão bem quem não são 24 hrs por dia durante quase três meses. É claro que muita gente muda o comportamento por estar participando do BBB, mas isso já diz respeito a caráter.
    Mas o que mais me incomoda em tudo isso é o fato de pessoas criticarem algo que não são obrigados a assistir. BBB não é horário político, basta mudar de canal para assistir o que bem entender. O maior problemas pra essas pessoas que reclamam da difusão de notícias a respeito do Big Brother é aceitar que as pessoas entendem o programa como forma de diversão, e isso não diminui nem aumenta sua capacidade intelectual, e que a quantidade de notícias a respeito só refelete o sucesso do programa.
    Em relação ao texto só tenho a dizer que virei admirador da autora. Parabéns!

  88. Falou tudo,nem precisa dizer mais nada .

  89. “BBB é um programa pra passar o tempo e se divertir, e eu não espero nada mais dele. E se você espera, o único burro aqui é você.”

    Faço das tuas palavras as minhas, nada mais.

  90. Mulher, você foi simplesmente perfeita! Mil beijos.

  91. Vai esperar o quê?

    Discutir com fã de big brother é a mesma coisa que discutir com petista sobre o mensalão. Eles juram que o Sapo Boi não sabia de nada e fã do bbb jura que é tudo real. Não adianta, é dar murro em ponta de faca. Parece que cada vez mais gente gosta de ser enganado e finge não saber de nada. Procure informações, leia, discuta abertamente, aceite críticas, quem sabe assim vcs abram os olhos.

    Ficar com argumentos que “bbb é diversão” e bater sempre nessa mesma tecla já passou do tempo, procurem outro pq esse já cansou.

    • “Abrir os olhos”, pra você, seria admitir que BBB é toda aquela tramóia que você diz que é (mas não pode provar) e deixar de ver o programa.

      Ou seja, você acha que está certo e o resto errado. Faz o seguinte: deixa as pessoas serem “enganadas” e, se preferir, você pode assistir a documentários na sua TV.

  92. Will Sparrow

    Olha, não sou um grande fã de BBB (na verdade, de reallity shows de um modo geral). Mas concordo com o seu texto. Ficar de mimimi com relação ao BBB ou essa crítica feroz é meio exagero. Isso chegou ao Facebook, por exemplo, com a campanha “não encha o Facebook com BBB” ou algo do gênero. Eu prefiro simplesmente ignorar isso e tocar minha vida. Cada um gosta do que quer, e é aí que entra a questão do respeito mútuo, penso eu. Mas, como vi num texto do Borbs uma vez no Judão: “o mundo anda chato demais”, cheio desse pessoal certinho. Paciência.

  93. “…prefeitos coronelistas que tiram tudo de gente que não tem nada…”
    Isso parece um paradoxo pra mim…kkkk

    Brincadeiras à parte, concordo com o artigo. Gosto é gosto.

  94. Anna Carla

    Concordo em gênero, número e grau.
    Parabéns pelo texto.

  95. Concordo que cada pessoa tem seu gosto, de assistir o que quiser. Eu particularmente não assito e não gosto do programa, mas perder tempo apenas pra criticar isso sim é perda de tempo. Acho que as pessoas adoram flaar da vida alheia, isto atrai muito a tenção porque não fofocar da vida de pessoas que todos conhecem e acompanham? Para mim é semelhante a ficar fofocando sobre a vida pessoal de artistas.
    Já me disseram que o BBB é muito interessante a nível de expermento sogre comportamento humano e psicologia, até tentei abrir a mente e assistir, mas não consegui.

    Adorei o texto!

    • Mas, Bruna. Você não gostar de BBB não significa que você tenha mente “fechada”. Muito pelo contrário. Se você respeita as opções alheias, mostra que você não tem qualquer tipo de preconceito, que é uma coisa exclusiva de gente ignorante.

  96. Olha o BBB não me diz muita coisa, mas gosto da maneira que você defende suas convicções.

    Parabés pelo post…

  97. Ótimo post, Natália! Embora eu deteste o BBB, ótimo post!
    Cada um faz o que quiser do seu tempo livre e pronto!
    Porém, tenho algumas ressalvas. Não vou entrar no mérito de o programa ser de um tipo de entretenimento que alimenta a fofoca e o péssimo hábito de cuidar da vida dos outros. Afinal, cada um faz o que quer – desde que não prejudique os outros. Portanto, embora não concorde com esse tipo de entretenimento, minhas ressalvas ou críticas não começam nisso…
    Há outro ponto, que trata da farsa que é o programa. Mas, até aí, cada um assiste e aceita a farsa que quiser. Particularmente, não assisto mais a jogos de futebol justamente para me sentir menos enganado pelo que ocorre nos bastidores. Por outro lado – tal qual no BBB -, como não podemos provar nada, basta ignorar a farsa e assistir (o que deixei de fazer quanto ao futebol).
    Minhas críticas começam utilizando seu exemplo sobre ir à praia ou ler um livro. Quem vai à praia ou lê um livro o faz em suas horas vagas, sem ficar acompanhando a praia ou o livro durante o dia todo, todos os dias, via Internet (e derrubando a produtividade no trabalho). Mas, até aí, problema de cada um também (ou de seus patrões, rs!)…
    Agora, algo que me incomoda diretamente – e aí vai minha crítica ao programa e seus defensores – é que quem vai à praia ou lê um livro não fica o restante do dia falando praticamente apenas sobre isso; comenta-se meia dúzia de palavras e pronto (como qualquer coisa normal da vida). Com o programa, porém, o papo passa a ser isso durante o dia todo, ao longo do primeiro semestre do ano (ou até quando vai o programa, sei lá). Seja no escritório, na faculdade, na academia, na rua, na praia, na Internet ou em qualquer outro lugar. Haja saco, não? Será que o papo não consegue variar um pouco?
    Mas, fora essas ressalvas – longe de serem algo pessoal -, concordo com seu post.
    Parabéns e abraços!

  98. Gabriel Cesar

    Comparar BBB com um livro não tem a menor lógica. Ademais, o grande problema do BBB é a propragação dos piores valores possíveis por um monte de gente fútil e vazia.

  99. Ah! A velha história de uma pessoa querer se impor sobre a outra, sendo que, ao mesmo tempo, a segunda quer ser melhor que a outra. No final isso termina numa dizima e chegamos no inconclusível, não tem jeito mesmo… De qualquer forma, esse texto, mesmo sendo curto, me ajudou a repensar sobre o BBB e me fez lembrar que já pensei nessa ideia: “se as pessoas tem tempo de fuder com todo mundo na internet, por que eles não tem tempo de fazer alguma coisa revolucionária?”.
    Belo texto ^^.

  100. qual o problema da galera que ta aqui criticando?? tipo, a glr que esta aqui lendo não deveria ser a glr interessada em BBB??
    eu trabalho o dia todo, quero mais é que comece o BBB pra eu chegar em casa, deitar no sofá e ficar horas vendo esse lixo que sou tao viciado e acompanho a 10 anos (pqp, dez anos)

    PS: sou inteligente pra caraaamba

  101. Volta Marisa Orth, sua linda.

  102. E eu me pergunto: O QUE TANTA GENTE QUE NÃO ASSISTE AO BBB, ODEIA E CRITICA, ESTÁ FAZENDO NUM BLOG DEDICADO AO PROGRAMA?

    hahahhahahahahahahahahaha

    Sem mais. Beijo pra todo mundo!

  103. Nathália, Concordo com você, acho que somos pessoas de livre arbítrio para fazermos o que bem entendermos e quisermos e quem não gostem que se danem!!! Não vou ser hipócrita a dizer que não assisto, não é muito minha praia, mas como uma forma de passar o tempo quando nao se tem nada melhor a fazer eu assisto sim, e nem por isso sou mais ou menos culta que ninguém, até aí concordo 100% contigo. Agora por exemplo no facebook um lugar público onde todo mundo fala o que quer na minha visão e opinião não concordo que se deva postar (neste caso específico) informações sobre o BBB, quem quiser informações vai procurar, o problema é que tem gente que come, respira, dorme big brother brasil e se duvidar poe informações do que acontece dentro da casa de minuto em minuto, CAAAARA se eu quiser saber eu vou atras procurar, ou eu pergunto!!! Não é que eu me ache culta, ate porque nem sou, sou do povão mesmo!!! mas passatempo durante 3 meses da minha vida, todo santo dia, não rola, tenho que viver, não to dentro daquela casa sendo sustentada pela produção e nem ficando famosa ao ponto de aparecer inumeros eventos que me faça ganhar dinheiro fácil!!! NÃO É QUESTÃO DE SER CULTA OU NÃO, É QUESTÃO DE ESTÔMAGO TAMBÉM pra aguentar por tanto tempo a mesma coisa durante repito 3 meses da minha vida, quando não vai me acrescentar em nada aquilo lá!!!! Não é crítica, é meu ponto de vista, espero que entenda e não leve pro lado pessoal! abraços

  104. Não interessa

    Quer saber por que tanta gente que não gosta de BBB tá num blog dedicado a essa baixaria? É porque o título nos trouxe até aqui: BBB e a futilidade (de quem critica), como somos os que criticam, estamos aqui. Respondi a pergunta??

  105. VAI LAVAR UM LOUÇA!! Queria ver a mesma empolgação, o mesmo entusiasmo, a mesma cobertura jornalística e cobertura da mídia em geral pra uma campanha a favor do Brasil. Ver os patrocinadores do BBB, patrocinar campanhas em favor de algo nobre! A Globo economizar o dinheiro que vai gastar pra parar de pedir dinheiro no final de ano com o Criança Esperança. Ao final do BBB 12 o Brasil vai ganhar, ganhar algumas semi-nada! Tudo em favor do nada! Mas gosto é gosto!

    • Em vez de você perder seu tempo fazendo uma crítica que não vai mudar a opinião de ninguém, porque você não faz alguma coisa concreta para por em prática a sua ideologia? Não seria mais inteligente?

  106. Carlos Francisco Ferreira, ITIL Expert

    Parabéns pelo excelente post! Enfim alguém com um comentário íntegro e autêntico! Tá cheio de sujeitinho (e sujeitinha) cult demais pra assumir que assiste o BBB. E o pior é que às vezes, quando pelo menos citamos o nome do programa, esses b*stas torcem o nariz e olham pra gente como seres inferiores… Como se fosse: “Olha, lá… ele vê BBB… Que ignorante (ou, como dizem, iNgnorante)”. Eu acho que cada um deve assistir e curtir o que bem entender. As mesmas amebas que criticam o BBB se esbaldam de rir com frases feitas nas noites globais de sábado como: “Olha como eu tô bandida”. E olha que estas frases nem mudam no decorrer das semanas… Nada contra este ou aquele programa, mas devíamos respeitar um pouco mais as opiniões alheias. Grande abraço!

  107. CHICO MOLE

    Essa porcaria de BBB só serve pra difundir a pornografia aos nosso jovens. Ainda tem uma jornalista dessa que diz que isto é entretenimento. Só se for na casa dela. Na minha não assisto e nem quero que os meus filhos assistam. Mas o mundo é muito complexo mesmo. Então assiste que quer e fiquem mais inteligentes em matéria de Pornô.

    • Ah, sim, sr. Chico Mole. Vai mesmo pensando que seus filhos são tão santinhos como você imagina.

    • seus filhos assistem na casa dos outros, se quiserem, meu senhor
      e talvez já tenham contato com o pornô, dependendo da idade!
      não tente controlar o que não se pode controlar
      e não ache que seus filhos serão burros, se começarem a assistir bbb. uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  108. Assistir BBB não é uma questão de cultura e sim de mau gosto!

    • Se a sua opinião é essa, embora relativa, ela é muito bem vinda. O que não dá é as pessoas acharem que ver BBBé acéfalo. Isso é puro preconceito.

      • Ah, então Monsek, você está me dizendo que BBB é um programa inteligente e crítico? Não é preconceito dizer que o programa é acéfalo. É um fato.

  109. Acho que de tudo que existe na televisão hoje em dia, o BBB já deixou de ser destaque de mal exemplo. O que não quer dizer que ele tenha deixado de contribuir com a escória do lixo televisivo.
    Não sou culto. Não fui nem de longe um dos melhores alunos da minha sala no colégio, e li o texto que a Sra. Redatora da UERJ super fodona fã de BBB escreveu.
    Concordo que as pessoas após um longo dia de trabalho queiram ter hobbies, se distrair, relaxar dos problemas do dia-a-dia. Mas precisa ser nesse programa de quinta categoria onde ainda por cima TUDO é armado e todo mundo sabe disso? É como assistir uma novela, só que ao invés de textos ricos e bem bolados temos: pouco diálogo, bastante baixaria, corpos bonitos e besteiras de todos os gêneros.
    Lembra quando você era pequeno(a) e escutava aquele velho ditado: “Diga me com quem andas, que te direi quem és.”? Pois é. No caso do BBB é a mesma coisa. “Quem aos porcos se junta, farelo come.” tudo isso se aplica. Quem assiste “merda”, pode ter certeza que não vai aparecer outra coisa além disso na cabeça de vocês.
    Nunca vi policial frequentando baile funk pra se divertir. Nunca vi prostituta em culto de Igreja Evangélica final de semana. Então você virar pra mim que assiste BBB por diversão das duas umas: ou sua mente é tão podre quanto o que rola ali, ou está ficando e você quer ver no que que dá.
    Agora me vou porquê tenho mais o que fazer. Abraço!

    • Se você acha BBB um lixo, não veja. Se a sua crítica é contra o programa, mande uma carta pra Rede Globo. Uma telespectadora segura de sua opinião como a autora deste post não tem nada a ver com a sua indignação contra o que você acha uma merda.

  110. “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ, mas graças a Deus, nunca fui o tipo de pessoa insuportável e pedante que condena esse tipo de atitude.”

    Dá pra ver.

  111. Não me convenceu!

    Ainda continuo achando o BBB uma merda!

    • Isso aí, você é seguro de sua opinião, porque ninguém é obrigado a nada. Simples e direto, sem atacar a opinião alheia.

      • Quem atacou a opinião foi ela, ou não sabes interpretar? Logo no início ainda… ;)

        Deixa lá de pagar a SKY do Bial e vai fazer algo que preste!

      • Querido Mikibas: não é nem o fato de eu ter o dobro da sua idade ou não estar cursando “à 6ª série” pra discordar de você. É simplesmente o fato dela não concordar com “a futilidade” de quem é contra e não com quem a pratica.

        E não, não assino BBB, vejo de vez enquando.

  112. O maior problema é que a atençao da massa fica desviada pra esse lixo enquanto podiam estar se preocupando com coisas bem mais uteis, é so observar as redes sociais, comentarios no trabalho e reportagens em sites de noticias pelos proximos 3 meses
    Noticias desse calibre tomam espaço de coisas que realmente serão uteis a população

    Enfim, acabamos de entrar num periodo de escuridao intelectual enquanto os politicos fazem a festa

  113. Pelo menos pra mim um bom documentário da BBC, Discovery, History Channel ou National Geographic é muito mais relaxante e divertido do que qualquer porcaria de BBB. Só que com a vantagem de ser cultural e educativo. Acho que para ser entretenimento, não é necessário ser esdruxulo e burro como estes reality shows baratos. Mas acho que vai da capacidade intelectual de cada um.

    Às vezes acho que as pessoas entendem “relaxante” como “não usar o cérebro”.

    E a propósito, dona redatora da UERJ. Tem um erro de português irritante na primeira linha do seu texto. Boa tarde.

    • Levi’s, se seu pensamento estivesse correto, não exisitiria em nenhuma parte do Brasil inteiro pessoas com Q.I. acima da média assistindo a BBB. Isso não tem a ver com inteligência, tem a ver com gosto, meu caro.

      Se você prefere ver documentário, parabéns. Mas não é por causa disso que vou te chamar de entediante, ultrapassado, socialmente desinsteressante ou fora de moda, claro que não, porque só uma pessoa ignorante tem esse tipo de preconceito.

    • não pense que discovery e national geographic são tão bons assim…
      quem realmente estudou história sabe que, na verdade, os dois fazem documentários muito superficiais, e às vezes errôneos.
      cuidado com a suposta cultura! às vezes não é grande coisa

  114. Estou mais leve , de fato trata-se apenas de entretenimento gente , só isso!mas quanta pretenção dessa gente que quer crucificar este programa que é uma delícia!Vamos combinar , quem não assiste? Eu assite desde sempre e minha filhas junto, serve também para desenvolver o sendo crítico, se tem queservir para alguma coisa!

  115. Concordo com o fato de que todos nós precisamos de um momento de lazer, que não precisa ser extremamente “cult” ou algo do tipo. Muitos de nós nos divertimos com coisas bem simples como ver TV ou jogar videogame. O problema é quando somos “sugados” por programas manipuladores como o BBB, onde reina o mau exemplo e futilidades, que são reflexos de tantas más notícias que lemos nos jornais (e as que são ocultas)… Pra piorar a situação, muitas pessoas que ligam a TV pra ver esse programa infelizmente mal podem escolher entre isso e um teatro por exemplo, porque não sabem discernir aquilo que é bom pra eles mesmos e pra sociedade, já que nosso país valoriza muito pouco a educação.

  116. metidoacult

    Realmente assiste quem quer, e quem assiste ou deixa de assistir não é mais burro ou mais inteligente por isso. Mas que o programa é ruim, realmente é, pois possui apelo sexual em demasia além de ser falso no seu principal chamativo: reality show. Sabemos que de realidade, não há nada ali, mas realmente não devemos ficar criticando quem gosta de ser enganado.

    http://metidoacult.wordpress.com

    Abraços

  117. Eu não gosto do BBB porque não é o tipo de programa que eu gosto. Eu também não gosto de novela. Isso não me dá o direito de insultar ou criticar as pessoas que gostam. Concordo com a Natalia plenamente.

  118. AINDA ASSIM É UMA MERDA DE PROGRAMA.

  119. João Freitas

    Eu acho que nos outros pa´ses o BBB já não existe mais, mas aqui o que é ruim fica e nós ainda pagamos para votar neles KKKK, isso sim é entretenimento!!!

    • Conrado Cury

      Você está enganado, programas como o BBUK e o BBUSA, apesar de não ter a mesma dinâmica do BBB, ainda tem a mesma premissa de confinamento, e continuam muito apreciados no Reino Unido e nos EUA

  120. Concordo que ir a praia não faz ninguém culto, o problema não é ver ou não um programa simplesmente para passar o tempo, + no meu entendimento os problemas com esse programa são: este programa passa na hora em que crianças estão assistindo, fazendo apologia ao alcool e promiscuidade(Putaria mesmo!), Tem ex garota de programa e homosexuais. Não tenho nada contra homossexuais, + não concordo com a nessessidade de se promover a homosexualidade, Cada um é o que é e não há nessessidade de exautação de um ou outro lado. Fico sim indgnado com a arrecadação que o BBB faz. Fico puto que seja usado o nome Big Brother pq faz apologia ao romance 1984 de George Orwell onde a sociedade vive sob opressão e constante observação do governo. Onde ninguém é feliz, e onde se é obrigado a ficar diante da TV até que não se tenha + opinião, se tornando um completo alienado. Concordo que ler livro não faz ninguém ser “especial” mesmo sendo o melhor meio de se ter uma opinião completa sobre qualquer assunto, mas tbm concordo que ter estudado em uma das melhores faculdades não faz de vc porra nenhuma. Apenas te prepara para o mercado de trabalho, te dando um melhor salário. ou seja, te transforma em um trabalhador especializado,Apenas isso! ninguém é culto pq deixa de assistir BBB, apenas mostra que seu gosto por assuntos e pessoas referentes à este programa não lhe satisfaz.

  121. Bons argumentos, bens embasados… dignos mesmo de quem estudou em umas das melhores universidades do Rio de Janeiro.
    Boa candidata a participar do próximo BBB.
    Deveria se candidatar.

  122. A TV aberta brasileira é um lixo!
    O BBB só é o pior porém o mais lucrativo programa da mesma, e por isso foi escolhido pelos intelectuais como simbolo da imbecilidade brasileira.
    Queiram ou não, vocês representam e defendem essa cultura de massa que levou o nosso país a toda essa apatia e conivência.

    Quanto a ser o direito de vocês em assistir, não discuto. Mas não tentem me convencer de que são intelgentes. Pra mim não passam de simples robôs acéfalos.

    “Inteligência é muito mais do que simples “notinhas 10″.

    • Ninguém está defendendo BBB, e sim o direito de vê-lo sem ser rotulado de acéfalo. Isso, é de longe, preconceito.

      Você tem todo o direito a ter sua opinião, mas não precisa difamar quem não tem o mesmo pensamento que você, porque é exatamente disso que esse post fala, se você não entendeu ainda.

  123. Priscila G

    Cada um tem o direito de ter a futilidade que lhe divertir… Seja BBB, Malhação, Futebol, Novelas, Chaves (\o/) … São futilidades? São! Mas divertem o povo, mesmo enquanto os ricos ficam mais ricos.

  124. Bruno Delboni

    Vocês ai enfeitam demais os comentários somente pra dizer, o que eu também acho, que BBB é uma MERDA, simples e economiza letras.

  125. A autora perdeu uma ótima oportunidade de manter os dedos longe do teclado. é mais uma fã do BBB que não aceita que outros sejam contra. Comparações infelizes com praia e dança.. conseguiu entrar na UERJ… Passar no vestibular não quer dizer muita coisa, que ver sair de lá com o diploma. Alguém escreveu aí sobre canais pagos, que nem todos têm, etc, etc.. TV fechada está cada vez mais barata, com qualquer pacotinho básico temos opções melhores que BBB e qualquer outro programa da TV aberta brasileira que é um lixo, nada se salva. Não, alguns programas da TVE, talvez…

  126. Mel Negreiros

    Simplesmente, AMEI tudo que você escreveu aí em cima. Penso exatamente igual.

  127. neocharles

    Pior que criticar ou assistir é assistir para criticar.

  128. Mateus da Silva

    Nossa, e ainda tem gente que gosta de assistir uma fralde daquelas, que traz um entretenimento vazio e sem graça ainda. Chega a dar pena.

  129. Nunca li tanta besteira junta …. Principalmente por ver pessoas que nunca estao satisfeitas com nada, que nao tem controle do proprio tempo e vida, querendo influenciar pessoas com principios que eles mesmos nao cumprem … Hipocrisia pura.

  130. Triste é você comparar praia com bbb, praia não é formador de caráter para crianças que assistem, e diferentemente de um entretenimento comum como novela e filmes o bbb e feito com pessoas reais” escolhidas a dedo pela globo é claro” mas não deixam de ser pessoas reais, então quando se mostra pessoas reais ganhando milhões sendo homofóbico lá ou mostrando a bunda como a ultima ganhadora, passa a imagem que por dinheiro vale tudo

  131. Até o nome Nataliaporra é pobre. Um verdadeiro lixo. Eu não assisto o BBB por conta da cultura ou não. Eu não assisto ao BBB porque é um verdadeiro lixo e está plantando a podridão do homossexualismo dentro do seio da família que foi criada por Deus. A família formado pelo pai, mãe e filhos que dois homossexuais juntos jamais poderão perpetuar.
    É por conta deste lixo nojento onde “pessoas” do mesmo sexo sentem um prazer efêmero e doentio, contrariando tudo o que é normal e natural aos olhos de Deus.
    Eu não assisto o BBB porque ele é a essência do que há de mais sujo dentre todos os programas de TV, ao ponto do BONI, pai do Boninho, também condená-lo. Ou não?

  132. Futilidade é comparar “Chaves” com o inferno. Vejam a resposta a esta comparação sem noção aqui: http://vizinhancadochaves.wordpress.com/2012/01/05/resposta-ao-texto-chaves-do-inferno-de-ademir-luiz-por-victor235/

  133. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
    revoltada…

    apesar disso, concordo com o que ela disse, excerto como o ar de superioridade e reprovação que ela usou pra criticar essas mesmas atitudes, mas enfim, deve ser uma arma de argumentação, afinal, como ela fez questão de frisar, é de uma das faculdades mais fodas do rio, e sei lá mais o que..

  134. Bom, você pode ser redatora da UERJ, da USP, de Oxford, do escambal… Mas uma visão totalmente parcial, mal escrita e sem educação só me faz pensar na qualidade dos formadores de opiniões deste país. Qualidade… Você conhece esta palavra? Pelo visto (e pelo seu comentário), não.
    Burro quem critica o BBB? Realmente, talvez inteligente seja o Boninho que está ganhando rios de dinheiro por conta da falta de cultura, de diversão de qualidade e de opção do povo brasileiro. Concordo com o que citaram acima: Pão e circo (e alienação).
    Prefiro ser “pseudo-intelectual” do que ser reducionista ao extremo com um comentário estritamente pessoal sobre uma questão que vai muito além de classificar como pedante quem não defende este tipo de programa. É uma pena o que o senso comum é capaz de fazer.
    Sim, eu também tenho estudo, redatora da UERJ, sou doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ, professora de ensino superior e me preocupo muito com a educação das pessoas, dentro e fora da sala de aula. E lamento muito que as pessoas tenham uma visão tão deturpada, com argumentos tão falhos sobre o real significado de educação (e nesta está contido o entretenimento).
    Dançar (como você citou) não me fará mais ou menos culta, mas certamente é uma forma de diversão muito mais saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente. Calorias perdidas, relaxamento mental, treinamento cardíaco… E não precisa ser nenhum gênio para saber disso. Isto é apenas um exemplo de quão falha e ilógica é sua argumentação.
    E pela sua ira, com palavras um tanto chulas, só me remete a Schopenhauer: “Quem não tem argumentos, ataca”.
    Boa noite.

    PS:Ah, e não, eu não votei no Tiririca para protestar.

  135. Alguem que se alto denomina NataliaPorra merece credibilidade ?

  136. Natalia
    Não consigo acreditar que com os outros não aconteça a mesma coisa que acontece comigo: eu estou no computador, escuto alguma coisa no BBB que me interesse, alguma conversa, algo intrigante, ou a festa… então eu vou até a sala e assisto um pouco, depois volto para o que eu estava fazendo. DUVIDEODÓ que com os outros não aconteça a mesma coisa.
    Eu acho o seguinte: o que me incomoda no BBB não é o programa em si, porque é interessante ver como as pessoas se comportam. O que me incomoda é perceber que a cada programa existem os mesmos tipinhos: sempre tem um homossexual, meia dúzia de modelos, um intelectual, um ou uma bravinha, um tiozinho ou uma tiazinha, um empresário e uma pessoa bem humilde. Percebo que são “arquétipos” porque quando se misturam acontece o quê? Todo este circo que a gente gosta de ver. Colocam lenha na fogueira porque o homossexual certamente será discriminado por alguém e vai colocar o discurso do preconceito; o mais humilde vai naturalmente contar a história dele, sofrida, e as pessoas vão se identificar. Enfim… o que eu percebo é que nós somos manipulados, mesmo. É um jogo de manipulação completo: desde quem está lá, que é totalmente manipulado o tempo inteiro, até nós, que gostamos de assistir este “teatro”, como alguém disse aí em cima.
    Mas você está coberta de razão. As pessoas empinam o nariz e não conseguem convencer nos argumentos, por causa da arrogância e do pedantismo. Já vi váááários exemplos assim.
    Gostei da espontaneidade do seu texto! Parabéns.

  137. Na boa, BBB é um grande pote de bosta e quem gosta se lambuza com essa merda.
    A questão não é “eu sou muito culto pra assistir BBB”, simplesmente não consigo digerir esse programa, prefiro jogar fifa no pc do que sentar na frente da tv e assistir um lixo desses.

  138. Quanto que a Globo ta te pagando? Serio, ou você é muita esperta e ta lucrando falando umas retardadices dessas, ou você é uma retardade alienada que ver nada em um programa pretensioso desse? Globo é o antro manipulação e alienação em massa. Vai lá, continua acreditando que esse programinha mixuruca e apenas para entretenimento. Você está fazendo um papel importante para sociedade. |:

  139. Palmas para o “Pão e Circo”, cada vez mais difundido no Brasil.

  140. Natália,

    Primeiramente, se isto dá valor à minha resposta, mencionarei minha formação. Sou formado em Publicidade. Propaganda e Marketing pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Então também tenho estudos, assim como você. Vou aproveitar esta introdução para mencionar que eu e você, com exceção ao nosso esforço, tivemos sorte. Sorte pois, como você e sua escolaridade sabem, nós fazemos parte de uma minoria dentro de nossa “amada” nação que teve a possibilidade de estudar e de chegar onde estamos.

    Sim, concordo com você, existem os chatos. E eles existem em várias áreas e ambientes. Mas não podemos simplesmente ignorar o tal “pedantismo” deles, como se suas teorias e reclamações fossem absurdos absolutos.

    Você, como redatora, também sabe que há uma dificuldade natural de nós, seres humanos, nos comunicarmos ou nos expressarmos corretamente.

    Sendo assim, por trás de toda fala há uma causa que talvez, repito, talvez, possa não estar em congruência com o que foi dito.

    Para mim, a causa desta expressão irritada de que o BBB não é cultura, vem da irritação com a situação do planeta. Mais especificamente, do Brasil.

    A frase que te irritou realmente não tem fundamento. BBB pode ser cultura. Se tudo aquilo que acontece na casa é verdade, é interessante analisarmos os “brothers”, pois ali, todas as demonstrações de sentimento e outras demonstrações irracionais humanas são maximizadas, ficando mais fácil detectá-las. Na vida cotidiana, estas demonstrações são mais sutis e mais raras.

    Mas não podemos nos esquecer da causa… e, para quem não aceita a corrupção vergonhosa que enfrentamos diariamente, a falta de educação que, por mais dólares que o nosso país tenha nos cofres, continua uma porcaria, ver o BBB ser o assunto mais comentado em uma roda de amigos, no Twitter, Facebook e afins, se torna irritante.

    Ignore o que as pessoas falam, observe as reais causas por trás do que elas falam. Concordo com tudo o que você falou. Você, universitária, que em breve se dará muito bem na vida, que terá filhos e dará oportunidade à eles de estudarem tem o privilégio de descansar assistindo o BBB. Eu mesmo, me pego diversas vezes assistindo seriados imbecis de comédia americana e, confesso, gosto muito. É tão “fútil” quanto o BBB.

    Mas você e eu não somos a maioria. E a maioria não estuda, não sabe escrever e não tem acesso. E a maioria… só fala de BBB. Gastam seus poucos centavos para votarem no tal “bonito sarado”. Se revoltam com o cachorrinho torturado (achei um absurdo também, mas não vou comentar sobre) e fazem de tudo, até achar quem fez isso, onde mora e o telefone.. e a corrupção continua lá, dando risada. Eu gostaria que achassem o endereço, telefone e etc do Maluf, Sarney e amiguinhos, isso sim! Pois aquele cachorrinho também é vítima deles.

    Natália, pode reparar. Quando há um assunto muito forte na mídia, reportagens importantes perdem espaço no jornal. E os corruptos, aproveitam estes assuntos. Repara, é sério. É só ter um tema forte no jornal que o salário de algum grupo de políticos aumenta. E o BBB é um destes assuntos. E ele dura um tempão.

    Fica uma dica: não escreva verdades absolutas.. pois elas não existem!

    Pronto. Cansei de escrever! (Não sou redator!!)

    Acho que a idéia está aí.

  141. Se entretenimento para você é ficar assistindo um bando de atores canastrões desconhecidos trancafiados num clube de playboys, Problema seu. Agora e você???quem é você pra criticar quem não gosta de BBB???tá se contradizendo???assim, como eles criticam quem gosta, você se iguala á eles, criticando eles também. Isso é questão de gosto. Que tal ao invés de ficar polêmizando isso, você não procura escrever algo mais construtivo. Nada á ver cultura ou falta de cultura e sim muito mau gosto, Você achar algum passatempo ficar espiando a vida alheia, mesmo por que sabemos que aquilo tudo não passa de um besteirol para quem não tem o que fazer de melhor. BBB, é uma porcaria, um lixo, sim e que não acrescenta nada na tv, aliás só enche o saco com tanta gente enchendo o saco nos emails, redes sociais, revistas, e isso sim incomoda. Mas é uma questão de gosto, não é mesmo??? então fique aí se deliciando com o besteirol, ao invés de ficar escrevendo baboseiras na rede.

  142. nada contra quem vê BBB, mas é muito escroto quem fica comentando nas redes sociais!
    em primeiro lugar pq aquilo é tudo armado, é como comentar uma novela! se tem alguém que realmente ainda acredita que aquilo é mesmo um “reality show”, meus pêsames.
    é por isso que criticam. é estranho vc perder seu tempo assistindo a algo que é tudo mentira e ainda achando legal! já pensou por esse lado? segundo que a Globo já viu o que dá audiência e investe nisso. virou algo totalmente forçado e vulgar! só tem barraco e mulher pelada. enfim, depois dessa, cada um que sabe.

  143. Se vc gosta de ver putas se mostrando e viados dando chilique. Se divertir com um programinha desses, acho q nasci no pais errado msm, bando de medíocres.

  144. legal hem ?

    mais já pode voltar pra cozinha.

  145. isso aqui vai ser record de comentario em post de todos os blogs do mundo jesuuus!!
    só tenho mais uma coisa a dizer: É HOJE GALERA, TODO MUNDO LIGADINHO NO BBB!!

  146. Adorei o que disse, cada um sabe o que lhe faz respeito! quer ver bbb vê, quer sair saia, chato é quem critica tudo e todos!

  147. Poxa, mesmo não concordando com certos comentários, eu gostei bastante! Você fez argumentos coerentes e válidos.
    Sou um pouco contra a falsa dicotomia e o senso de “instrução” e “moralidade” passada por todas as mídias. Porém seu argumento é valido, o BBB não “ensina” nada mesmo… mas é para entreter no minimo.

  148. Eu acho que ir à praia e dançar é mais frugal do que ver pessoas passando chantilly nos seios por um milhão de reais.

    Por sinal, todos os comentários que você publica são a favor da sua posição nessa crônica. Porque será?

    • É uma questão de opinião. BBB não me diz nada, mas acontece que a Natália defende a sua tese de uma maneira civilizada, o que é válido na real.

      É bom conviver com as diferenças também… Fica a dica heim galera!!!

  149. Adorooo nessa cultura inutil!!! Alem de passar o tempo me faz rir pra caramba e por uns miseros momentos esquecer as loucuras desse mundo cão……

  150. Discordo. Em partes. Acho um programa bobo sem finalidade, um bando de bestas manipulados pela mídia, eu não perco meu tempo assistindo, prefiro jogar, dorme, ir pra academia, internet, pra mim isso é entretenimento, não tem nada haver com cultura e sim com gosto, eu não gosto.

  151. A cho que todos os gostos devem ser respeitados, eu não suporto assistir mas respeito quem gosta.

  152. Jeane E. Silva

    Comparar o entretenimento de ir à praia ou sair para dançar com ficar com a bunda colada no sofá ouvindo um monte de babaca falando e fazendo baboseira, distribuindo futilidade e idiotia revela uma mente no mínimo desajustada, desequilibrada, doentia. Mas o que esperar de alguém que se identifica com o “singelo” pseudônimo de “natiaporra”?

  153. Digo o mesmo com funk, música brega, axé. Eu escuto pra dançar, ou pra lembrar de momentos bons de divertimento que tive na vida. E daí que a letra não tem cunho social ou construções dignas de Machado? Ouço pra me divertir e para dançar!

  154. existem tipos de entreterimento… esse daí é o tipo que causa mais VERGONHA ALHEIA do que qualquer outra coisa…mesmo assim, eu o assisto…!

  155. Eu ODEIO BBB. Mas e daí? Como você disse, é entretenimento. Bom, eu gosto de séries de comédia ou drama, como Friends, Grey’s Anatomy, etc. O fato de eu assistí-las não me torna mais culta (a não ser que eu considere o fato de que assistir a séries legendadas ou sem legenda me ajude a treinar o ouvido para o inglês). É uma questão de gosto. Na minha opinião, as séries que eu assisto são muito melhores que BBB. Mas esta é a minha opinião, e não a sua, certo? Você pode achar o contrário. O que eu realmente acho errado (e talvez seja isso que as pessoas critiquem) é o fato de algumas pessoas pararem suas vidas pra assistir BBB. Eu tinha um amigo que faltava na escola para ver a final hsaushaus, a gente tirava sarro dele- até ele próprio ria, era engraçado XD. As pessoas têm que ter prioridades. Priorizar BBB, novela, séries, etc a estudar, fazer algo necessário, cumprir um compromisso (qualquer que seja) é o problema.

  156. Disse tudo e mais um pouco. Perfeito!

  157. "Nataliaporra", ai como ela eh rebelde!

    Tu além de não enxergar um palmo a frente do nariz, deve ser mal comida pra kct. (ou não comida… mais provável…)

  158. Simplesmente ARREBENTOU no post.

  159. Parei de ler no título.

  160. Parei de ler no título².

    Continuem enchendo suas cabeças de porcaria. É assim que o Brasil vai pra frente.

  161. o pior texto que eu ja li na minha vida

  162. O ruim das pessoas é quando elas acham que toooodo mundo deve levar a vida exatamente como elas, como se fosse o único jeito certo de viver e de ser feliz (e dá pra dizer que elas são felizes?). São, na maioria das vezes, pessoas chatas e que ninguém quer por perto. Existem pessoas que gostam e que não gostam (de BBB, de novela e de qualquer outra coisa) e todo mundo pode continuar vivendo sem precisar atingir um ao outro, mas parece que tem gente que PRECISA disso. E o seguidor do twitter deveria estar praticando filantropia em vez de dizer o que os outros devem fazer com o seu tempo. Adorei o texto :)

  163. O problema é que ele é tão fraudulento, manipulador que até queima seus neurônios gata, e ir para praia são suas experiências de diversão, vc está vivendo elas e não assistindo os outros. Gaste esse tempo pra sair,chamar uns amigos na sua casa viva a sua vida, bom sua escolha!

  164. Rubens Rodrigues

    Texto inteligente e gente inteligente comentando. Acredito que a liberdade de escolha de cada um deva ser sempre respeitada. Atribuir valor a este tipo de programa fica difícil por ser um grande laboratório de confinados (dentro e fora da casa, rs), com edições e manipulações inúmeras. Entretanto, todos sentem no mínimo curiosidade e dificilmente deixarão de dar uma espiadinha (desculpe se soa familiar, rsrsrs)!

  165. Fernando Carvalho

    Concordo. Quer mudar o mundo pare de assistir TV de uma vez. Dizer que o BBB é pior que Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Propaganda Política Obrigatória, Ben 10, CSI, novelas afim, Programa do Jô e tantas outras “fontes de notícia e informação” manipuladas e sujas é hipócrita. São todos lixo na mesma medida.

    • Beleza!!! Então vamos todos comer lixo, porque tudo é lixo? Ponto de vista curto o seu hein?!?!?!?

  166. Ah me poupe.
    O Povo gosta de sarna pra se coçar, só pode.
    Vocês falam em BBB como se fosse a coisa mais util que existe nessa vida.

    Se o BBB deixasse de ser uma farsa eu até daria um troféu joinha, mas nao.
    A globo adora posar de gostosa e colocar um bando de modelo na casa e pegar 1 a 2 feinhos e uns dois gays para colocar no meio pra dizer que é do povão.
    (Poupe-me os gays virem aqui pra dizer que isso é preconceito, nao tem ofensa nenhuma a classe).
    Primeira epic Fail da globo.

    Como falo: A unica coisa que o programa retrata de bom é a Psicologia humana em relação as situações mais adversas possíveis. Fora isso, o programa é apenas mais um lixo que as produtoras de TV gostam de colocar para empobrecer a mente humana.

    KissesN’Tell

  167. Vocês acham mesmo que se o BBB não existisse, essas pessoas que, do ponto de vista de alguns, “são babacas, perdem tempo com essa porcaria e causam vergonha alheia” estariam fazendo algo de útil, para o Brasil ir pra frente? Claro que não! Com ou sem BBB, tem gente que não está mesmo interessado em ler um jornal, em saber as barbaridades que ocorrem no nosso país, em ler um livro bacana ou em fim, algo que possa ser mais rico em cultura.
    Provavelmente, sem o BBB alguns estariam assistindo “Mulheres Ricas” ou qualquer outra coisa considerada fútil..
    Medíocre é quem não consegue nem respeitar a opinião do outro!
    Como pode alguém querer um país mais justo e melhor, se nem a opinião sobre uma droga de um programa de TV consegue respeitar? Me poupe.

  168. Se o Brasil está crescendo, cresce junto a ele um grande número de gente hipócrita que só sabe reclamar pelas redes sociais – como se isso fosse mudar alguma coisa. O que falta ao brasileiro é mais atitude, mais ação e menos falação.

    BBB é um programa de entretenimento, e antes de criticá-lo baseando-se em teorias piegas sem o menor fundamento, faça alguma coisa pra que esse país vá pra frente. Ficar parado falando besteira é muito fácil.

    Parabéns pelo artigo, Natalia. Vc resumiu de forma bastante concisa o que muitos acham que é “cool” – não assistir o BBB e criticar quem o faz. Cultos são aqueles que se preversam de modo a não precisar passar o tempo se autoafirmando.

  169. “O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram …”. Pela concordância verbo-nominal percebe-se quão boa redatora e como é excelente sua faculdade. Quanto ao conteúdo, concordo em parte. Deveras é um programa de entretenimento, não de cultura, assiste-o quem quer, mas, convenhamos, é o suprassumo da dutilidade e a maior concentração de acéfalos por metro quadrado que o Brasil possui.

  170. Pedro Henrique Andrade

    Acho BBB um lixo, nunca me interessei. Mas concordo com o que escreveu. Dá pra comparar BBB com futebol (eu acho), por exemplo, tem gente que vive por conta de futebol, gasta dinheiro com isso, chora quando o time vai mal e o que acrescenta? Nada, os jogadores continuam ganhando seus rios de dinheiro e o torcedor fica na mesmice de sempre. Mas nem por isso as pessoas deixam de acompanhar o seu time. Parabéns pelo texto :P

  171. Eu critico porque acima de tudo é chato pra caralho. E quem gosta fala demais sobre isso.

  172. Há sempre idiotas querendo justificar o injustificável!!!! Quem critica o BBB não o faz por se sentir mais culto que os outros. A crítica é em cima da futilidade de pessoas que se tornam “heróis” em tempos de inversão de valores. A crítica é em cima da armação descarada que a Globo promove. A emissora engana os telespectadores. E lamento pelos jovens que poderiam usufruir do tempo de maneira mais adequada!! Ganha mais até mesmo aquele jovem que se senta numa mesa de bar com os amigos. Nessas rodas, os assuntos costumam ser mais interessantes do que aqueles discutidos pelos atores do BBB.

  173. queridos, para a tristeza de muitos, sim, o Big Brother Brasil é uma fraude, ou FRALDE, como diria nosso colega “JF”. Não defendo o programa e concordo que ele não me acrescenta em nada, mas e daí? Vocês assistem novelas, não assistem? Pois bem, É A MESMA COISA, então antes de criticar, reavaliasse; antes de virar fã, pense em algo de bom que você poderia estar fazendo, não que seja proibido para pessoas interessantes assistir algo do tipo, mas não esqueçam, eles ganham dinheiro enquanto a gente discute.

  174. comparar praia com bbb é sacanagem.

  175. “Meu amigo, isso é um programa de entretenimento. A gente não vê pra ficar mais inteligente, a gente vê pra passar o tempo, se divertir, dar umas risadas, sentir vergonha alheia”. Não tenho nada contra quem gosta de se entreter com lixo, ‘gosto não se discute’… Vai fundo , bom entretenimento para você e outros milhares que pensam como vc ! isso é Brasil !

  176. Miguel Gomes

    Vou ao teatro!!!

  177. casa comigo, Natalia?

  178. Juliano Petronetto

    A velha tática de em vez de defender o que se está criticando se ataca quem critica… Pra mim BBB continua sendo ruim tanto quanto a argumentação da dona ai (que faz questão de dizer que estuda na UFRJ, o que pra mim não torna mais ou menos qualificada pra falar do assunto).

    BBB é SIM um LIXO, uma lavagem cerebral, o pão e circo do povo… Mas enfim, a vida é de cada um e cada um faz o que quer dela, se você quer perder seu tempo com isso, a escolha é sua, a vida é sua.

    • Ai, Jesus!!! Graças a Deus encontrei alguém com cérebro aqui!!! Nossa,como é difícil “gentem”!!! (será que quem estuda na UERJ vai entender o “gentem”? Falou tudo Juliano. Parabéns!!!! Ainda há esperança neste mundo.
      A propósito,Juliano,será que ela entendeu a parte do “pão e circo do povo…”?

  179. Eu acho que nem para entreterimento serve. Existe algo além de uma simples diversão, a manipulação. Quando a gente descobre que a diversão está sendo manipulada, perde a graça. Como se eu, por diversão, vendo discussões e brigas (vendo o bicho pegar), pudesse realmente acreditar, sabendo que aquilo tudo é feito de maneira válida, honesta. A ideia inicial, quando isso ainda era uma novidade, estava em despertar o prazer de assistir um programa em que as pessoas estranhas ficavam enclausuradas numa casa, fazendo tarefas do dia a dia, até que começasse o tempo a fechar por falta de tolerância. E vc de fora se divertindo e podendo participar através do voto para tirar alguém que não lhe agradasse por algum motivo. Isso tudo desde o início estava dentro de um roteiro. A mesma coisa é “A Fazenda”. Apesar da diferença, por conter algumas tarefas inteligentes e tensas, no fundo é a mesma coisa: uma novela, em que o autor é o diretor.

  180. Acho que a grande crítica, está em cima disso: “diversão”. Talvez as pessoas que se sentem no direito de criticar a audiência do programa estejam se referindo justamente ao tipo de diversão que a sociedade está procurando. Afinal, assistir semelhantes expostos, como ratos de laboratório, aos seus seus sentimentos e reações mais vis, claro que com regras que a mídia julga que não ferem a ética e a moral (não pode agredir fisicamente ou matar)… e tudo isso pelo justo e compensador estímulo de alguns zeros a mais na conta bancária. Talvez não seja o fator “cultura” que esteja em questão, mas o fator “diversão”… é assustador observar o que nos diverte, nesse tempo onde poucas coisas não se pode fazer na mídia…

  181. O mais legal do povo falar que o BBB “estragou” o país é tentar saber em que lugar do Brasil eles viviam a 12 anos atrás, pq pelo que eu me lembre o país já era bem escangalhadinho bem antes disso!

  182. A única coisa mais chata do que uma pessoa reclamando que o BBB não é um programa cultural é uma pessoa que faz questão de enaltecer o mesmo como se fosse o grande e maior evento do mundo. Mais chato ainda é aquele que passa a semana comentando nas redes sociais o que acontece na casa, porque meu Deus do céu, a vida da pessoa se resume a comentar isso.
    BBB é só mais um dos tantos lixos de entretenimento do Pão e Circo como alguém já mencionou muito bem. Adere quem quer sim, infelizmente.

  183. Falou tudo… não preciso nem argumenta mais, eu queria saber se essas pessoas que criticam fossem convidadas… será que elas não participariam hum… enfim.

  184. Gabriel L R

    Está certo!, quem assiste a rede globo, deve assistir isso mesmo… na minha opinião, é que não é o fato de BBB não ter cultura, até porque cultura, são os atos da sociedade, então pra quem fala que BBB não é/tem cultura, não tem a minima ideia do que ta falando. Ao fato de ser uma babaquice, é sim, como praticamente tudo que temos na internet (coisa que eu adoro, memes e idiotices, pois é muito engraçado). Eu não faço campanhas na internet contra o BBB eu não falo mal de quem olha BBB, eu não critico, eu simplesmente crio um conceito na minha cabeça da mesma forma que eu crio da pessoa que olha novelas. O meu problema não é com o BBB, o meu problema é a sujeira ignorante da rede globo, que manipula e cega a população brasileira, que deveria estar atenta a muitos outros assuntos mais interessantes, e até mais legais… não é deixar de sair porque me deixará mais burro, o vivente se destrói o quanto quiser, esse é o seu direito, mas ser cego e achar graça, ser manipulado e achar bonito é a maior idiotice que um ser humano pode fazer.

  185. quem assiste bbb é idiota. esse é um fato inegável e irrefurtável. sem excessão.

  186. “As pessoas têm uma mania muito escrota de tentar se colocar superior às outras, como se isso as fizessem melhores”… falou a pessoa que conta vantagem em ser redatora e pertencer a “uma das melhores universidades do Rio”… kkk cômico se não fosse trágico

  187. Falou tudo. A “modinha” hoje em dia é odiar tudo, e muita gente só critica as coisas pra se achar mais inteligente e/ou superior. E muita gente tem medo de ser sincera e dizer “acho tal coisa divertida e etc” apenas pelo fato da maioria não achar o mesmo, daí nasce o preconceito.

  188. Opinião de Felipe Neto sobre o texto: “Gostaria de dizer que concordo com o texto. Quando crio vídeos criticando e condenando determinadas bandas e artistas o faço puramente como forma de descontração e diversão. O questionamento deve sempre ser incentivado. Contudo, quando decide-se condenar algo ou alguém que faz exatamente o que você faz, é necessário, no mínimo, ter qualidade superior ao que é criticado e não apenas dor de cotovelo por não se ter público”.

  189. Eu prefiro futebol!

  190. Rs….
    Eu não tenho nada contra ao entretenimento em si… Muito ao contrario…
    Ocorre porém para mim e infelizmente apenas poucos compartilham do mesmo ponto de vista, mas antagonicamente felizmente alguns compartilham, o programa objeto da discursão não é tão inofensivo como a ilustre “nataliaporra” faz questão de mostrar em sua tese.
    Trata-se de um programa que deseduca os jovens de nosso pais, deixando para esses cada vez mais aparente que ser fútil, idiota, imbecil, banal é ser legal e bacana. Trata-se de um programa que faz apologia a homossexualidade (não se deve ser homo fóbico mas também não fazer apologia), programa onde a banalização do sexo, a embriaguez, o palavreado de baixo calão, a falta de valores, dentre outros atos e “qualidades” são difundidos e induzidos numa sociedade frágil, sem educação, onde os indivíduos postados lá na “vitrine” são chamados de “heróis” pelo apresentador .
    Heróis são exemplos, trata-se portanto, de um programa que presta um desserviço a sociedade, induzindo cada vez mais o jovem e por incrível que pareça também os “adultos”, de nosso país ao anarquismo. Infelizmente ele não está ai apenas como entretenimento como a Sra. “nataliaporra” tenta fazer parecer… Resta também observar a quantidade de palavras de baixo calão encontrado no artigo, espero muito que os termos utilizados na redação da UERJ sejam outros…
    Seria muito interessante ao menos, que o programa fosse do tipo “assiste quem quer” porém a sociedade infelizmente não dispõe de muitos outros recursos, bibliotecas são poucas, as ruas são violentas e forçam as pessoas a ficarem em casa com bastantes 03 ou 04 canais de TV aberta onde as vezes dependendo da localidade nem todos conseguem ser sintonizados, forçados então a como muito bem enfoca a Sra. “nataliaporra” depois de um dia sacrificado a ligar suas TV´s no único “entretenimento” disponível. O BBB…

  191. Daniel Correa

    O que você escreveu foi perfeito, mas o que me irrita no bbb, é o fato de ser tudo montado, esquematizado…todos marionetes la dentro. Cada um la tem seu papel escrito…um pra sair na primeira semana, outro pra er o brigão, o causador, o casal que vai ficar paquerando e “fazendo doce” quase meia edçao pra poder dar mais ibop …isso irrita pelo fato de as pessoas assistirem e torcerem para o casal ser feliz dentro da casa, achando que é tudo verdade ! Mas isso não faz eu não assistir. Adoro BBB.
    Os melhores dias de assistir são quartas e sabados, dia das festas, onde todos estão bebados, dançam, se pegam, dizem o que querem, fazem o que querem…me identifico com essa parte!(rs)
    Enfim, BBB é ótimo para entretenimento, mas nao devemos esquecer que “tudo” na TV é combinado! Hoje BBB é uma “novela camuflada de realit show” .

  192. E ainda tem o pessoal que defende o BBB (BIG BOSTA BOIANDO) com unhas e dentes kkkk.
    Esse é o povo brasileiro, que se deixa manipular pela Globo.
    PARABÉNS, FRALDE asduhudhaush!!!

  193. Não é futilidade criticar. BBB é sim algo sem conteúdo nenhum. É um programa bobo que tenta fazer o espectador se importar com uma dúzia de futuras pseudo-celebridades que na verdade não merecem um centésimo da minha atenção. Mas isso não é um problema, se você gosta desse tipo de coisa, se joga. Qualidade é uma coisa, gosto é outra. Pessoalmente eu não vejo graça nenhuma. Assim como minha mulher não vê graça nenhuma em parar o que estiver fazendo para assistir futebol todas as quartas e domingos.
    Agora concordo que é burrice dizer que no lugar de BBB você deveria estar lendo um livro, ou fazendo filantropia, que BBB não é cultura e todas essas bobagens intelectualóides. Faz o que você quiser, só não me enche o saco quando eu disser quando eu não gosto de BBB e não tente me convencer que é bom, porque não é. (ressalva para o trabalho de edição dos caras que fazem o programa, os caras conseguem tirar suco de pedra)

  194. Pedro Bial

    Seu pedantismo é claro em tentar defender algo tão fútil assim como sua ideia de que temos que ser compreensivos, quer saber , mais sugestivo ainda é o seu sobrenome, é pra onde desejo que você vá!

  195. Nao gostar de porcaria é ser pedante agora. Huahuahuahauha.

  196. Realmente é entretenimento, muito medíocre e de péssimo gosto mas é capaz de divertir as massas. Só não acho que as pessoas deviam começar a viver suas vidas em função do programa quando ele começa, e ficar por aí morrendo quando ele está pra terminar, e todo ano vejo muita gente fazendo isso. O programa não é exclusividade do Brasil; aliás, a versão brasileira foi inspirada em versões estrangeiras que, acreditem se quiser, são ainda mais cheias de promiscuidade, mas então realmente, dizer que o Brasil é melhor ou pior por causa de um mero programa de televisão é ser, no mínimo, ufanista. O que eu desejaria não é que a Globo parasse de exibir (até porque a maior parte da grade do canal não é muito melhor em termos de conteúdo), ou para que as pessoas parassem de assisti-lo, porque cada um deve fazer aquilo que lhe dá prazer, mas apenas pra não inundarem a internet com todo tipo de babaquice relacionada ao mesmo, porque há que se respeitar o espaço dos que gostam e o dos que não gostam…

  197. Nossa! Que medo da pessoa que diz que o Brasil está ruim por causa do BBB! Aulinhas de história nele já!!!! rsrsrs

  198. tudo bem assistir um programa pra rir ou se entreter.. o problema é quando esse programa coloca um bando de desocupados numa casa pra brigarem como galos de briga e o povo( como a “redatora da UERJ”) achar o máximo. Por essas e outras que o mundo é assim, com pessoas “muito legais”.. deviamos ser todos chatos, não é? “redatora da UERJ”… ja to vendo que você não ta aprendendo muita coisa.

  199. Lendo alguns outro comentários, eu acabei por me lembrar de uma coisa relevante. Esse tal Big Brother Brasil na verdade tem sim um lado ruim que deve ser levado em conta. A cada ano que passa, cada edição traz consigo mais um escândalo, e todas elas são cheias de comportamento sexualmente explícito, bebedeiras, barracos, e todo tipo de comportamento que vão de encontro àqueles que uma sociedade pós industrial chamaria de “corretos”. Então, é totalmente compreensível que as pessoas queiram assistir ao programa pois às vezes, como colocou algumas postagens acima o senhor Wiliton Apolinário, não lhes resta alternativa para encerrar seu dia de trabalho pesado, mas nem mesmo isso serviria como pretexto para que o Brasil se torne uma terra de putarias, vagabundagens explícitas e atitudes condenáveis durante o tempo em que o programa é posto no ar

    • Sério mesmo? Então quer dizer que qd a pessoa sai na rua não vê nunca uma prostituta (em plena luz do dia), um bebado, um barraco… Ah por favor! E que começem a campanha: DOE UM LIVRO PRA QUEM NÃO ASSISTE BBB. Pra quem fala mal de um simples programa de televisão, vcs não percebem que perdem mais tempo com esses comentários idiotas do que quem próprio assiste o BBB?

      • Não é o fato de lá estar mostrando o q infelismente se observa ao vivo nas ruas que o faz um programa malefico para a sociedade. Programas pociciais fazem o msmo. Ocorre que o programa em questão em vez de recriminar determinadas condutas as fazem parecer bacana e na moda. O programa n é o responsavel pelos problemas sociais, mas como muitas outras coisas, e aqui de maneira mais grave uma vez que é tão difundido na sociedade contribui gigantescamente para PIORAR a condição social.

        Meu tempo investido em expor minha opinião que em um primeiro momento pode parecer tempo perdido sob um outro ponto de vida pode n ser uma vez que alguem pode vir a refletir com isso…

        Como Socrates… tento ser aqui uma abelha ferroando o cavalo inerte…

  200. Concordo plenamente.

  201. Que passassem algo melhor pra divertir o povo, então.
    Ou vai me dizer que é impossivel se divertir com algo mais legal e muitas vezes que adiciona algo?
    Esse é o ponto.

  202. Bravo!!! Falou tuuuudo!!!! Adorei!!!!

  203. Sensacional!!! Você disse tudo!!

  204. Nem li

  205. Eu tô aqui com uma vontade absurda de obrigar todos esses “cultos” de merda a ler o seu post! Falou TUDO, principalmente quando mencionou a politica brasileira. Botam culpa no BBB pq o país é uma merda? Putz, não sabia que estão rebaixando o BBB a nivel de propaganda eleitoral gratuita. É, parece que o negócio tá pior do q eu pensava. ;-) @Lekaracteres

  206. Penso que é possível se divertir com coisas inteligentes…o problema não é ser ou não ser culto; ver ou não ver cultura, é exercitar pouco a capacidade humana de inteligir. Bons humores como The big ben theory, family guy, seinfield, simpsons…enfim…, eles exploram o ridículo das pessoas, as vergonhas alheias e são sagazes…são humor e lazer de qualidade. Se o pessoal só escolher coisas ruins e baixas pra se divertir, é de se duvidar da capacidade de raciocínio, ou até mesmo da qualidade de sua vida social…

  207. Não consigo me conter pra aguentar todas as merdas q vc escreveu.
    Lendo seu textinho, percebe-se que mesmo que eu usasse meu tempo pra argumentar, o q seria muito divertido, você muito provavelmente não conseguiria entender, pra conseguir responder.
    Não sei o que vc julga ser prioritário na sua vida, mas por essa nota, da pra ter uma ideia, vou continuar tendo pena de gente como vc, e de todos os que te considerarem um gênio, um ídolo, um exemplo a ser seguido, querendo ou NÃO, isso você jamais será!

  208. Nossa!! “Fulanaporra”!!!… Bem q eu desconfiava que a UERJ (ui,sou da UERJ!!!SOU FODONA AIAI) já não é mais a mesma…

  209. E depois q li “FRALDE” affee, choquei!!!! Será que ele estuda na (ui ui ui) UERJ também?

  210. Bernardo Xavier da Silva

    Novo no pedaço! Concordo com o que você falou, entretanto assim como todos têm direito de assistir ao BBB, aqueles que não gostam também são livres para criticar. Concordo que é errado criticar QUEM assiste, mas eu posso falar que O PROGRAMA é um lixo, expressando somente a minha opinião. Assim como seria uma bosta um mundo onde faríamos apenas aquilo que nos “culturaliza”, também o seria se não pudéssemos criticar o que não gostamos, para onde iria a discussão?

    Muito bacana seu site!

  211. Ui, só sendo retardado pra assistir essa porcaria.

  212. E ninguém aqui tá dizendo que não vai ver essa bosta de bbb por não ser cultura… é pq é uma merda mesmo.

  213. Ah, e outra coisa…’ENTRETENIMENTO A GENTE TAMBÉM ESCOLHE, tem os bons, os ruins, e os Reality Show’

  214. Opaaa o povo quer sentir vergonha alheia? triste
    Vc quer assistir, um direito seu, problema seu, não pago as suas contas.Agora encher seus amigos com um monte de cometários sobre o programa e eu que sou chato? Ahh vá
    Veja e converse com quem está afim.
    Posso comparar com o povo sem-fone que nos obrigam a escutar suas musicas. Liberdade de expressão a sua e a deles.

  215. nem assisto, porque é entediante kkkkk

  216. Não confunda entretenimento com circo de palhaços, mon amour.

  217. Boa..falou e disse….hipócrita quem diz que não ver…são os primeiros a espiar…

  218. É ISSO MESMO, TEM GENTE QUE NÃO TEM NEM CORAGEM DE PEGAR UM LIVRO E LER E VEM FALAR QUE QUEM ASSISTI BBB NÃO É CULTO OU ISSO E AQUILO. CADA UM ASSISTE O QUE QUISER EU NÃO ESTOU NEM UM POUCO PREOCUPADA ISSO. ASSISTO MESMO, NINGUÉM PAGA AS MINHAS CONTAS PRA FALAR O QUE EU DEVO OU NÃO ASSISTIR. SE NÃO QUER ASSISTIR NÃO ASSISTA E PRONTO NÃO PRECISA FICAR FAZENDO CRÍTICAS A QUEM ASSISTIR.

  219. Discordo completamente. O grande problema que vejo no BBB, e o motivo pelo qual acredito que esse programa virou motivo de crítica de boa parte da população (sejam eles o tipo de pessoa que esse texto cita genericamente, ou não), é influencia altamente deseducativa que ele gera. Existem diversos programas de entretenimento por aí, de Programa do Jô a Pânico na TV… o que os diferencia é a forma de humor, e sua origem, ou seja, o que gera o referido divertimento. Comparar piadas inteligentes de alguns programas, com prostitutas de biquini e insinuações de futilidade e a intensa deseducação social que essas formas de ‘humor’ geram é que é o cerne da questão, e o motivo pelo qual novelas e reality shows são alvo de intensa crítica. Se a nossa sociedade hoje é fútil, mesquinha, egoísta, sensacionalista, superficial, e cuida demais da vida alheia, boa parte da culpa vem da maior máquina de influência da atualidade: a televisão. E isso vale mesmo pros que alegam não assistir esses programas; afinal de contas, se eles não assistem, seus colegas de trabalho, vizinhos e amigos podem assistir, e assim a sociedade vai se formando: através da convivência e do compartilhamento dos comportamentos adequados/inadequados aos quais somos expostos.

  220. cada um com sua quarta série concluída, ou não.

  221. Ai gente se nao gosta de BBB foda-se nao assistr,vai fazer sexo,fumar ver filme,ver disney para de ficar criticando,cada um com sua opniao,nem sei pq entraram nessa pagina,ta achando ruim reclama com a globo,agora chamar as pessoas q assistem de idiotas nao vai levar ninguem a nada,eu gosto de BBB e vc gosta de maconha e dai?cada um com sua vida,seus pensamentos e atitudes,ao invez de fazerem criticas vao lavar roupa bjssssssssss

  222. se é FRAUDE ou nao e dai?eu assisto gosto,tem gente q apaixona problema,se odeia probema,Panico tbm é idiota,mas tem gente q gosta nao posso fazer nada,cada louco com sua loucura!

  223. Não muda o fato que esse probgrama influencia as piores coisas da sociedade brasileira. ah. e ele é uma bosta.

  224. Caceta, tem mais gente postando criticas ao artigo aqui aqui do que assistindo TV Cultura! Que estranho! BBB mexe com os brios, mas não aumenta a audiência dessa maravilhosa TV!

  225. “Se o pessoal só escolher coisas ruins e baixas pra se divertir, é de se duvidar da capacidade de raciocínio, ou até mesmo da qualidade de sua vida social…”

    Condordo!

    A questão não é vir aqui para criticar quem gosta! O importante a ressaltar é que o comportamento de cada um reflete nas escolhas no futuro e isso dependo do que você vê, come, veste…e tudo isso acontece como??? pela manipulação que cada um sofre na sua experiência de vida, isso é obvio!!!! Tudo é manipulado pela mídia. Todos nós sofremos com essa manipulação mas vai de cada um escolher o certo para si de acordo com o discernimento que tem e sofrer com as consequências…se a pessoa que gosta e assiste tudo bem, mas que tenha discernimento e senso comum em saber no que o programa tem a oferecer não importando se for fútil ou não.

  226. É UM LIXO E PRONTO!

  227. Bando de otários e baba ovo do Bial, da Globo e dos participantes ! ! Só nu BRASIL mesmoo !! Capeta !

  228. Parabéns falou tudo!!!!

  229. O problema não é o BBB, o futebol, o carnaval, a novela, o problema é o panis et circensis. É o fato de que as pessoas não conseguem analisar o que assistem e são influenciadas completamente por esse tipo de programa, se alienam. Não falo de todos os brasileiros, mas a grande maioria é assim. Afinal, nada melhor do que ter uma Copa do Mundo no ano de eleição, não é mesmo? Quem presta atenção na corrupção quando o Brasil está jogando? Quem lê as notícias importantes no jornal quando tem algo sobre o BBB? Esse é o problema.

  230. Lucas Nery

    Você está coberta de razão em todos os aspectos, o único problema que penso em minha mera opinião é o fato da alienação e sobre certa influência sobre uma grande massa da sociedade que não tem o mesmo conteúdo e discernimento de pessoas como você para separar o que seria um lazer para até mesmo uma forte influencia no cotidiano das mesmas, fora isso, viva o BBB, a ignorância da sociedade e políticos corruptos.

  231. Kamila Silva

    Não é questão de ser um programa de cultura ou não, mas de escolha. Se eu não gosto e eu digo meus argumentos por não gostar, qual o problema?
    Eu conheço amigos que assistem e nem por isso perdem a cultura que têem, é tudo questão de opinião, só.

  232. Concordo com vc, mas se vc tivesse escrito com menos palavrões e de forma mais “culta”, seu texto seria perfeito, mas toda essa “revolta” só baixou o nivel, diminuindo sua autoridade :/
    mas assiste BBB quem quer…

  233. Marcus Lotfi

    Te falar…Eu acho BBB uma bosta…Do mesmo jeito que eu acho trânsito uma bosta, do mesmo jeito que eu acho a Preta Gil uma bosta, do mesmo jeito que eu acho o programa Esquenta, em sua maioria, uma bosta, do mesmo jeito que qualquer ser humano acha qualquer coisa uma bosta…Eu adoro House, e tem um monte de gente que acha uma bosta. Eu adoro Belchior, e tem um monte maior ainda de gente que acha uma bosta muito mais fedida…
    .
    Normal, isso…O que não é normal é querer convencer o outro a pensar igual a você. Quer dizer; normal, é, infelizmente.
    .
    Quem quer ver BBB, que veja, ué…Contanto que não queira me obrigar a ver e dizer que é bom. Aqui em casa, eu odeio e minha mulher meu filho adoram…Comprei o Pay Per View desta porra…Puto, mas comprei.
    .
    Porque isso sim é democracia. É respeitar a decisão do outro mesmo que isso nos contrarie.
    .
    Bacana o texto e apóio quem quer divulgar uma causa no Facebook. Apoio quem quer falar qualquer coisa…Mas essa galera aí…só quer mesmo é xingar muito no Twitter…
    .
    Puta falta de sacanagem…

  234. Não, o Brasil não está do jeito que está por causa do Big Brother.
    Ora! Do mesmo jeito que algumas pessoas têm o direito de gostar e comentar sobre, outras pessoas têm o direito de não gostar do programa e não gostar dos comentários.
    Não vejo nada interessante nesse programa, nem vejo entretenimento algum, por isso não assisto e não me sinto superior a ninguém por causa disso. Tenho esse direito? Ou só por que as pessoas não gostam que eu critique o “roteiro” sem vergonha do Programa eu devo calar minha opinião? Cada um com sua opinião, com suas críticas e no seu lugar. O que falta é a população se respeitar.

  235. Parei de ler no UERJ melhores faculdades do Rio

    • Parei de ler aqui:

      “Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém.”

      Acho que estava na segunda linha…

  236. Gosto é que nem braço, tem gente que não tem…!!!!!!!

  237. 1º Esse artigo é um LIXO total, absurdo, só mostra mais uma pessoa alienada;
    2º É um insulto a dignidade humana;
    3º Faz pessoas ficarem HORAS olhando essa merda ao vivo;
    4º Discutir quem vai ganhar esse jogo, mostra sim, que você não é uma pessoa instruída;
    5º Já me falaram até que assistem para analisar o comportamento humano.. ¬¬ PQP;
    6º Sim, deveria chegar em casa cansado e ir estudar;
    7º Esse artigo é um LIXO total;
    8º O sistema político de um povo q da muita audiência para o BBB só pode ser uma merda! porque o POVO é BURROOO;
    9º Não é questão de odiar o BBB, 95% da televisão Brasileira é uma merda total;
    10º O BBB é o alvo, porque é o que está na mídia;
    11º O próprio apresentador não gosta do programa;
    12º Esse texto é um lixo total;
    13º Isso é entretenimento pra você???????????????????????
    14º UERJ???????????????????????????
    15º vc é formada, trabalha e usa Twitter???????? – SER SOCIAL, não significa ter um perfil online.
    16º vc quer convencer quem com esse texto? pessoas do ensino médio????????????
    17º PQPPPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!
    18º olhe em volta, existe coisa melhor pra se fazer;

    é difícil eu querer expor minhas ideias assim, mas esse texto forçou.
    tentei fazer com uma linguagem clara, fácil, e não cansativa, pra fluir com seus leitores.

  238. naosou ingnorante que nem vcs!!!

    voê só pode ser muito burra para escrever algo assim!!! bbb eh coisa de ignorante brasileiro POBRE E ANALFABETO QUE NAO TEM VIDA SOCIAL E FICA VENDO A DOS OUTROS!!! vai ler um livro!!! Obvio que ler faz diferença!!! nao ler quem quer!!! ler quem pode e quem sabe!! vc provavelmente nao leu porra nenhuma na sua vida e se eu desse um bom autor agora vc diria que eh chato ou coisa assim!!! IGNORANTE FILHO DE PUTAAAAAAAAA QUE NAO FOI PRA ESCOLAAA!! VAI SE FUDER SEU MEEEEEEERDA FUDIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  239. Falouu tuuuuuuuuuudo que eu queria falar!! é tanta gente idiiota que abre a boca pra dizer que não assiste BBB acreditando que eles se tornam o máxximo por isso! Isso me dá muita pena!

  240. Concordo com você até certo ponto, sou a favor do respeito e acho q todo mundo assiste o q quiser, mas é difícil achar algo de digno em um programa q vangloria músculos e traseiros grandes em detrimento da educação e do respeito. é verdade que ninguém deve falar de BBB e dizer “vai ajudar os pobres em vez de assistir esse lixo” mas você não pode dizer que há algo de respeito nesse programa bobo. mas no final, ele é apenas consequência de uma sociedade fútil que vangloria bundas, não é mesmo?

  241. Também não estou nem aí para filosofia ou para a crítica social, quando assisto televisao. O problema é que BBB, assim como as novelas e outros programas, é entretenimento de baixissima qualidade (ao menos para o meu gosto), me irrita, ao inves de distrair. Assim como as novelas (são folhetim, dramaturgia da pior qualidade), Zorra Total, Trapalhões, Faustão…

    Acho que é possível encontrar entretenimento de melhor qualidade. Ok, na tv brasileira fica dificil, mas na tv de outros paises como os EUA, Inglaterra, Canadá e ate a Suécia existem muitas boas producoes (nao estou falando de todas, mas de algumas) que conseguem encher uma programacao pessoal de umas 2 horas por dia de tv. Quando nada sao absurdamente melhores que BBB e novelas. Exemplos: series como Homeland, Sherlock, The Good Wife, Downton Abbey, Borgias, Boss, Dexter, House, Luther, Wallander…

    • Meu, esse é o SEU gosto, o que não quer dizer que é o certo a ser visto na tv… Vc gosta disso? Ótimo, veja então… Vc não gosta de BBB? Ótimo, então não veja!!! Para de achar q os outros estão errados de assistirem BBB ou qualquer outra coisa q vc não gosta. Cada um tem um gosto, e isso deve ser respeitado!!! É simples…

  242. Disse tudo amiga, muito obrigada!

  243. levindo rodrigues de medeiros neto

    ” É LAMENTÁVEL LER O DEPOIMENTO DA NATÁLIA RELATANDO SOBRE A FUTILIDADE DE QUEM NÃO GOSTA DO BBB, ELA ESTA TÃO DESEQUILIBRADA QUE SE ESTIVESSE COM UMA METRALHADORA EM MÃOS , COMETERIA EM PRAÇA PUBLICA UMA CHACINA CONTRA QUEM FALAR MAL DO BBB. MINHA FILHA APRENDA QUE EM UM REGIMENTO DEMOCRÁTICO, TODOS TEM O DIREITO DE OPINAR SE GOSTA OU NÃO, DESDE QUE NÃO ATINJA A MORALIDADE DO PRÓXIMO, E BEM DA VERDADE EM MINHA OPINIÃO, VOCE FEZ FACULDADE PARA PUXAR CARROÇA ? É OPINIÃO DE DUVIDA SOBRE SEUS NEURONIOS

  244. Não estou assistindo o BBB pq não tenho tempo, mas amei o texto. Comecei acompanhando pelo twitter e já me diverti e passei o meu tempo só de ler as coisas que estavam acontecendo. Parabéns pelo texto.

  245. Por que as pessoas que assistem bbb tem tanto complexo de inferioridade?
    O programa é tao merda que quem assiste tem que dizer em alto e bom som “OLHA GENTE EU ASSISTO BBB E NAO SOU IDIOTA OK???”

    Vou fazer uma comparaçao: eu adoro MMA.Assisto TUDO de mma, nao somente UFC- bellator, jungle fight, strike force, TUDO.

    Mas eu tenho consciencia do que as pessoas dizem :”anh mma é pra barbaros, isso nao é esporte”, “ahn isso é coisa de viado monte de homem se agarrando”

    E sabe o que eu penso disso?F-O-D-A-S-E !!!!
    Vou continuar assistindo e comentando E FODA-SE O QUE DIZEM
    NAO PRECISO REPETIR PROS 4 CANTOS DO MUNDO “OLHA GENTE EU VEJO MMA MAS TAMBEM VEJO FILMES DO COPOLA, SCORSESE ,FAÇO ENGENHARIA NUMA FEDERAL VIU?? NAO SOU BURRO NAO!!!”

    NAO PRECISO ME JUSTIFICAR PRA NINGUEM- ASSISTO PORQUE GOSTO E PRONTO

    ENTAO PRA QUE DIABOS VOCES PRECISAM O TEMPO TODO FICAR REPETINDO QUE NAO SAO IDIOTAS??
    ASSISTE?GOSTA?PROBLEMA É TEU
    MAS NAO VENHA DEPOIS RECLAMAR DE QUEM NAO ASSISTE- NAO SOU PSEUDOCULTO, PSEUDO INTELECTUAL SO PORQUE NAO COMPARTILHO DESSA MERDA
    O PROGRAMA É UMA MERDA- A MESMA MERDA HA 12 ANOS
    MAS TEM GENTE QUE GOSTA FAZER O QUE?PROBLEMA É DE VOCES

    SO NAO VENHA COM ESSE PAPO DE QUE QUEM NAO VE É HIPOCRITA PORQUE NAO FAZ ISSO OU AQUILO, NAO LE OU QUER DA UMA DE BONZAO
    NAO ASSISTO PORQUE MEU CEREBRO NAO FOI ACHADO NO LIXO PRA EU DISPERDIÇAR VENDO ESSA PORCARIA.SE VOCE NAO CONCORDA E QUER CONTINUAR ASSISTINDO VA EM FRENTE

    NAO VOU TE OBRIGAR A PARAR DE VER – ASSIM COMO POR MAIS QUE VOCE CRITIQUE,FALE MAL E XINGUE, NAO VOU PARAR DE VER MMA – PORQUE EU CURTO O PROGRAMA E FODA-SE O RESTO
    MAS PELO VISTO OS FANS DE BBB SE SENTEM CONSTRANGIDOS DE VER ESSA PORCARIA
    E PRECISAM REPETIR PRA SI MESMOS QUE NAO SAO IMBECIS.FAÇAM ISSO MAIS VEZES QUEM SABE UMA HORA VIRA VERDADE!!!

  246. A questão não é metido a culto vs. pessoa normal, BBB é um estupro mental e sempre será. Dá pra se entreter sem ter que ver merda, sem ficar vendo a vida desinteressante de gente desinteressante. Vão ver uma série de comédia, sei lá, ou continuem no circo aí.

  247. Eu não assisto BBB por opção. Prefiro perde meu tempo na net do que na TV.

    O BBB é só uma forma de as pessoas terem assuntos pra fala no dia de amanha. Todo mundo fala da vida de outra pessoa. E o BBB é exatamente pra isso, pra se fala da vida de outra pessoa, quem ela foi no passado, de onde ela veio, como ela é, e quais as atitudes dela, assim como no dia a dia. A grande maioria das pessoas fala da vida de outras pessoa, falando bem ou falando mal, criticando ou admirando.

    Até mesmo quem critica os que assisti BBB ta falando da vida de outras pessoas, e do que elas gosta de faze ou de assisti. O BBB é isso, um programa pra se fala da vida de outras pessoas. E as que criticam, estão fazendo EXATAMENTE o mesmo. HIPÓCRITAS

  248. “…Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém…”

    Não consegui passar daqui. Eu devo ser um chato mesmo!

    Brasil il il il! E um hip hip hurra à liberdade de expressão!

  249. Texto perfeito!!! Cada um no seu quadrado… Porque que as pessoas insistem em te convencer do q vc deve ou não gostar? Cada um vê o que quer, na hora que quiser e não deve satisfação pra ninguém!!! Se você não gosta, não assiste, simples. Agora eu vejo uma hipocrisia tão grande… Nessa época de BBB aparece um monte de gente que preza pela cultura, defendendo a intelectualidade e a cultura, etc… E cadê essas pessoas no resto do ano? Cadê as atitudes desse monte de gente metido a intelectual no dia-dia desse país? Vocês sinceramente acham que a existência ou não do BBB vai mudar o Brasil? Vai tornar as pessoas mais cultas, intelectuais? Faça-me o favor… Parem de ser hipócritas ou coloquem em pratica, então, a intelectualidade de vcs… Ah, só pra falar, sou médico, estudado, viajado, e adoro ver o BBB… E isso não me torna uma pessoa pior…

    • Mais um que precisa de auto-afirmação para “justificar” os motivos de ver o Big Brother!!! Assuma sua posição, prá que dizer: “sou médico, estudado, viajado…” te pergunto: e daí? Não muda o fato de que apesar de tudo isto você tem mal gosto…

    • Texto perfeito ???….. kkkkkkkk,….. Você é médico ??… E ? ainda bem né, terá assunto pra falar com seus pacientes, já que com certeza 90% deles assistem BBB…. fica com Deus seu médico de merda ….

  250. Desocupados, alienados,ignorantes,manipulados,cúmplices da futilidade e miséria desse país…escravos da pior emissora da nação, fantoches políticos responsáveis (dentre ouros) pela situação do nosso Brasil o qual eu tenho a vergonha de compartilhar com os imbecis espectadores desse lixo televisivo…Sim, sou muito culto para ver BBB.

    • É isso ai!!!!! Pois a autora do texto parece dizer assim: “é tudo um lixo mesmo então vamos nos entregar à sujeira!!!”

  251. Não entendi a relação entretenimento/ausência de conteúdo. Um bom filme não entretém? Um bom show? Um programa de variedades? Ninguém disse que, no lugar de se entreter, as pessoas devem estudar, mas pq não se divertir com algo menos superficial?

  252. Fralde não dá hein meu amigo….

  253. Pedro H. Batouli

    ui, ela se revoltou.

  254. Parabéns Natália, vc, redatora da UERJ, está aderindo a mentalidade anti intelectual e anti acadêmica tão predominante aqui no brasil. Tiro no pé, nem um pouco né?

  255. Me desculpe, não te conheço, não tenho opinião formada sobre você, mas acessei esta tua opinião porque sou um dos “chatos” que não gosta de BBBs e um engraçadinho (amigo meu) resolveu compartilhar sua opinião numa rede social. Aí sou obrigado a dizer algumas coisas, primeiramente, se eu tenho bom gosto e não vejo estas merdas o problema é meu! Se milhões preferem esta merda a ler um bom livro, ver um bom filme ir a uma peça de teatro o problema é delas e eu estou pouco me “lixando” para elas, a vida é delas, e diferente de quem vê BBB eu não quero bisbilhotar a vida de ninguém, muito menos de pessoas tão desinteressantes assim. Ah sim, peças de teatro, cinema de qualidade e bons livros também podem ser taxados como entretenimento, só que produzem algo muito melhor na s pessoas, porque seu texto passa a impressão que ter cultura é ruim, é crime, o bom é ser boçal (para não perder tempo, boçal é com ç mesmo)!!!. Agora alguém ter que se auto-afirmar dizendo “sou redatora e faço parte da UERJ” me parece algo característico de alguém que acha que para sua opinião ser ouvida é necessários apresentar credenciais. Não preciso disso, posso ser um lixeiro ou posso ser seu professor na UERJ, pouco importa, o que importa é que para mim eu decido o que é bom e o que é ruim, e para mim o tal BBB é uma das piores coisas que a TV brasileira já produziu!!!.

  256. As pessoas podem assistir o BBB. Só não podem dizer que é um programa bom. Eu gosto de coisas de gosto duvidoso, mas não saio por aí dizendo que é bom.

    Mas é um fato que entretenimento de qualidade não faz mal à ninguém. (O que não é o caso do BBB, a terra de hipocrisia)

  257. “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ”

    A qualidade de nossas universidades está caindo consideravelmente…

    • “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ”

      A qualidade de nossas universidades está caindo consideravelmente…[2]

      O que acho engraçado é algumas pessoas bem instruídas, formadoras de opinião, apelarem para um jargão popular do tipo “foda-se caralho” só para expor uma idéia, e ganharem vários adeptos (se bem que acaba sendo inteligente, já que a massa bovina sequer consegue analisar dois pontos diferentes).

      Eu não concordo com esse post. Não é só o grupo colocado pela autora que não gosta de bbb.

  258. Pode chamar pedantismo , pode falar que eu quero ser intelectual. Mas eu acho BBB um lixo e isso não tem ligação com quantidade de livros ou tão culto ou não eu sou. Só acho que já deu oque tinha que dá. Parei no terceiro e acredito que seja uma “fralde” mesmo. Escutar música é mais divertido que ver uma dúzia de pessoas vivendo entro de uma casa. Psicólogos acham legal para analisar comportamento.. Mas como analisar algo fake? Tenho que discordar da autora do post. No meu caso é opinião formada através de análise do quanto esse programa acrescenta para mim. Que diga-se de passagem, não significa nada. Todo respeito para quem gosta só não tente dividir isso entre os pseudos-intelectuais e os que nem completaram o ensino médio, Respeite as escolhas e como ninguém ó obrigado a fazer e gostar de um monte de coisa com esse programa não pode ser diferente. Obrigado pela atenção.

  259. Quem será q ganhou a imunidade hein? KKKKKKKKKKK
    Brincadeiras a parte… cada qual com seu gosto galera, quem somos nós pra julgarmos o que o outro gosta ou deixa de gostar? Vamos cuidar da nossa vida que ganhamos mais!

  260. Eric Arrais.

    Nossa, opinião inédita essa hein?
    A mesma ladainha desde o primeiro Big Brother.
    Pensei que fosse ler algo diferente dessa vez …

    Só pra constar, detesto Big Brother. Não critico quem assista como passatempo, mas essa
    não é a realidade da maioria que assiste a esse programa. A realidade é que esse programa se torna a vida de quem assiste, e é ai que mora o perigo.
    Esse problema, no entanto, não tem solução. Basta ver a reação das pessoas frente a novela das 9, por exemplo. E essa passa o ano todo.

  261. O BBB é a continuação da novela das 8. Como o povo adora esses folhetis a Dona Globo muito malandra, arrumou um jeito de colocar todo aquele trama, mas sem falas decoradas (só nao têm morte e casamento, isso acontece aqui fora).

  262. pedro bial viado

    quer rir minha querida? compre um livro de piada, e não va assitir essa porcaria, mente pequena do carai

  263. Olha,eu acredito que “cultura” e “inteligência” não se mede nem por ver determinados programas ou ter certos diplomas, até porque existem várias formas de inteligência. Eu acredito que julgar alguém que assiste bbb como “sem cultura”, “burro”, “alienado” ou qualquer coisa do tipo é muito preconceito, e pra mim, preconceito é burrice. Eu não acho certo é claro aquelas pessoas que são vidradas em big brother, que passam horas mandando milhões de sms pra eliminar alguem (e outra, falaram aí em cima que a pessoa “gasta” para eliminar alguém. só se ela mandar sms, porque você pode votar pela internet de graça, fica a dica), que não tem outro assunto. Isso eu acho errado, mas ver simplesmente por ver, eu não acho nenhum grande mal, ou nenhuma “redenção à alienção” ou qualquer coisa do tipo. Eu vejo bbb as vezes sim, e nunca me senti menos inteligente por isso. Até porque é um programa de mais ou menos uma hora, não é como se fosse algo que você quisesse ou fosse forçado a ver o dia todo (a não ser quem tem pay per view e ESCOLHE pagar). A maioria das pessoas (eu espero) tem noção de que aquilo é só uma distração, que não pretende mudar a vida das pessoas ou acrescentar nada (tá que eu acho muito legal reparar em como o ser humano age em relação as coisas que vão aparecendo, como as pessoas mudam,mas enfim, sou eu) . Se você gosta de passar essa hora fazendo outra coisa, útil ou não para seu cérebro, ótimo, parabéns para você.

    Só que eu acho muita arrogância da parte das pessoas sair apontando dedos e culpando quem assiste BBB como se fosse o câncer da sociedade brasileira. Todo mundo sabe o motivo do big brother fazer sucesso é a coisa que os seres humanos tem em observar e julgar os outros, fato. Até porque, eu li pelos comentários e o que todo mundo tem mais feito aí foi julgar um e outro, formar uma opinião sobre o que um e outro escreveu,e isso é basicamente o que as pessoas fazem todo dia vendo BBB: ouvindo o que as pessoas de lá falam, vendo as discussões e tomando uma opinião baseada no seu conhecimento sobre o assunto (ou a falta dele). As pessoas (algumas pessoas) se envolvem com as pessoas que estão lá dentro, e cabe a ela ter o bom senso de saber o quanto deve se envolver por um programa de TV.
    Simples , né?

    Eu não acredito que TUDO no big brother seja armado. É claro que a globo edita umas coisas que podem alterar as opiniões, sim, mas eu duvido muito que seja um “roteiro”. É claro que quando você vê, na globo, meia hora só mostrando as coisas “importantes” tudo parece muito óbvio,mas a verdade é que no big brother eles (os participantes) passam um bom tempo sem fazer nada, dormindo ou alguma coisa assim. Eu acredito que se fosse uma “novela” ou algo do tipo, eles se preocupariam em dar entretenimento o tempo todo, para quem PAGA por isso principalmente. E as pessoas chamadas hoje em dia não são pobres porque gente, a verdade era: tinha um pobre no big brother, as pessoas pensavam logo “vamos votar no fulando para vencer porque ele é pobre e precisa mais.”, se você parar para pensar aquilo era a forma perfeita de manipulação. Todo reality show precisa de um “coitadinho” e o BBB eliminou isso. A verdade é TODO MUNDO “precisa mais” (a não ser que você seja o Eike Batista rs) de um milhão de reais. E só se trata disso, um monte de gente se estrepando, botando a cara pra bater e ficando trancado numa casa com mais um monte de gente pra ganhar um milhão. TCHARAM! Não precisa transformar isso numa grande análise sobre a situação do país. Infelizmente, o BBB não é a causa da alienação das pessoas, ou do surgimento de cantores tipo Michel Teló como muita gente disse. Se fosse simples assim, as pessoas seriam alienadas de janeiro até março e depois todos os brasileiros voltariam ao “normal”. Não gente, não é assim. E não é só no Brasil. Nos outros países existem reality shows tipo BBB e até mais idiotas que BBB (meu primo tem tv a cabo e tem um programa que passa reality shows “enlatados” dos Estados Unidos, Inglaterra e etc o DIA TODO, sério). E não é só no Brasil que existem cantores com músicas vazias que fazem sucesso. Pelo contrário, falam tão mal do Michel Teló ser sucesso lá fora, mas já pararam pra pensar em quanta merda faz sucesso aqui?
    E não é só no Brasil que a política tá uma merda e os políticos são ruins.

    Pra mim essa visão da “grama do vizinho ser mais verde” que é ruim e atrasada, esse hábito enraizado de alguns brasileiros de AINDA acharem que desonestidade é parte do DNA brasileiro, não do ser humano.Aí fica essa divisão entre essas pessoas que acreditam que nada vai mudar e nada faz e essa gente que acredita que se fosse nos EUA tudo seria diferente e blábláblá, como se lá não pudesse ter mais gente manipulada e ainda mais manipulada que no Brasil.

    Enfim, o grande MAL de todo mundo é a falta de respeito ao outro. Não basta não concordar, precisa falar mal, julgar, ofender, criar rótulo. Tanto de quem não vê BBB para quem vê de “manipulado”, “burro” tanto para de quem vê para quem não vê de “chato” “pseudo-intelectual” e etc.E como se não bastasse toda a chatice, precisa ainda colocar politica no meio (e sim, eu acho política um assunto muito chato, que eu só vejo/ me interesso porque é necessário. Se quiser me achar burra por isso, vá em frente)
    E bom, se isso anima tanto os ânimos políticos das pessoas, ÓTIMO! Esse ano tem eleição, eu espero que todo esteja tão animado de falar disso como se fala de BBB, porque discutir sobre política é MUITO chato,mas é necessário.

    A coisa é: eu vejo BBB de vez em quando, e isso nunca me impediu de ler, de ver um filme “cabeça” , de me informar e saber do que tá acontecendo no mundo. É possível fazer as duas coisas sabe? Não existe só o idiota que vê BBB ou o culto que prefere ler um livro.
    Parem de se prender tanto a rótulos e preconceitos gente, sério. Não leva ninguém a nada, não acrescenta a nada. É mais inútil ainda do ver BBB

  264. Lucas Pimentel

    Não assisto BBB porque não é cultura, mas porque acho babaca mesmo.

  265. Ao ler alguns comentários notei a insatisfação das pessoas em relação a alienação que os brasileiros se submetem ao assistir ao BBB. Tem pessoas que assistem ao BBB e não são alienadas ok? A alienação dos brasileiros devido ao BBB e programas semelhantes a este é um problema que vai muito além do que nossa TV BRASILEIRA transmite, é questão de educação. Para se criticar, para expressar opiniões, para interpretar as mensagens que a TV BRASILEIRA passa e não se deixar alienar pelas bobagens que passam na TV ou que se ver em qualquer outro lugar é preciso educação!!! É o que falta no Brasil!
    É interessante também que as pessoas comecem a respeitar as preferências das outras. Se você prefere ouvir músicas, ótimo, o BBB ou quem assiste ao BBB está te impedindo de escutar suas músicas? Então, já que você prefere escutar música ou assistir a um filme de comédia, não vejo problema nenhum alguém assistir ao BBB. Cada um com suas preferências, simplesmente não assistir ao BBB não te faz melhor ou pior, mais inteligente ou menos inteligente!!

  266. Pois aqui na Italia existe o bbb e nem por isso deixa de ser um pais sem cultura… sou de acordo faço minhas as suas palavras.. Programas como BBB nao quer Dizer Cultura mais Entretenimento!! Cultura va buscar nos livros ! Somos livres de nossas escolhas!

  267. o complicado do BBB é que a gente reclama da nossa vizinha velha que é fofoqueira, mas fica la todo dia dando uma “espiadinha” na vida de x desconhecidos, em situações “reais”…
    meio hipocrita pra mim…

  268. BBB é a imagem do atraso mental desse país. Sinto muito, alguns podem assistir com moderação, mas você sabe o quão isso representa na vida de outros.

    Quem dera se pelo menos 20% dos que assistem BBB levassem isso só como um simples programa de entretenimento. Negativo, as pessoas estão cada dia mais obssessivas por esta ridicularidade da televisão brasileira, ocupando sua mentes com o beijo que a fulana deu no fulano ontem, com a briguinha dos dois playboys na semana passada, com o gay que vai entrar na casa.

    Desculpe, mas relaxar assistindo BBB é o relaxamento mais pobre que você pode ter em sua vida. Talvez seja a única opção para algumas pessoas, respeito, assiste quem quiser, mas que é um atraso cultural, é.

  269. cara, q texto mal escrito, my god!!!

  270. Eu acho uma merda e não suporto aquilo. Quando alguém começa a falar disso na TL do meu twitter ou no meu FaceBook excluo o individuo (assim como em tudo que é assunto).

    Cada um tem direito a ter sua opinião, eu tenho a minha e deixo os outros terem a deles mas bem longe de mim. :D

    E pra passar o tempo eu prefiro jogar xBox :D HASUAHUSA

  271. ALAN NAGAMINE

    Que bosta de texto.

  272. Vejo de outra maneira essa questão, mas não é por isso que entendo que você está errada.
    Segundo pesquisas esse programa arrecada muito mais dinheiro em dois meses do que o criança esperança em um ano! Realmente, é muito mais atraente assistir BBB do que o outro programa, porém é uma injustiça que as pessoas dêem mais dinheiro para um programa que não visa o bem de ninguém a não ser dos finalistas e do responsável por ele existir, o qual deve estar muito rico!
    Mas enfim, esse é o mundo capitalista ao qual pertencemos, cheio de injustiças. Realmente, ganha mais dinheiro um programa de fofoca que expõem a vida intima dos brothers, algo que os brasileiros amam. Enquanto isso, um programa sério que visa uma melhoria na vida de diversos jovens no Brasil é considerado como chato e não atrai muitos investimentos.

  273. Realmente eu nao li nada, nao completei nem o segundo grau e realmente só critico BBB pra me sentir superior e melhor que os outros.

    Não tem relação nenhuma com o fato de destruir qualquer tentativa de se transmitir valores que família brasileira ainda tenha. Afinal realmente dar um prêmio de 1 milhão de reais pra quem consegue ficar numa casa por mais tempo andando seminu e bebendo e tramando contras as outras pessoas que co-habitam a casa é o tipo de coisa que todo brasileiro precisa ver.

    Com certeza nao tem nada a ver com o fato de que ao invés de a pessoa chegar em casa e ter acesso e instrução sobre como ajudar a realidade medonha em que nos encontramos, ela passe esse tempo descobrindo quem falou mal de quem e quem ganhou a prova do líder.

    E claro que estou tentando provar que estou acima de futilidades já que cada um assisti o que quer e e quemmvê BBB só procura entretenimento. Problema é 3/4 da população nao sabe diferenciar o tipo de informação que deveria buscar. E quando se usa um esquema vil como este pra anestesiar mentes desta população… Eu só espero que aqueles que tem educação o bastante para saber o mal que um programa como esse produz sendo exibido em tv aberta faz, nao postem sobre o mesmo na minha timeline.

    É realmente pedir muito?

  274. fato!! e o pior que muitas dessas pessoas que não assistem bbb dizendo ser cultas…. chega domingão e ligam a TV pra assistir o que?? “fausto silva” “silvio santos”…. pqp ……

  275. bom, pra mim palavras de pessoas que escrevem como “anonimos” não tem credibilidade nenhuma….!!!! então desconsidero 100% tal comentário acima…!!!

    2) vcs “cultos” estão criticando a Natália por não respeitar a opinivão dos outros por não gostarem de BBB. Ao mesmo tempo chamam de louca, que o artigo é um lixo…. como podem cobrar respeito de suas opniões se não fazem o mesmo?

    3) não assito BBB, mas também não critico quem assiste, pois realmente considero um passatempo…para quem gosta…!!!

    4) e perder todo esse tempo discutindo assuntos como esse (e me incluo nisso) é a maior prova da falta de cultura que podemos ter…. pq estão perdendo tempo com isso em vez de estarem lendo um bom livro ou assitindo um bom filme “ó grandes intelectuais”???

  276. Gente, gosto é igual CU, cada um tem o seu! Que mania ridícula que as pessoas tem em criticar o gosto alheio! Como de fossem seres superiores… Fala sério! A vocês que perdem tempo falando mal seja lá do quê for, VÃO CATAR COQUINHO!

  277. Maria Raquel

    Só não precisava dizer que faz parte de uma das melhores universidades do Rio, mostrou que voce também faz questão de deixar claro que faz parte do time dos cultos.

  278. Ráááááá Yé Yé, assunto polemico, envolvendo a paixao de alguns e o odio de outros = muitos comentarios, audiencia pre-fabricada, salci fú ‘fu, pegadinha da malandra yé yé .kkkkkkkkkkkkkkk

  279. O que eu poderia esperar além disso, de uma pessoa que assiste BBB?

    Não sou mais culto ou menos que ninguém, apenas tenho gosto diferente e superior!

    Ou melhor, quiçá.

    Agora, de produtivo, isso tem alguma coisa? Se me mostrarem que tem, eu calo a minha boca.

    Sem mais,

    Att,

    Pendant!

    • Quem disse que o BBB é programa de instrução? BBB é criado unicamente fazer dinheiro. Não é laboratório para estudo de comportamento social (São ações provocadas) nem visa promover instrução a qualquer que seja e só é entretenimento no último caso. Se o BBB não der audiência ele não dar dinheiro e logo, não há razão para ficar no ar. Já fizeram os cálculos com É uma novela forjada com base nas ambições de cada participante e, no máximo, uma adaptação barata de George Orwell, 1984, na qual descreve uma sociedade sob constante vigilância das autoridades (O Grande Irmão), que por meio da teletelas (telescreen), são constantemente lembrados pela frase do Estado: “o Grande Irmão está-te observando” (do original ”Big Brother is watching you“). Então, assistir BBB, pica-pau, jogar vídeo Games, assistir Silvio Santos, são formas de entretenimento e cada um acha graça no que gosta mais. Agora, quem espera nesses programas algo coisa está perdendo seu tempo. Vá ler um livro mas, há quem prefira fazer compras. O ato inteligente é ter consciência disso.

      Paulo Filoteus (facebook) http;//salnaterra.webnode.com

      • Meus parabéns pelo seu comentário Paulo! Um dos melhores de tudo isso aqui, concordo 100%!

  280. Concordo com o Diego Galofero.
    É só mais uma forma de alienação e mais uma atração de nossa política de pão e circo.
    Nada com dar comida e algo sem sentido para eles assistirem para ficarem quietinhos!

    Essa é a minha opinião e não vai mudar!

  281. Argumentos digno de um telespectador de BBB. “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ”, comentário irrelevante e arrogante, isso a torna melhor do que os outros?? BBB é e sempre será um lixo, faz parte da política do Pão e Circo, do governo corruPTo. E não vejo diferença nenhuma em quem vota no tiririca(protestando) e quem dá chilique em redes sociais.

  282. Toda história tem dois lados… eu sou exatamente esse tipo de pessoa: prefere ler a ver TV, não assiste BBB e acha chato, mas nunca cheguei pra julgar alguém porque assiste. Lá em casa minha irmã e meu pai adoram e eu não fico reclamando por causa disso, apenas não assisto porque o programa não me entretém, se quiser entretenimento, procura outra coisas em outros canais e assisto quietinha. Do mesmo jeito que as pessoas generalizam que quem assiste BBB é burro, alienado ou algo do tipo, também generalizam que quem não assiste é metido a cult e chato… bom, eu não assisto e não senti que me encaixei nessa descrição. Não assisto porque não gosto e ponto final. Sem pensar em cultura, massificação, alienação e coisas mais profundas.

    • É exatamente isso que seria o ideal: parar com os rótulos (tanto pra um lado qto pro outro) e respeitar o gosto alheio. Parabéns pela sua posição!

    • Jaime amigo, a questão é parar com rótulos mas deixar de falar é lavar as mãos e ver o povo se afundar na miséria que os outros plantaram para que eles não se questionem a respeito da saúde, educação, segurança…

  283. Eu até assisto BBB quando tenho vontade, mas acho que ele tem uma influência muito grande sobre os espectadores, que muitas vezes (na maioria) não é positiva. Mas essa é minha opinião, e cada um sabe o que faz da vida. Resumindo: foda-se.

  284. Pedro Hilário

    “Já pensou se todo mundo pensasse assim? A vida seria uma bosta. “Ah, não vou mais à praia porque praia não vai acrescentar nenhuma cultura à minha vida”, “Ah, não vou mais mais sair pra dançar com meus amigos porque isso não vai me deixar mais inteligente”, e assim sucessivamente.”

    Utilizando de suas palavras as minhas:

    ALGUÉM MERECE LER UMA PORRA DE COMPARAÇÃO DESSAS?

  285. ADOREI! Texto perfeito, coerente e com boas argumentações. Parabéns. PORÉM… Discordo. Não assistir e condenar o BBB como porcaria, não é uma questão de ser culto ou não, é uma porcaria porque, como tudo aqui no Brasil é VENDIDO, o programa, que deveria ter a participação do público, como em outros países, na verdade, já é montado pela Globo pra vender uma certa imagem e passar uma mensagem de “moral”, qe certamente é escolhida a cada edição pelos patrocinadores, e o povo fica se iludindo, pensando que é um reality, esquecendo-se que no Brasil, só é real a enganação e roubalheira, inclusive nos meios de entretenimento (vide BBB). Ah, desabafei porque se tem uma coisa que eu NÃO SOU é culto ou metido a intelectual, mas tenho muito orgulho de conseguir enxergar quando estou sendo feito de besta, e, com cidadão, faço o possível para que outras pessoas enxerguem essa reality também.

    • Quem disse que o BBB é programa de instrução? BBB é criado unicamente fazer dinheiro. Não é laboratório para estudo de comportamento social (São ações provocadas) nem visa promover instrução a qualquer que seja e só é entretenimento no último caso. Se o BBB não der audiência ele não dar dinheiro e logo, não há razão para ficar no ar. Já fizeram os cálculos com É uma novela forjada com base nas ambições de cada participante e, no máximo, uma adaptação barata de George Orwell, 1984, na qual descreve uma sociedade sob constante vigilância das autoridades (O Grande Irmão), que por meio da teletelas (telescreen), são constantemente lembrados pela frase do Estado: “o Grande Irmão está-te observando” (do original ”Big Brother is watching you“). Então, assistir BBB, pica-pau, jogar vídeo Games, assistir Silvio Santos, são formas de entretenimento e cada um acha graça no que gosta mais. Agora, quem espera nesses programas algo coisa está perdendo seu tempo. Vá ler um livro mas, há quem prefira fazer compras. O ato inteligente é ter consciência disso.

  286. Ta sem assunto pra escrever e vai falar de BBB, isso pq é da UFRJ “Uma das melhores”….afffff

  287. Oi! Descobri o blog hoje e achei ótimo! Na segunda feira escrevi um texto sobre o BBB e postei no meu face, já que meu blog ainda não está pronto, se puder dar uma olhada, vai mais ou menos de encontro com o que você disse no seu texto, aliás, ótimo texto!

  288. Tinha me esquecido de logar pelo face antes de postar o comentário anterior…

  289. Eita texto bom de ler. parabéns!
    quem sente necessidade de falar mal do BBB, ou de coisas congêneres, sem ser consultado, provavelmente se sente tão incomodado assim porque não tem o hábito de fazer qualquer outra coisa útil naquele horário. Uééé! Mas não é o super cultch?!?! Não, não é.
    Eu não gosto de assistir BBB. Descobri assistindo. E parei. Simples, né não?
    =]

  290. EU, não gosto de BBB… mas isso nunca me deu o direito de criticar quem gosta, cada qual com suas escolhas.

    O ponto baixo do BBB é que ele é totalmente manipulado… e o ponto alto é que ele é totalmente manipulado (antes que pare por aqui, leia o resto).

    O fato da Globo manipular o programa faz parte do principal motivo da existencia do mesmo, o BBB é feito para testar o comportamento humano, as respostas e o interesse do publico – sim, o interesse é em quem assiste e não em quem participa, ou você é tão inocente a ponto de acreditar que 2 ou 3 milhões em premios e produção fazem diferença para a Globo? Este é o custo da pesquisa BBB, com puro intuito de saber o que o grande publico dá valor e gosta de assistir.

    Quem não gosta e principalmente faz campanha contra é uma pequena minoria, que se pensam estar sendo ignorados pela pesquisa… são apenas a parte rejeitante, tão importante quanto os que aceitam.

    Resumo: Somos todos ratinhos de laboratorio, a diferença é que alguns se divertem com isso, outros se revoltam e alguns tantos ignoram.

  291. Simplesmente o BBB é um programa chato de se ver, cheio de gente escrota fofocando. A sensação que eu tenho é a mesma de estar numa roda de tias velhas caçando confusão umas com as outras.

  292. Não é questão de ser culto ou não, pare pra ver sobre coisas que realmente importam, temos um mundo pra mudar e você defende que as pessoas devem ver bbb?

    É isso que a globo quer sua ANTA!

    Ja parou pra pensar na desigualdade que vivemos?

    O objetivo do entretenimento é esse, te prender na frente da tv enquanto ela suga sua energia fisica e mental, se realmente você não se importa, se realmente sua ambição de pensar só em si mesma a manter com essa ideia então minha cara, você é um caso perdido.

  293. Quem disse que o BBB é programa de instrução? BBB é criado unicamente fazer dinheiro. Não é laboratório para estudo de comportamento social (São ações provocadas) nem visa promover instrução a qualquer que seja e só é entretenimento no último caso. Se o BBB não der audiência ele não dar dinheiro e logo, não há razão para ficar no ar. Já fizeram os cálculos com É uma novela forjada com base nas ambições de cada participante e, no máximo, uma adaptação barata de George Orwell, 1984, na qual descreve uma sociedade sob constante vigilância das autoridades (O Grande Irmão), que por meio da teletelas (telescreen), são constantemente lembrados pela frase do Estado: “o Grande Irmão está-te observando” (do original ”Big Brother is watching you“). Então, assistir BBB, pica-pau, jogar vídeo Games, assistir Silvio Santos, são formas de entretenimento e cada um acha graça no que gosta mais. Agora, quem espera nesses programas algo coisa está perdendo seu tempo. Vá ler um livro mas, há quem prefira fazer compras. O ato inteligente é ter consciência disso, está distante de ser inteligente.

  294. Concordo plenamente com você, Danila e Maurício :) Disseram tudo.

    Ainda acho que há muitas outras coisas que possam ser mais interessantes que asssitir BBB, que para mim,é um programa que está mais que ultrapassado, cansativo e chato. É sempre a mesma coisa. Pessoas metidas à estrela querendo ficar famosas. E claro, a mídia é uma grande arma manipuladora por detrás disso tudo.

  295. Pode ser uma futilidade, sim; perda de tempo, também; manipulado, creio que sim, mas é a unica coisa que o povo tem pra fazer e se não fosse pela manipulação seria uma ótima fonte de estudo para um antropólogo. Vi um comentário em que a pessoa diz ” Pra quem assiste BBB e a globo sempre digo uma coisa você merece mais”, OK vamos assistir ao SBT, à Band e as outras tvs abertas, já que não são todos que tem dinheiro para pagar uma tv fechada, que aliás vende um canal que é BBB o dia todo. Discordo quando se diz que Big Brother não é cultura, acredito eu que tudo é cultura inclusive Super Pop, TVFama e outros que foram citados acima, claro que ir a um teatro, um cinema seria melhor, mas não temos no Brasil muita acessibilidade a isso… não temos não o povão não tem, mas o cara tem um celular que só falta fazer café então ele vai se distrair vendo o que tem na sua televisão. E se você acha que tudo isso é bobagem, é futilidade, idiotice desligue a tv e vá ler um livro.

  296. Quem sabe assistindo esse video você possa abrir seus olhos.

  297. Ta sem assunto pra escrever e vai falar de BBB, isso pq é da UFRJ “Uma das melhores”….afff (2)

  298. Não gostei do texto, achei raso e pouco fundamentado. Não gosto do BBB, não assisto e acho que tanto os acéfalos defensores quanto os intelectuais rebatedores deste programa são iguais em seus comportamentos e conceitos. Apenas às avessas! Mas isso é fato, uma constatação apenas, portanto não é uma crítica. Apenas aceite que você é um acéfalo ou um intelectual, esses dois mundos são paralelos e não se encontram, eles concerrem entre si. Quanto à massa da população que, sem alternativa se vê invadido por este e outros formatos de programa, não conseguem nem pensar o que é bom ou mau para alimentar o cérebro. Já dizia Maslow, na pirâmide das necessidades: Eles estão ainda satisfazendo as necessidades fisiológicas, mas chegará o dia em que terão mais oportunidades de conhecer outros mundos e outras possibilidades de ver o mundo, então poderão sentar em frente à TV e escolher ver BBB ou discorery channel, MTV ou Globo, ou simplesmente navegar na internet(não discada) para conhecer realidades mais interessantes das que se apresentam na TV aberta….Enfim, acho que estou contribuindo para criar esta realidade de liberdade de ir e vir de cada um, independente do que eu penso como certo e errado. Só não vou me furtar em apresentar alternativas para criar possibilidade de comparação. Infelizmente não vejo essa pluralidade nos programas na TV aberta para que as pessoas possam ter parâmetros de comparação e portanto desenvolver um pensamento crítico acerca das suas esclhas…mas acredito que poderemos melhorar esta realidade.
    Abraços

  299. Não assisto BBB por uma questão ideológica, não tem nada a ver com ser mais ou menos inteligente. Afinal 9 entre 10 livros só tem a finalidade de tirar money do público como diria Schopenhauer, então a maioria dos livros também é entretenimento barato.
    Quanto a questão ideológica, BBB representa o cúmulo da alienação, ver pessoas aprisionadas apenas para aparecer, é o nojento ápice da Sociedade do Espetáculo, e multidões param observando e comentando, apostando, como se não fosse montagem e mentira. Isso me lembra as arenas de gladiadores em que todos se deliciavam vendo, porém, naquela época ainda havia algo de verdadeiro, morte real e não simbólica. A paz!

  300. Comentarista

    Nao acho estranho que seu nick seja NATALIA “PORRA”. Tudo a ver com a sua mentalidade mesmo.

  301. A sociedade não pode ser mudada pelo exemplo.
    A sociedade não é mudada pelo exemplo. A sociedade pode reformar a si mesma, pode provocar certas mudanças através da revolução política ou econômica, mas só o homem religioso pode criar uma transformação fundamental na sociedade; e o homem religioso não é aquele que passa fome como exemplo para impressionar a sociedade. O homem religioso não está absolutamente preocupado com a sociedade, porque a sociedade se baseia na aquisição, inveja, ganância, ambição, medo. Ou seja, a simples reforma do padrão da sociedade só altera a superfície, ela produz uma forma mais respeitável de ambição. Ao contrário, o homem verdadeiramente religioso está totalmente fora da sociedade porque ele não é ambicioso, não tem inveja, não segue nenhum ritual, dogma ou crença; e só tal homem pode transformar fundamentalmente a sociedade, não o reformador. O homem que se firma para ser um exemplo meramente gera conflito, reforça o medo, e provoca várias formas de tirania. É muito estranho como adoramos exemplos, ídolos. Não queremos o que é puro, verdadeiro em si mesmo, queremos intérpretes, exemplos, mestres, gurus, como meio para obtermos alguma coisa – o que é total absurdo, e é usado para explorar pessoas. Se cada um de nós pudesse pensar claramente desde o início, ou nos reeducarmos para pensar claramente, então todos esses exemplos, mestres, gurus, sistemas, seriam absolutamente desnecessários, o que eles de todo modo são.

  302. BBB entretenimento da massa manipulada pela mídia que desvia o foco dos reais problemas. Por isso que votam no Tiririca. Eu particularmente prefiro uma boa conversa com a minha família e amigos. Abração

  303. Não ligo pra quem gosta de BBB, como li por aí, concordo que é um entretenimento. Existem bilhões de outras formas de se entreter, e ver BBB não se encaixa nas minhas.
    Não sou melhor que o outro porque leio um livro, vejo um filme e ele assiste Big Brother. Cada um faz o que quer, não é por isso que existe o tal livre-arbítrio?
    Mas como uma pessoa que não acompanha o reality, acabo sendo forçado a ver discussões, e tento entender como é que um programa tão “fake” e manipulado quanto “histórias de pescador na Patagônia”, consegue entreter tanto as pessoas no Brasil.

    O Brasil é o único país que ainda dá um ibope consíderavel para o BBB.
    Quanto ao texto da “redatora” aí, o que mais me intriga é: “A gente não vê BBB pra ficar mais inteligente, a gente vê pra passar o tempo, se divertir, dar umas risadas, sentir vergonha alheia. Já pensou se todo mundo pensasse assim? A vida seria uma bosta. “Ah, não vou mais à praia porque praia não vai acrescentar nenhuma cultura à minha vida”, “Ah, não vou mais mais sair pra dançar com meus amigos porque isso não vai me deixar mais inteligente” ”

    Respondo à ela: Você está completamente enganada, ir à praia pode te deixar SIM mais inteligente, sair com seus amigos pode te deixar SIM mais inteligente. A inteligência não vem apenas o que você lê ou vê, também vem de vivenciar, da experiência de vida, da troca de informações dos seus cinco sentidos com outras pessoas e com a própria natureza.

    Como foi citado acima: “Voltemos aos tempos da Roma antiga! Pão e Circo para o povo!”.

  304. Leonardo da Cunha Passos

    A redatora só esquece de mencionar, que quando critica-se um programa destes, a critica vai muito além da classe burguesa que assisti apenas por entretenimento , deixemos claro que cultura e arte não tem nada a ver com entretenimento. O problema é que estamos falando de exemplos para a classe que nós educadores tentamos contribuir para formação. E quando falo de formação através de exemplos, é preciso fala de Ética, moral, coletividade, comprometimento, valores que formam o caráter dos cidadãos e que eu não assisto nestes programas de entretenimento.
    Vamos a praia, vamos dançar, vamos fazer o que cada um desejar fazer. Mas não vamos nos esquecer que políticas públicas educacionais, culturais e até de saúde (afinal meus nossos filhos estão vendo vários jovens dando o exemplo), estas políticas não são apenas responsabilidade do governo. Para não me alongar, quero até rir com o BBB, mas o que eu ganho em troca? Afinal de contas a TV é concessão, eu também quero assistir algo que considero saudável e proveitoso.

  305. Aquele que fala a verdade

    Não se critica o BBB, critica-se – ou melhor, despreza-se – aqueles que repousam seu entretenimento sob alicerces tão frágeis quanto o são os alicerces morais do BBB; um pouco de filosofia na vida de qualquer um é o suficiente para que se não aceite facilmente o que promove o BBB, fazendo o desagrado ser maior do que qualquer bem-estar possível. Da mesma forma critica-se com toda razão os entusiastas do cinema Hollywoodiano: porque vê-se que suas exigências morais não fazem ruir quaisquer possíveis elogios a esse tipo de cinema; logo, que gostam desse tipo de arte muito mais por incapacidade do que por opção genuína (essa que só pode ser tomada após ser permeado o conhecimento artístico em um nível considerável). Não se condena o entretenimento; de fato, ele deve existir para todo o tipo de público. Condena-se o público por burrice e por não buscar evoluir.

  306. Eu acho engraçado que a maioria dos que falam que BBB é uma futilidade, não perdem um episódio da novelinha das 9 por nada… kkkk…
    Bom texto, é isso ai, BBB é um entretenimento.

  307. É um zoológico.
    Onde todos são animais…
    Comportam-se como animais.
    Pessoas tramando contra outras pessoas.
    Gente fazendo intrigas, fofocas…
    Gente falando palavrão.
    Baixarias a valer…
    E o pior, gente que espera fazer sucesso, ao sair da gincana.
    A grande maioria está destinada ao fracasso.
    Basta ver a realidade. Tirando a Grazi, a Sabrina e a Siri, o que houve com todos os demais?
    Ter tempo livre e gastá-lo dessa forma é despedício… Vão trabalhar!!
    Vamos exigir programas melhores, de utilidade!! Nós merecemos respeito.
    O que houve com um ótimo programa chamado LINHA DIRETA?
    Onde a população ajudava a polícia e a justiça fazendo denúncias.
    Criminosos foram presos. E não foram poucos…
    A Globo jogou na ‘geladeira’, eles não se preocupam contigo.
    Querem dinheiro fácil, sua qualidade se pauta no dinheiro.
    Também são animais, porém SÃO PREDADORES!!

  308. Me desculpe, não consegui nem ler até o final… BBB é lixo sim, se vc gosta o azar é só seu, não venha fazer apologia às drogas

  309. “O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram pouquíssimos livros na vida.”

    Esta frase acabou sendo tão pedante quando o comportamente das pessoas que vc tanto condenou.

  310. Ai que preguiça de gente que critica-quem-critica-BBB…
    Assiste quem quer, critica quem quer, critica-quem-critica quem quer também.
    A questão, pelo menos pra mim, nunca foi ‘não assisto BBB porque não acrescenta nada’. É só que eu não tenho paciência de ver gente passando 4 meses de festa e pegação pra ganhar 1 milhão sendo chamados de ‘heróis da nação’, enquanto eu passo esse tempo trabalhando pra ter dinheiro pra estudar. É só uma raivinha, uma invejinha dessa galera que nasce bonita e tem chance de ganhar dinheiro fácil participando de um reality show, só isso. Mas não desrespeito nem falo mal de quem assiste e gosta, nada disso. Prefiro ficar quieta. Aliás, só tô me manifestando aqui por acaso. Meu comentário não tem a intenção de ‘acrescentar’ nada, nem ‘enriquecer culturamente’ o blog e os leitores.

  311. João Vitor

    MAS NA VERDADE A QUESTAO NAO EH SOBRE SUPERIORIDADE! vcs deveriam olhar pelo lado de que assistir pessoas que estao la, sendo assistidas por vcs so estao la fazendo idiotices por dinheiro… n importa se a pessoa seja culta ou nao… se quer criticar alguma falha no nosso país por que nao o BBB? o que que tem de tao bom que esse programa possa ser prestigiado? há muita coisa melhor! e nao é nem questao de gosto de bbb ser bom ou ruim e nem o tipo de programa, mas sim o conteudo…

  312. Pra mim, culta de verdade é quem não perde tempo criticando quem pensa diferente. Se assiste (ou não), se gosta (ou não), não importa. O respeito é bacana. O texto é tão preconceituoso quanto o dos q se acham “superiores” por não assistirem o programa. Se achar no direito de chamar qualquer um de “burro” é lamentável!

  313. Futil igual ao programa vc dona1

  314. Desculpe universitária redatora descolada!!! Acho que não há dúvida sobre o BBB ser entretenimento, mas um canal aberto, que tem a concessão do Estado para difundir informações deveria economizar em palhaçada e investir um pouquinho mais em outros campos. A globo tem, todos os dias, 5 (CINCO) novelas: vale a pena ver de novo, novela das 5, das 6, das 7 e das 9. Apoio o entretenimento e a teledramaturgia, mas sem excessos.

    A aluna já assistiu a previsão do tempo na CNN (internacional) e no Jornal Nacional? Reparou a diferença de investimento? Reparou a diferença entre o editorial do Estado de São Paulo e do Jornal Hoje?

    Há razão na sua crítica quanto ao argumento do Brasil estar uma merda porque as pessoas assistem ao BBB, realmente não é verdade pois não é uma causa, mas um efeito, um reflexo. A causa é uma elite burra defendendo interesses burros.

    PS: O tiririca veio do mesmo saco do BBB, desconfio que sejam os mesmo eleitores.
    PS2: A redatora já leu o livro 1984 (Big Brother) de George Orwell?

  315. Mulher qdo quer ser autentica, dá nisso; fala merda!

  316. Detesto BBB, mas não assisto porque não gosto. Aí vem uma pseudo-intelectual dizendo ser redatora e pertencente à uma das “melhores universidades do Rio de Janeiro” falar em pedantismo de quem não compactua com a opinião dela. Sinto muito, considero para mim (quando digo para mim, é para o que EU quero absorver) futilidade, e não para os outros, quem sou eu para classificar o que os outros gostam. Pedante, na minha opinião é essa “redatora pertencente à uma das maiores universidades do Rio de Janeiro”. Aliás, pelo baixo nível do texto, entende-se o quão culta ela é. Abraços!

  317. REDATORA: Você está fazendo isso errado…

  318. gostei muito dos seus argumentos, faz sentido. eu critico muito BBB, mas pelo fato dele ser o que é e a Rede Globo não criar algo com um pouco mais de conteúdo. acho que dá pra se divertir vendo coisas mais legais. acho que mesmo ver novela é melhor, sabe. a gente acabou criando esse hábito em alguns tipos de brasileiro que é “não vou trabalhar, não vou estudar, vou tentar uma chance no BBB”. pow, que objetivo é esse? eu gostaria que o BBB fosse algo no estilo O Aprendiz, mas voltado para as artes. por exemplo, todos disputando uma carreira de modelo, de ator… sei lá, acho que o BBB tinha potencial pra ser algo tão engraçado ou “relaxante” qt é, mas com algum objetivo mais concreto.

  319. Crislayne Lemis

    O Boni, com certeza é um cara inculto, burro e que não lê livros.
    Bem que ele fez falar aquilo para o otário do Bial no programa Altas Horas (segundo o vídeo que anda rolando na net).
    Grandes merda que tu estudas na UERJ Oo

    A redatora já leu o livro 1984 (Big Brother) de George Orwell?²

    Acho que você deveria ler mais!

    Bem bonita você chamando as pessoas que esperam algo do BBB de burras!

    Eu não espero nada do BBB, não vejo essa porcaria, critico mesmo e vou continuar criticando!

  320. Muito inteligente comparar quem vota no Tiririca e quem critica BBB… (y)

  321. Eu concordo com alguns pontos do texto, e discordo totalmente de outros.. sim realmente assiste quem quer, ninguém é obrigado. Mas por outro lado, a população em “massa” no Brasil tem apenas acesso a tv aberta, certo? tão pouco essa “massa” tem condições de estudar em uma escola ou faculdade tão boa quanto a autora desse texto, e novamente, certo? logo essa mesma “massa”não tem se quer conhecimento para selecionar o que assiste… essas pessoas assistem novela e acreditam em contos de fada..
    Eu já assisti BBB sim, e novelas tb, hj não mais, nenhum dos dois… mas não deixei de assistir pq vesti a camisa do “eu sou muito culta pra isso” mas simplesmente pq esses programas realmente não me acrescentam nada… nada mesmo.. alias, eu quase nem assisto tv. Nem por isso deixo de ir a praia passar o dia torrando no sol e não levantar nem pra comprar uma água, isso pra mim é um lazer, e não tem a obrigação de me trazer conhecimento algum. Enfim, mas respeito quem gosta e assiste. Acredito que cada um deve selecionar por si próprio o que assistir ou não.

  322. Primeiro de tudo, cada um tem o direito de fazer, pensar o que quiser. Se uns não gostam de BBB, problema é deles. Se uns gostam, idem. Não será sua crítica que mudará qualquer tipo de opinião. Assim como aqueles que criticam as pessoas que assistem o BBB, voce está criticando aqueles que criticam. Só isso já te faz uma hipócrita.
    Segundo, BBB com certeza não é cultura, diversão ou qualquer coisa que voce queira chamar. É um programa sem graça, invasivo e que no final só serve p/ aqueles que estão na “casa” terem seus 15 minutos de fama. Sem contar as mulheres que depois de saírem vão automaticamente para PLAYBOY. Isso é diversão pra voce?
    Outro detalhe. O BBB foi criado se apoiando nos programas de reality show dos EUA. Vai lá assistir programa norte-americano, que coisa mais divertida. Só ridiculariza as pessoas que se inscrevem. Brigas, erotismo, machismo, vulgaridade, falsidade, traição… Isso é diversão?
    Só o fato de voce perder seu tempo para defender um dos programas mais patéticos da TV brasileira e criticar a opinião alheia de forma hipócrita, já mostra que seu cérebro virou um caroço de uva passa e saiu rolando pelas escadas. Sinto muito.

  323. é enquanto vcs assistam esse BBB, e não se preocupa em ler a palavra de Deus, e ainda mas, se preparem, qualquer hora ele estar por vir, ai quando vc estiver lá desesperada, liga tua tv e assite BBB, lá no inferno, pq o que vc esta fazendo pra contribuir com os mandamentos de Deus !?

  324. Pablo Diego

    Se divertir, dar boas risadas, ok, sem problemas. Mas o problema é que as pessoas se prendem ao programa por causa de bundas e bíceps. Se o programa fosse composto por pessoas com mais de 60 anos, aí o papo ia ser um só: ” Nossa, BBB ficou chato, estranho, só velho”.

    Poucas pessoas iriam assistir. Muito fácil ficar de olhos grudados na tela vendo aquelas musas e para as mulheres, aqueles caras fortões. O problema do Brasil não é o BBB, os problemas são mais sérios. Quem assiste BBB não pode ser tachado de sem cultura e de fútil, ok, então quem não gosta também não pdoe ser tachado de chato e burro. Quem não gosta tem motivos para tal, e quem gosta também tem motivos pata tal. Respeitem isto. O problema é tentarem socar o BBB guela abaixo nas pessoas. (Pablo Santos).

  325. bom texto!!! Mas eu num assisto BBB, pq é uma bosta msm xD

  326. Assiste quem quer, que sociedade é essa? Ninguém pode falar nada, compartilhar nada ou curtir nada que já tem pessoas dizendo ”bosta” o facebook é uma rede social que abrange a todos, de todos os tipos de classe social, quem está incomodado exclua o seu, ou vá morar em marte (sozinho) onde vc só terá sua opinião! Coisa chata, cada um que cuide de sua vida e deixa a dos outros em paz, cada um que faça o bem quiser e achar certo.. Comente sobre o bbb, comente sobre tudo que quiser, os incomodados que se virem, afinal tem muita coisa pior no mundo do que um simples programa de tv e a gnt tem que suportar!!

  327. Nossa li tantos comentários idiotas aqui… Tem gente tão burra que parece nem ter entendido o texto direito… Mas o que eu queria falar é o seguinte: Eu nunca dei importância pra BBB e nem pras críticas a respeito do programa. Entretanto, ultimamente não está dando pra aguentar esse povinho que fica criticando e tal… O problema não é nem criticar, mas sim o exagero da crítica. No facebook principalmente, tem uns lá que vivem pra compartilhar coisas anti-bbb. Tá que não gosta, faz uma crítica aqui outra lá.. mas toda hora? Pra todo mundo ficar sabendo que você não gosta? Isso daí já é demagogia e como a autora desse texto escreveu são uns CHATOS mesmo. Eu concordo com o texto. Eu não AMO Big Brother, no entanto eu assisto sim! Eu chego em casa todo dia 9 horas, depois de ter estudado o dia INTEIRO, tomo banho, como alguma coisa, sento no sofá e vou assistir a novela. Quando a novela acaba, não quero dormir e assisto o big brother. Tem algum mal nisso? NÃO. Quem não suporta não ve então ue. O que eu acho TOSCO é umas pessoas que AMAM, não podem perder nenhum episódio e ainda assinam o PPV pra passar o tempo todo assistindo. Aí sim é podre. Mas as pessoas falam do BBB como se fosse uma ameaça à vida da população. Que RIDÍCULO.

  328. “..porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém..” Essa frase foi profunda hein sua retardarda…. A questão do BBB não é se que assistem tem cultura ou não, e sim de gosto…. eu não assisto porque não gosto….. quem sou eu pra saber o que é certo ou errado…… mas eu tenho todo o direito de achar o BBB um lixo…. ou não tenho ??? como acho muito coisa um lixo….principalmente quem perde um tempo escrevendo um texto sobre o BBB….. lamentável suas comparações no texto….boa sorte no seus dias “perdidos assistindo e comentando BBB” sua jumenta…

  329. angelica bessa

    Concordo com vc em relação a superioridade das pessoas,que nao precisa chegar a este nivel,amiga mas BBB é uma bosta mesmo,bostaaaaaaaaaa,num tem nada de divertido e engraçado,é apenas um monte de jovens bonitos que passaram a vida toda cuidando do corpo para ganhar dinheiro com isso,aí quem assiste acredita que votando em quem gosta a pessoa vai ganhar,quem decide quem ganha é a globo e os bestas ficam na internet votando.E o BBB só tem sucesso pq tem um monte de macharal besta querendo ver as mulheres de biquini e um monte de mulher besta que quer ver os cuecão de fora,nada mais,num tem nada de divertido,e só um monte de jovem exibindo o corpo para ir p/ playboy!!!!!!!!!!!!!!!SACOOOOOOOOOO.

  330. mais uma q se inscreveu no bbb achando que era sorteio… tadinha… tenta ano que vem denovo…

  331. Concordo!! Uma palavra define essas pessoas “pseudointelectual” .

  332. Ah, não vou mais à praia porque praia não vai acrescentar nenhuma cultura à minha vida” uahauhauh…..mina, como você é tosca…..olha essa comparação…….isso sim é vergonha alheia……nossa, deu até desanimo de continuar a escrever, estava disposto a fazer alguma comentário, mas isso foi muito pra mim….kkkkkkk…..

  333. Parabéns Natalia, concordo plenamente !

  334. Não é questão de ser cult ou não, é questão de se ter bom-senso. Os BBB só subtraem neurônios pois são baseados em consumo, putaria, calúnias, traições, distúrbios familiares, psicológicos, sociais e o pior de tudo, muito superficialmente e intencional para se darem bem depois que saírem de lá ( ou você não percebeu?). As mulheres tentam se promover para posarem nuas, os homens tentam se mostrar pegadores, espertões ou intelectuais (tudo fingimento), os homossexuais e se dizem injustiçados pela sociedade. Assistir este tipo de programa não é um passa tempo, é uma perda de tempo. Vai jogar videogame que é melhor!

  335. Perfeito seu comentário!! Quem assiste BBB esperando ficar mais inteligênte é um perfeito ingnorante!!

  336. Que textinho sem pé nem cabeça. Primeiro parte de um pressuposto totalmente torto: o de que não se gosta de BBB por não “acrescentar cultura”. Errado. Alias, NUNCA ouvi ou li essa colocação em lugar nenhum. Eu, por exemplo, não gosto, nunca gostei, porque acho ridículo, tosco, pobre de tudo, inclusive em valor de entretenimento. Enfim, sem graça.
    Adoro futebol, cinema, música e telejornais – por exemplo -, e aceito que a maioria das minhas experiências de consumo nessas áreas pouco ou nada acrescenta à minha “cultura”. Assisto porque gosto, exatamente como a zumbizada que para no tempo quando começa o BBB.
    Mas é lógico que quem quiser assistir, ouvir, ler ou comer porcaria tem todo o direito de fazer isso. Também acho perda de tempo ficar criticando o tempo todo os BBBobocas, mas é igualmente legitimo que alguém manifeste sua decepção ao ver tantas pessoas mobilizadas em torno de algo tão… Digamos, ruim mesmo, pra ficar no simples.
    Indignar-se ao ver esse “debate” colocado, aí sim, beira a burrice.

  337. Só pode ser coisa de ignorante mesmo. Este é o Brasil que os politicos querem. Povo analfabeto e ignorante, assim podem manipular cada vez mais esses bonequinhos que chamamos de sociedade. Vai lá fã de BBB. ahhh, tem um programa legal, “mulheres ricas”. Este é legal também, para vcs que são fúteis.
    Cada uma…

  338. Na praia pelo menos vc vive sua vida, diferente do BBB onde vc tenta viver a vida dos outros!

  339. Apenas 5% das pessoas que assistem a esse LIXO importado tratam-no como apenas como ‘programa de entretenimento’, todos os outros 95% tentam viver a vida das cobaias humanas participantes por tabela e tomam isso para suas vidas, assumindo esse engodo televisivo como realmente é: um programa de alienação.

    Pesquise um pouco mais antes de sair escrevendo por aí. Procure saber se este mesmo programa tem uma repercussão negativa tão grande nos países da Europa. A resposta é não. E você sabe por quê? Porque lá a população está pouco se importando com os espectadores desse tipo de programa. Uma vez que ainda que se deem ao trabalho de ligar e votar, não perdem o foco na política e em outros assuntos relevantes para seus respectivos países. Enquanto no Brasil, a população passa 3 meses acompanhando a vida de 12 idiotas e, quando um viado enrustido que faz o papel de apresentador pede, ligam e votam loucamente, mas não se dão ao trabalho de passar um único dia de sua vida pesquisando a vida de um político antes de votar.

    O BBB aliena as pessoas.
    Odeio, critico e continuarei criticando.

    P.S.: Como você pretende argumentar lançando mão de tantos palavrões? E ainda se diz redatora? Sei…

  340. pqp… realmente esse texto não é para todos! meu ponto de vista é totalmente diferente desse que você ataca… eu simplesmente NÃO sou obrigado a ver um tipo de coisa que eu sei que vou ser bombardeado nas redes sociais, não por achar que vai levar ou deixar de levar cultura, ou entretenimento, mas pelo simples ato de não querer (SER OBRIGADO) ver isso! Quem quiser fazer comentários sobre bbb, que criem um espaço paralelo às redes sociais.

  341. Li todo o texto, é bom que expresse sua opinião de revolta …
    Principalmente para pessoas que não respeitam as opiniões dos outros.
    Não assisto BBB, acho um saco, mas nem por isso saio criticando quem gosta por aí.
    Mas a única coisa que me revolta é que a maioria do povo brasileiro perde tempo assistindo e votando feito loucos durante 3 meses nessas pessoas, que não irão mudar nada na vida de ninguém, e são incapazes de pesquisar a vida de um político, por um dia sequer, antes e votar!

    Abraço.

  342. Eu vi… argumento de autoridade “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ”. Assim você garantiu o texto!

  343. Comparar ir à praia com vê BBB querida? Eu que pergunto: QUEM MERECE LÊ UMA PORRA DESSAS?
    Se vc não merece mais do que a globo, licença, eu acho que todos nós merecemos mais do que isso!

  344. DG general.

    Falou pra caralho, continuo achando uma merda.

  345. uma coisa é vc assistir um programa pra relaxar e tal, outra coisa é de repente o unico assunto que se fala é só bbb em todo canto e nas redes sociais.

  346. Não é questão de gostar da programação ou querer dar uma de culto. BBB segue a política do pão e circo. Enquanto vc perde tempo discutindo uma coisa ridícula dessas (ao invés de seguir o bom conselho do foda-se e faz o que quer) Todo mundo esquece dos próprios problemas e vive a vida dos outros. Jogue a culpa no big brother que vc aguenta o fato de estar desempregado, joga a culpa na burrice da gostosa e culpe sua falta de autoestima para não investir na própria saúde. Culpe a Globo pela “injustiça” de fazer o trabalho dela muito bem feito e amar isso e esqueça que vc já passou dos 30, não gosta do que faz, não tem sexo satisfatório e não acha que tem personalidade o suficiente para fazer o que tem vontade. Continuem assim, suas vidas serão muito melhores (Y)

  347. você está afirmando que sua redação não consegue nada melhor que isso. veja bem, isso funciona justamente pela falta de iniciativa cultural que vive nosso país. e também como não um forte investimento de marketing que induz aos ignorantes assistir essa coisa chamada programa. enfim não sou contra simplesmente tem algo melhor para fazer.

  348. Concordo que o BBB seja só bunda, pernas e bíceps. Mas acho que como foi dito na crítica, cada um se diverte da maneira que quer. Gente, fala sério, o Brasil é um país livre e uma pessoa que assiste BBB não é necessariamente uma pessoa sem cultura ou fútil. Colocam no programa mulheres gostosas e caras sarados porque eles precisam de audiência para que tenham patrocinadores para assim dar lucro, temos que lembrar que vivemos no capitalismo onde tudo que passa na TV é um meio de alguma emissora ganhar dinheiro. Como foi dito se o BBB fosse só velhos acabados poucas pessoas iriam ver e não receberiam lucro nenhum. Não gosto de BBB e nunca gostei, mas respeito muito quem gosta. Todos temos uma maneira de descontrair, de esfriar a cabeça, TODOS fazemos coisas que podem ver mal vista aos olhos de outra pessoa, mas isso não faz de nós pessoas boas ou ruins, só nos faz humanos. Se o BB fosse a vida real tal como ela é não haveria necessidade de existir um programa bastava o telespectador filmar a sua própria vida. E se sempre que assistíssemos um programa ficássemos falando sobre o quão manipulador ele é, seria melhor vender a televisão, porque somos manipulados 24 horas por dia, casa música que ouvimos, site que vemos e até mesmo no meio do trânsito existem meios que tentam nos manipular, cabe a nós ficarmos conscientes disso. O BBB é uma forma de manipulação? Sim, assim como tudo o que vemos e ouvimos hoje, mas o seu comentário sobre o BBB também é, e também vai manipular alguém, quer você queira ou não. Então falar que não gosta de BBB e ficar criticando a mídia falando que não gosta de manipulação e blábláblá só faz de você um ótimo manipulador!

    • O problema vc mesmo expôs em seu comentário. O BBB é feito de pessoas bonitas para ter audiência e assim gerar lucro com os patrocinadores.
      Esse é o verdadeiro “pão e circo”. Enquanto a Globo diverte o povo com o programa, ela deita e rola no que lhe convêm.
      É a mesma globo que apoiou a ditadura, que elege quem ela quer pra poder usufruir de benefícios, que não mostra a realidade como ela é e sim como ela acha q deve ser.
      Minha crítica não é só à Globo ou ao BBB, mas sim à todas as emissoras que dão valor à coisas pífias e esquecem os verdadeiros valores da vida.

  349. EDUARDO BARRETO JUNIOR

    Cada um vê o que quer mas não dá pra aturar o TEMPO TODO entretenimento do tipo BBB, TV FAMA, SUPERPOP, MAIS VOCÊ, NOVELAS das 14h,17h, 18h,19h e 21h, RATINHO,SÔNIA ABRAÃO, A FAZENDA, MULHERES RICAS e outras coisas do gênero. Quanto mais pessoas assistirem esse tipo de programação, nunca teremos um EQUILÍBRIO saudável entre entretenimento, como você disse : ” pra passar o tempo, se divertir, dar umas risadas, sentir vergonha alheia (?) ” , e programas culturais, educativos e de informações relevantes para o desenvolvimento do nosso país. SIMPLES ASSIM !

  350. Muito boa sua argumentação quase me convenceu a assistir ao programa…
    Mas pensando bem, nada muda mesmo nesse mundo. Continuo achando isso uma futilidade enorme. Olha o investimento usado pra isso…E depois ainda ficam pedindo nosso dinheiro em programas de TV. mAs cada um no seu quadrado realmente com diz a música…Cada um tem a sua opinião, e temos que respeitar fazer o quê!…
    Ainda existe liberdade de expressão para todos…
    Então não critique quem gosta….
    E não critique quem não gosta…

    somente.

  351. Rafael Figueiredo

    O problema é que o país para pra ver essa merda, que é um lixo de programa sim.
    Mas bom, assiste quem quer! A unica reclamação minha é que eu sou obrigado a ficar sabendo tudo que se passa na casa mais famosa do Brasil por tabela, e isso não me interessa.
    Do resto, foda-se

  352. Sonia Mara

    Amei cada palavra, cada ponto ou vírgula. Eu já tinha postado algo assim no meu face, que repito aqui:
    “COMUNICADO:
    Aos cultos e intelectuais amigos do Facebook comunico que quem quiser romper a amizade comigo, me eliminar do FB, deixar de falar comigo, cuspir na minha cara ou outra atitude qualquer, por favor, sinta-se no direito porque o que vou comunicar é muito grave. Tal qual um viciado se apresenta no seu grupo de apoio, eu o farei aqui:
    Oi, meu nome é Sonia Mara e confesso que assisto o BBB.
    Não só assisto, eu voto, eu curto, debato em blogs específicos, etc.
    Pois é, lamento pela decepção, mas aos que quiserem continuar aceitando o pacote completo que eu sou, agradeço.
    Faço esta confissão ao som de Beethoven, se é que isto pode ajudar a melhorar um pouco a minha imagem.
    Eu sou eu com as minhas idiossincrasias.”
    Abaixo as patrulhas, sejam elas quais forem.

  353. Ah, só mais uma coisa …
    Achei sem sentido você ter escrito:
    “O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram pouquíssimos livros na vida.”
    Estou no terceiro ano do ensino médio (obviamente, pois tenho 16 anos), e não que eu me importe (como você disse) mas posso garantir que já li muito mais livros do que pessoas que concluíram o ensino médio. Achei ridículo isso que você escreveu, pense antes de escrever coisas desse tipo. Por que necessariamente um alguém, qualquer, que tenha terminado o ensino médio, leia mais do que alguém que não terminou?
    Babaquice!

    Sarah M. Moreira

  354. E vocês, que são tão inteligentes e cultos, por favor arranjem alguma coisa realmente inteligente pra fazer ao invés de ficar perdendo seu tempo fazendo textos gigantescos sobre o BBB. Reclamam do BBB mas vêem novelas, ficam no facebook, orkut e msn 24h e ainda querem dar uns de gostosos. Vamos se tocar seus escrotos.
    Adorei o texto!!!

    Beijos.

  355. O dia em que a sociedade brasileira passar a tratar os drogados da Cracolândia como questão de saúde pública e não como vagabundos; dar mais atenção a pessoas que moram nas ruas e passam fome do que animais sendo maltratados; ver políticos roubando e fazer alguma coisa, aí sim BBB não terá essa audiência que tem e poderemos pensar em um futuro melhor para esse país.

    Fazendo uma ressalva ao que escrevi, não concordo com maus tratos à animais, só acho que são feitos dois pesos e duas medidas, onde o ser humano está ficando em segundo plano.

  356. Me desculpe, garota… Mas fica meio difícil diferenciar o seu cérebro de um monte de massa fecal … pelo amor de deus desliga a tv e vai ler um livro, sua anta!

  357. A pessoa é o reflexo do que come, assiste, lê, conversa e faz …

  358. BBB = Bumbuns
    Bobocas
    Bibas

  359. Para mim é ridículo discutir sobre isso, cada um com sua idéia, pra mim BBB é um lixo, quem gosta, gosta e pronto…., vamos nos preocupar com assuntos mais interessantes, pela amor né?

  360. Nunca li uma coisa tão absurda em toda a minha vida.
    Ninguém deve ter nada contra o fato de você gostar do programa,
    mas que comparação ridícula!!
    E se você está defendendo o direito de cada um de gostar e fazer o que gosta, você se contradiz no fim chamando de “burro” quem critica o programa.
    Tem certeza de que você é uma redatora??
    É bom você conhecer o Aurélio Dicionário! Antes de falar e escrever tanta baboseira!
    Eu não sei o que é pior, quem escreve ou quem concorda!

  361. FALOU T.U.D.O!!

  362. Giovanni Sanfilippo

    A questão é que nem todos pensam como você e tem a mesma cultura que você. Além de ser um programa de entretenimento, como você mesmo disse, o BBB também é um programa alienador que se aproveita de ignorância de algumas pessoas. Não tem como não admitir que a maioria das pessoas que assiste e é VICIADA em BBB é o pessoal menos instruído. E são justamente essas pessoas que me fazem odiar BBB, por fazerem a vida delas rodar em volta apenas do reality show. E o pior: um grupo considerável de pessoas elege seus favoritos e IDOLATRA esses coitados que estão participando. São pessoas que nunca vão se ver na vida e uma delas “daria tudo” pra ver/conviver com a outra que está lá dentro. É uma terrível ignorância isso que me faz sentir pena de cidadãos assim.

  363. O texto é a prova de que diploma não confere sabedoria e bom senso a ninguém! Ser redatora, pertencer a Uerj e escrever um texto desses é vergonhoso. Argumentos fracos, comparações descabidas (se divertir indo a praia ou assistindo BBB). Para a autora dessa “pérola” o povo deve se contentar em se divertir a qualquer preço, ainda que seja de maneira grotesca como é a proposta do BBB. Em nome de diversão defender uma palhaçada de lavagem cerebral dessas!

    O texto é uma obra prima digna de um fã do BBB. Será que não é um plágio do ex-BBB que atende pelo apeido de Ban-ban?

  364. Enfim……..resumindo…….FUTILIDADE TOTAL!

  365. Sua linda,” dá 10 pra ela”! Gênero, número e grau! Nego acha que vai desligar a tv na hora do BBB e ficar mais culto com isso!

  366. Valdir Junior

    Tem mais gente comentando sobre a preocupação de falarem sobre o BBB do que pessoas realmente falando sobre o BBB.
    *esse é o primeiro comentário sobre pessoas preocupadas com pessoas que falam sobre BBB*
    Oh wait, what?

  367. só pelo seu pseudonimo ja se ve tudo kkkkkkkkkkkkkk
    quanta ignorancia

  368. Não é bem assim, se eu gostar de BBB não falarei nada sobre ele, mas se não gosto eu posso criticá-lo, apenas isso. Vivemos em uma sociedade que somos todos livres e posso me expressar da maneira que achar correto, o BBB é um programa ruim e deve ser falado. Lendo este texto chego a uma conclusão, de tudo isso nada é produtivo, apenas o que vemos é críticos de críticos, não muda nada.

  369. Legal… Redatora… hmm… Redatora porra Nenhuma!

    BBB é Lixo!

    Pessoas escolhidas a dedo com um padrão de beleza que a emissora manipuladora de mentes GLOBO julga ser a perfeição, em uma casa, manipuladas em um programa que a dinâmica para o telespectador é “vigiar” as atitudes e ações dos participantes como se fossem ratos de laboratório. Acho que tem coisa melhor para assistir caros amigos!

  370. Marcelo Torres

    Eu continuo achando uma porcaria. Só tenho dó de quem fica ligando, torcendo, achando que essas votações são super sérias.
    Pois elas se esquecem que estão vendo televisão, onde TUDO é armado!

  371. Como redatora e pertencente a uma das “melhores”(????) universidades do país, o seu texto sobre o problema tratado é espanoso, para dizer o mínimo,tem a profundidade de um pires e a iportÂncia de um refrigerador no pólo norte. Nem o Boninho escreverinha algo tão cretino .

  372. [nao li os comentarios acima, se eu tiver repetindo oq jah disseram, desculpa]

    nao eh a qestao d se achar culto e despresar qm ve, e eu concordo q existem coisas q fazemos apenas por lazer. eu por exemplo nao passo um dia sem visitar o 9gag, q eh quase inteiramente besteira.

    a questao, pelo menos para mim, sao as pessoas [algumas pessoas], que agem como se o q acontece no BBB fosse mais important do q a vida real, como se o fulano ter votado na cicrana fosse uma coisa terrivel e ele deveria ser condenado, enquanto os politicos continuam roubando e etc e tal, mas ninguem comenta. isso é alienaçao.

    outra coisa eh q eu conheço várias pessoas do meio artistico que sao boas no que fazem, se dedicam, se esforçam e sao menos lembradas do q uma duzia d pessoas aleatorias q aparecem na TV. e aparece nos sites e nos jornais reportagem das besteras q as pessoas falam e pensam, enquanto nem citam quais os espetaculos d teatro estao acontecendo. isso eh injustiça.

    eu pessoalment nao consigo entender pq tem tanta gent q gosta disso, mas eu nao posso julgar, jah q eu passo horas na internet ou jogando videogame…

  373. Uyara Vasconcelos

    amei seu texto, vou repostar no meu blog depois, com todos os créditos, concordo com cada coisa q vc falou ai, sábio texto

  374. Gostei de você @Nataliaporra

  375. KKKKK A Globo agradece a publicidade gratuita de quem gosta ou não gosta!!!

    • Outro falando tudo aqui.

      as 2 perspectivas relevantes nesse tema tosco, para mim, como publicitário, foram estas.

      KKKKK A Globo agradece a publicidade gratuita de quem gosta ou não gosta!!!’
      By EU

      pois gostando ou não, estamos nos exibindo a marca BBB.
      e a propaganda só não faz efeito, quando não exposta.
      Já dizia o Chorão lixo:

      -Falem bem, Falem mal, mais falem de mim. (seus otários) é oque faltou na letra dele.

      Meu querido, se as pessoas perdessem menos tempo se importando umas com as outras, elas nem assistiriam BBB.’
      Igor Moraes

      VÃO LER NIETZSCHE SEUS FILHOS DA PULTA, PARA PARAR DE SE IMPORTAR COM A VIDA ALHEIA!

  376. Acho BBB um lixo…
    Mas não me acho melhor que ninguém por isso não…
    Acho que poucos entenderam isso…

    Normal… Necessidade de se mostrar especial… Medo de ser considerado comum…

  377. Nem tinha terminado de ler,e já sabia que isso tinha sido escrito pela Natália..kkkk É por essas e outras que eu sou louca por ela ;)

  378. Professor online 32

    Natália, vc é uma idiota, nem argumentos tem para defender o BBB, simplesmente despejou um monte de baboseira sem qualquer fundamento para defender quem assiste ao programa.

  379. Perae, agora as milhões de pessoas que assistem estão incomodadas e reclamando das poucas que não?

    Tenha a santa paciência, é a prova do não “ter o que fazer” mesmo…

  380. ogasdacoca

    O interessante desses post é ver a opinião das pessoas no comentário, muita gente se doendo, muita gente curtindo, muita gente defendendo e muita gente esquecendo que cada pessoa tem o direito de assistir, ocupar o seu tempo com o que melhor entender.
    Meu cara, não quer saber obre o assunto? Não leia, não assista…é tão simples.

  381. Pessoal, o que acontece é: vocês estão preocupados demais com a vida alheia e esquecendo de cuidar da vida de vocês. Cada um tem sua opinião formada sobre as coisas e tem seu próprio ponto de vista. Vocês estão querendo defender teses, criticar atitudes alheias etc apenas olhando para a opinião que vocês têm. Galera, cada um sabe de seus gostos, o que é entretenimento para si e o que fazer para o seu passatempo. Futilidade é o que vocês estão fazendo aqui, de fato.

  382. HA-HA-HA!

    SÓ PODE SER BRINCADEIRA! Continuo achando BBB uma merda e não sou fútil por achar isso. Ver mulher pagando boquete debaixo do cobertor, pessoas fazendo fofocas e sendo falsas umas com as outras só pra ficar mais uma semana dentro daquela casa, mulheres mostrando o corpo e deixando o biquíni sair pros seios aparecerem e, quem sabe, uma revista masculina as convidar. Homens mostrando que nada de homens têm e mulheres perdendo a dignidade. Bial com seus textos filosóficos, achando que têm uma moral, quando tem, na realidade, diversas polêmicas o rodeiam, incluindo uso de drogas e traição. E vocês, dando ibope pra Rede Globo, que manipula não só nossas suas fracas opiniões, mas também a economia e política do nosso país.

    É UM ATRASO SIM PARA O NOSSO PAÍS!

    A Rede Globo é tão forte que manipula, até mesmo, nossos votos em eleições. Eles mostram e divulgam o que querem, e passam as mensagens e imagens da forma que querem. Em palavras cultas, formais e muito bem escritas, eles podem tornar uma pessoa querida ou odiada pelos telespectadores. Vocês, jovens, não fazem ideia do lado negro que essa rede de televisão tem. O ex-presidente da república, Lula, antes de ser eleito presidente pela primeira vez, jurava para o povo que uma das primeiras coisas que ele faria se fosse presidente seria ACABAR com a Globo. Enquanto ele dizia isso, a Rede Globo divulgava uma imagem ruim dele. Falavam mal e só deixavam dúvidas à população. E ele sempre perdia. Um dia, sem mais nem menos, ele parou de falar mal da Rede Globo e passou a aparecer em centenas de entrevistas nessa “telinha”. A Globo começou a passar uma boa imagem dele, passando uma impressão de que ele era um ótimo candidato para a massa da população. E o que aconteceu? Na mesma época que o ex-presidente se calou e passou a ficar na linha com a Globo, ele foi eleito. O nome disso é MANIPULAÇÃO! A imprensa, a mídia, tem muita força em eleições. Televisão, rádio e jornais! Quem seria bobo de falar mal dela, sendo que é ela que divulga a imagem para a população? Nós só escolhemos os nossos candidatos favoritos pelo que lemos, vemos e ouvimos. Seria burrice alguém necessitar de votos e de uma boa imagem, e falar mal de uma rede que envolve isso tudo.

    Quem tem opinião fraca a Globo cata.

    E sendo o BBB um programa da Globo, podem ter certeza que vocês colaboram para esse atraso. Vocês dão ibope a um dos fatores do nosso país que o faz ter dificuldade em ir adiante. Não é apenas um programa ruim, sem moral e sujo. É uma forma dessa enorme rede de televisão (rádios, jornais) ganhar cada vez mais DINHEIRO facilmente. Agora, “pessoas não-fúteis” que assistem o programa, façam as contas. Quantas ligações são feitas em cada “paredão”? MILHÕES! Pensem em quantos milhões e milhões e milhões de reais que a Globo já arrecadou por causa de pessoas como vocês, que dizem que “fúteis” são os que não assistem.

    Só tenho lamentações para esse post, para quem o escreveu e para quem concorda. Continuem assistindo, continuem ligando, continuem dando ibope, continuem fazendo a Globo rica. Mas lembrem-se, no dia que vocês precisarem de um presidente honesto, digno, no dia que vocês precisarem de um bom salário para sustentar a família de vocês, no dia que vocês, assistindo a própria Globo, presenciarem um péssimo candidato à presidência sendo eleito, lembrem-se desse texto. Pensem no que realmente significa futilidade. E não se esqueçam de mudar de canal. Afinal, nunca é tarde para evoluir.

  383. Ok, somente entretenimento, concordo… Eu acho um puta tédio ver aquelas briguinhas e discussõezinhas que os participantes tem por ficarem com seus cérebros afetados pelo confinamento. Os caras ficam realmente muito chatos e a maioria fala muita merda e tem briguinhas realmente ridículas. Pra mim isso não é entretenimento e sim chateação, se for entretenimento tem baixíssima qualidade, pouco se ri, por exemplo. Já bastam os chatos da vida real que ficam resmungando e de intriguinha com tudo, imagine ligar a TV pra ver mais chatos resmungando e de briguinhas e intriguinhas. Tô fora!!! E não sou babaca por achar isso chato. Só quero uma vida com menos pessoas resmungando e fazendo nehnhenhem com intriguinhas como acontece no programa. Esses vocês não podem chamar de chatos, pois é apenas questão de buscas e gosto perante ao entretenimento. Ah e ir pra praia é 100000000000000 vezes melhor que ficar na frente da TV vendo briguinha chata. hahhaa

  384. O problema não está em você assistir BBB, mas sim assistir Globo…

  385. Gostei do seu comentário, Parabéns !!! Apenas para acrescentar, uma compração…:
    Assistir BBB é como sair com amigos para beber e bater papo furado num barzinho qualquer, sem compromisso com porra nenhuma…Quem não gosta ??? Sempre tem algum chato que não gosta…kkkkk

  386. Velho Madruga

    Esse post não muda o fato do programa ser destinado ao público menos favorecido de bom senso.

  387. Não acho q a questão seja “querer ser culto”, mas simplesmente acho que algumas pessoas fazem questão de ficar alienadas da programação destinada às massas para não serem formatados e doutrinados pela mídia. Quem sabe assim, tais pessoas consigam manter a cabeça fresca para quem sabe no futuro, não terem que se sujeitar ao constrangimento de fazer parte dos oitenta e tantos por cento da população que aprova o governo brasileiro, pois isso sim, na minha opinião, faria dos mesmos, pessoas não cultas. Espero que não seja muito complexo esse raciocínio – programação em massa X falta de senso crítico – ele meio que faz sentido na minha cabeça. Por favor não se sintam ofendidos, só quis dividir a minha opinião.

  388. O programa é: um vai beber água, outro coça o saco, outro cochila, aí se beijam, depois choram, aí tem as emoções das fofoquinhas, das nulidades, aí alguém trepa debaixo do cobertor, um analfabeto ensaia de filósofo, uma retardada aplaude, outra chora… tudo isso se arrastando a passos de cágado. Piriguetes vulgares esfregando a bunda na cara do telespectador, garotos de programa indefinidos discutindo abobrinha…. o dia todo. Ver quem deu pra quem, imaginar quem está se esfregando em quem… Realmente é o supra-sumo da diversão. Cara, demais! Emocionante!

    Uma merda. Mas respeito quem gosta de merda.

  389. O problema não é só isso, o problema maior é que tem pessoas que ficam postanto minuto a minuto oque se passa no BBB, isso se torna chato!

  390. Andréa Costa

    Continuo achando BBB uma bosta!!!!! Tem coisas mais supérfulas porém, interessante para se fazer!!!! Só acho ridículo pois não aguento mais ver,em todo o BBB, viado, sapatão, piriguete, bom moço, a coitadinha, querendo aparecer na esperança de se promover. Eles podiam mudar um pouquinho o roteiro, né?????? Já deu o que tinha que dar!!!!!!

  391. “O povo quer rir, quer chegar em casa depois de um dia cheio e estressante no trabalho e relaxar. Quer ver BBB? Lindo. Quer ler um livro? Ótimo. Quer simplesmente dormir? Beleza”
    POVO QUER VER PUTARIAAA!!!!

  392. verasilvass@yahoo.com.br

    “Jogo da vida real” uma das designações que o Bial adora dar ao programa.
    De VIDA REAL aquilo não tem nada! Pessoas estereotipadas, com “personalidades” pré-estudadas, e muito bem colocadas ali pela produção. Tudo muito bem calculado e manipulado! Desde a seleção dos participantes até o grande vencedor, tudo é ditado pelo diretor do programa.
    E ainda tem gente que liga pra votar, achando q influencia no resultado final.
    E o pioooor… paga pra isso!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Seria cômico se não fosse trágico.

    Big Brother é uma palhaçada com a nossa cara, um grande CIRCO! Um circo de vaidades, baixarias e vulgaridade!
    A autora desse texto é, ela mesma,a prova de que um diploma não confere mais inteligência, cultura ou vontade de aprender a ninguem.
    Abraços

  393. Diogo Schmitt

    Até não me importo que as pessoas assistam bbb, cada um faz o que quer, só me importo quando elas fazem do programa sua vida, ou quando estou no meio de uma conversa interessante ai um mala puxa assuntos tipo: “quem tá no paredão?”, e a conversa toma direções caóticas, ou então quando estou recebendo convidados e ficam brabos comigo por não ligar na globo pra ver o programa, ou mesmo a pior de todas, quando as pessoas realmente acreditam que o que passa lá não é ficção.

  394. Não discordo, mesmo achando BBB uma m*#da f#da, o que me irrita é quem gosta achar que todo mundo tem que gostar, não gosto, não assisto, e por favor não quero saber quem c**eu quem, assista, se divirta e guarde pra você , ou pra quem também gosta

  395. Daniel ESCULACHOU! Falou tudo! Depois dessa, sem mais…

  396. “Jogo da vida real” uma das designações que o Bial adora dar ao programa.
    De VIDA REAL aquilo não tem nada! Pessoas estereotipadas, com “personalidades” pré-estudadas, e muito bem colocadas ali pela produção. Tudo muito bem calculado e manipulado! Desde a seleção dos participantes até o grande vencedor, tudo é ditado pelo diretor do programa.
    E ainda tem gente que liga pra votar, achando q influencia no resultado final.
    E o pioooor… paga pra isso!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Seria cômico se não fosse trágico.

    Big Brother é uma palhaçada com a nossa cara, um grande CIRCO! Um circo de vaidades, baixarias e vulgaridade!
    A autora desse texto é, ela mesma,a prova de que um diploma não confere mais inteligência, cultura ou vontade de aprender a ninguem.

  397. Natalia você é phodaaaaaaaaaaa, tenho muitos amigos que me condenam porque assisto todas as edições do BBB , você tem meus aplausos !!!

  398. Uma das melhores universidades do Rio, a UERJ?
    Só se for do Rio mesmo, porque do Brasil, tá muito longe da USP minha querida!
    E, infelizmente, seu texto não justifica a merda que é o BBB! É uma banalização que está se transformando a tv brasileira! E são fúteis aqueles que gostam! Blz!

    Abrass

  399. o mais ridículo disso tudo é ter um programa no qual dão milhoes de reais a gente podre como machões tipo o Dourado e putas como a Maria enquanto lá mesmo tem tanta gente que precisa mais, sem contar q só colocam pessoas bonitas q poderiam ter outras oportunidades na vida como akelas siliconadas q ja ganham dinheiro mostrando a prexeca em revista, kero ver colocar gente feia e q realmente precisa!

  400. As pessoas que detestam assistir ao BBB são as mesmas pessoas que estão cansadas de ver tanta imbecilidade nos canais abertos da tv brasileira. As pessoas que depois de um dia estafante de trabalho, ao chegar em casa, ligarão a tv para assistir ao BBB, são pessoas pouco esclarecidas. Não há nada pra rir em ver pessoas sendo hipocritas e falsas umas com as outras para ganhar no fim de alguns meses uma quantia vultuosa. Nós já vivemos diariamente um BB, pessoas que mos enganam, politicos que passam a perna, gente falando errado o tempo todo, outras sendo cinicas ao teu lado, enfim, e tudo isso, nós vivemos sem ganhar um milhão de reais. Eu falo por mim e com certeza por uma grande maioria que não suporta mais, todos os domingos assistir ao Domingão do Faustão ou o Fantástico com suas materias tendenciosas. As pessoas tem sim o direito de meter o pau nessa bosta de programa, isso sem falar o que todos ja sabem, que é um reality manipulado. Acho que pra superar o “batente” do dia-a-dia, precisamos assitir junt a familia, com os filhos ali ao lado, não um programa que enssina as pessoas a serem mais dissimuladas do que já são, mais mesquinhas e falsas, queremos assistir a algo que venha contribuir com nosso crescimento pessoal, que venha reforçar a educação e a curiosidade dos nosso filhos chega de loiras oxigenada, artificias e superfluas. Tragam conhecimento, tragam curiosidade, tragam o saber e a educação para dentro de nossos lares.

  401. Sinceramente.. Política do Pão e Circo.. É mto melhor assistir gladiadores se esquartejando na arena e ficar feliz com um pedaço de pão (ou com quem aquela brother vai ou não dormir a noite e se contentar um programa de maior duração em dia de paredão), do que pensar nos nossos próprios problemas. Cuidar da vida alheia é algo intrínseco ao ser humano, mas isso não significa que seja algo legal, pq se fosse não existia invasão de privacidade. O BBB não passa disso, pessoas que resolvem expor ao ridículo suas privacidades e uma nação inteira (metonimicamente falando) que resolve assistir. Agora, cabe a cada um decidir se quer ou não fazer parte do circo de horrores que é armado nessa época do ano, onde a atração principal é qual dos equilibristas será o escolhido pelos palhaços para continuar ou não na corda bamba.

  402. Acho que o BBB aliena o povo brasileiro dos problemas socias que o pais vive. Assiste o video ‘ Muito alem do cidadao kane ‘ que voce vai comecar a entender parte do probelma da TV Globo

  403. bbb é baixaria, é intriga, fofoca, e não tem nada a ver com passa-tempo ou falta de algo útil pra fazer, é simplesmente pessoas sem o mínimo de seletividade, sem o mínimo de respeito próprio olhando lixo pura na tv..
    Quem quer olhar, olhe, to ne aí, mas não diga que é pra passar o tempo!

  404. Exatamente como você, Murilo.

  405. Se não fosse um programa manipulado até poderia ser sim interessante… Mas francamente eu prefiro ver seriados a ver essa PORCARIA, fala sério… aliás prefiro ler livros e pode ter certeza quem fala que não gosta é sim bom o bastante para distinguir coisa boa de lixo…

    Sem mais….

  406. Isso que reflete que até em grandes Universidades,como na UERJ, existem pessoas alienadas por uma jaula que divulga marcas, pornografia e futilidade.
    Contudo, entendemos o seu comentário vazio e com argumentos fracos (para quem se diz jornalista) quando vemos o seu perfil do Twitter…
    Só gostaria de saber, se seu filho, quando estiver em uma idade de formação de personalidade, vai assistir todos os dias o BBB ?! Tenho até pena…Acredito que ele não terá essa sorte que você deve ter tido em passar em uma boa Universidade.

    Att

  407. Só uma observação…. Daniel você falou tudo…mas é assim mesmo, têm brasileiros se contentam com coisas desse nível…porcaria!

  408. Sabemos q essa droga n tem cultura nenhuma…A questão é, o pq q Bial fala sempre em cultura???…Se todos nós sabemos q é um programa de entreterimento, então n precisa falar toa hora de cultura!…Apesar q nós brasileiros precisamos muito melhorar nessa questão…Exemplo: O povo ver uma bosta dessa, ficam analisando que são as pessoas para votar em quem é bom ou n…Pq n fazem isso com os politicos??…Eleições vem ai!

    #FicaaDica

    http://www.azarafest.com

    Att. César Alves

  409. Falou a verdade Nathalia…um tipo de comentário desse está aqui

    eu até respondi o comentário da pessoa…mas discutir com o tipo de pessoa futel nao leva a nada =D

  410. Como diz o velho ditado: Política, futebol e religião, não se discutem.
    Atribuindo um novo item a esse ditado: Política, futebol, religião e BBB, não se discutem.
    Simples!

  411. Professoronline32

    Não gosto do facebook, praticamente nunca postei nada, e muito menos discuto BBB, mas esse texto consegui atiçar a minha língua. Uma professora universitária da UERJ critica quem critica o BBB se baseando na pergunta: “E quem disse que eu assisto BBB pra ficar mais culta?”. A grande questão que essa pessoa não percebeu é que BBB não é uma questão de CULTURA, e sim de VALORES. Fenômenos mundiais como “Two and a half man” e “Friends” são seriados totalmente descompromissados, e ninguém é rotulado de “inculto” por assisti-los. É até perdoável, pq na realidade eu acredito que 90% das pessoas não sabem o real e correto significado da palavra “Cultura”, mas a professora universitária deveria saber…O problema real do BBB é que talvez ele seja uma das maiores expressões da inversão de valores e ideais da sociedade humana, onde impera meramente a estética e a boçalidade como critérios de julgamento dos nossos “heróis”. Ali, mulher = bunda + perna + peitos e homem = bunda + perna + músculos, e soma-se a isso toda a mediocridade possível em termos de relacionamento e conduta humana. Ali vc encontra os maiores exemplos de como NÃO agir e NÃO ser humano, apreveitando-se do trocadilho. Vc vibra e se emociona com os seus “heróis”, mas eu duvido que vc incentive o seu filho ou a sua filha a se inspirar em um deles como estilo de vida…Total apologia à mediocridade humana. Infelizmente a professora e jornalista da UERJ ainda afirma que “Não que eu me importe com a questão dos livros, porque pra mim lê quem quer e apenas fazer isso não confere o título de ”fodão” a ninguém.” É realmente f-a-n-t-á-s-t-i-c-o a professora universitária e jornalista nataliaporra (será que na UERJ ela é chamada desta forma?) dizer isso…Enfim, o problema do BBB não é o que ele acrescenta ou não à sociedade, como muitos insistem em discutir redundantemente, mas sim a imagem que ele transmite dela e os valores que ele difunde, e que infelizmente contamina muita gente. Ninguém será mais burro por assistir BBB, nem será menos culto (utilizando o termo de maneira equivocada), e tampouco aqueles que não assistem são superiores aos demais, mas sem dúvida alguma que o programa é um dano aos valores morais mais sublimes e à qualquer tentativa de evolução na qualidade do ser humano e nas relações entre eles.

    • É exatamente isso. Futilidade, imoralidade. Chega a ser nojento. E ainda tem gente que diz que assiste só por diversão. Assistir BBB é o mesmo que baixar um vídeo pornográfico e colocar na televisão da sala, pra família toda assistir. É o mesmo que ficar escutando, pela porta do apartamento, a briga de casal dos vizinhos. É a mesma coisa que gostar de fofoca e de se deliciar sabendo da vida e sujeira dos outros. É um nojo sim. Me impressiona a professora ter escrito isso. Mais uma vez eu digo: quem assiste futilidade, gosta de futilidade. Sendo assim, é uma pessoa fútil. Eu tenho muito a acrescentar na minha vida ao invés de assistir baixaria. E graças ao meu trabalho, digno e nada fácil – como o dos responsáveis pelo programa – eu tenho outros canais ótimos para assistir. Tenho livros maravilhosos para ler, pessoas cabeça para conversar. Tenho lugares a frequentar, coisas mais importantes e muito mais divertidas para fazer.

      E eu realmente espero nunca presenciar um fã de Big Brother Qualquer País falando mal de “Casos de Família” e programas estilo Luciana Gimenez. Isso sim seria hipocrisia demais para os meus ouvidos, e não a minha opinião, pois eu não assisto de jeito nenhum essas merdas. Podem ter certeza que eu evito merda entrando na minha vida!

      E pra você, que escreveu esse texto todo: Pelo amor de Deus, mulher! Tudo bem você assistir e gostar dessa futilidade, mas vir fazer um texto defendendo o programa? Chamando de fútil quem não o assiste? Dizendo que quem não assiste se acha culto? Tem muita diferença entre ser culto e escolher o que assistir e acrescentar em sua vida. Se isso parece besteira pra você, você é uma pessoa fraca. Você inclui qualquer coisa na sua vida, sem ter a noção da influência que “qualquer coisa” pode gerar. Tanto não tem noção, que já está sendo influenciada. Você provou que está se tornando tão fútil quanto o programa no momento que resolveu vir escrever esse texto aqui. E o pior é que a sua futilidade está influenciando outras pessoas, principalmente jovens, adolescentes, que assistem o programa e acabaram lendo e concordando com você. Eu até os perdoo, pois jovens têm opiniões fracas. É fácil mudar as opiniões deles com alguns argumentos que impressionam. Mas você? Professora? Me lembro de um professor da faculdade que disse que professor de verdade não ensina somente dentro da sala de aula. E sim continua dando exemplo do lado de fora também. Que tipo de professora é você?

      E se a carapuça não serviu, não é para responder. Foi apenas uma pergunta retórica, pois a minha opinião sobre a senhora já está muito bem feita por mim.

    • Paulo Preto

      Relaxa, ela deve ter comprado o diploma…

  412. O BBB é uma porcaria, quem assiste não tem massa cefálica e sou chata mesmo!!!!

  413. Eu só espero uma coisa desse programa: Que ele acabe de uma vez.

  414. Não vejo o BBB porque nao gosto, e não tenho nada contra quem goste, nós vivemos em um país “livre”, podemos ver, ler, falar e opinar sobre o que quisermos, porém o que me incomoda é sua exposição excessiva, em grande parte por seus telespectador, fazendo assim com que pessoas que não aderem sejam obrigados a “engolir” como também acontece no futbol e em outros.

  415. César Guilherme Barata

    O BBB É UMA MEERRDDA.É gozar com o pau dos outros.Vc fica parado na frente da televisão vendo os outros se divertindo e falando besteiras numa casa linda se submetendo aos caprichos do viadinho do Boninho.Quanto ao texto acima, comparar uma praia, onde vc toma sol, encontra pessoas, vê bundas de fora, dá um mergulho e etc, etc, etc a assistir o BBB? Fala sério! Você não sabe o que é uma praia ou qualquer outro tipo de convívio social, como dançar ou ir a uma festa, então você fica simulando em frente da TV, a vida de outras pessoas pois já deve estar num processo catatônico, que não consegue sair da frente de uma telinha. Quando era novidade, vá lá.Mas essa é a 12ª Edição! CARALHO! Não traz nada de novo! Vai lavar uma louça!

  416. O argumento de que o BBB não é cultura é até certo ponto válido, mas fraco. Por qualquer lugar que você ande, interaja, qualquer filme ou programa, por pior que seja, agrega certa cultura. O que vai de você mesmo é filtrar se isso é interessante ou não. O problema do BBB não é “falta de cultura” ou “conhecimento”. O problema é que a programação da TV aberta no Brasil se volta quase totalmente para o entretenimento, incluindo alguns telejornais, e ser mais um programa assim é quase imoral num país em que a população precisa de informação a respeito de assuntos bem mais importantes e que lhes dizem respeito diretamente. Se as pessoas estão ocupadas demais votando no Tiririca como protesto é em parte porque o principal meio de comunicação a seu alcance não lhes ajuda a desenvolver uma consciência crítica.

  417. Infelizmente a internet acaba te levando a uns ‘posts’ desse tipo. O SEU.
    Alguém, não, uma redatora que pertence à uma das MELHORES universidades do RJ, depois de um dia estressante de trabalho, querendo chamar a ateção e causar polêmica falando sobre BBB. Desculpa pela intromissão, mas você cursa o que mesmo? Não te ensinaram o significado correto da palavra futilidade? Só pra constar, futilidade significa “Coisa de pouca importância” (Se quiser dar uma lida no dicionário). Mas o que é importante? Assistir televisão?
    O que os leigos que assistem BBB não entendem sobre quem NÃO ASSITE é: Temos vários motivos pra NÃO ASSISTIR ( não gostamos , enquanto vocês: se divertir, é claro, criticar quem não gosta de BBB. Como se não bastasse a dó que sentimos por vocês, filhos da rede Globo de televisão, que até então, não falamos mal, apenas não queremos um chato discutindo quem deveria ir pro paredão,temos que aturar críticas completamente irrelevantes. Baseando- se nisso, subentende-se que quem a fútil, nesse caso, é você.

    COMEÇA POR VOCÊ NATÁLIA: Evite o bullying: deixe de ser ridícula.
    P.S.: Faço faculdade de zero à esquerda na universidade facebook. (Só pra você não se sentir tão mal assim)

  418. O problema de BBB não está em não adicionar conteúdo, mas em subtrair conteúdo.

    Fica a verdade e doa a quem doer.

  419. Preciso dizer mais alguma coisa?

  420. Muito bom o texto e concor com tudo que disse.
    Cada um tem uma opinião e utiliza seu tempo pra lazer como quiser.
    Já acompanhei, claro que já. Mas não gosto de ver por uma única razão: Pedro Bial. Não suporto, principalmente em dias de eliminação que ele se revela um grande filósofo! uhaehuaehuhuae
    Mas cada um com sua opinião!
    Eu não digo pras pessoas não verem por não acrescertar cultura alguma, mas não vejo pois não me agrada! Me divirto com outras coisas.

    É isso aí! Muito boa opinião e forma de expressá-la. Parabéns!
    Abraços e beijos a todos!

  421. O Brasil é o maior país em audiência televisiva. Não é pela famosa dramaturgia da Globo e sim pela preguiça do brasileiro de ler e pensar. Preferem ver a história pronta a criar a própria imagem e emoção que uma boa leitura é capaz de proporcionar, principalmente se for um romance. O brasileiro possui uma média de idade mental de 9 a 11 anos de idade. Comparar BBB com praia ou dança??!! Fala sério. Nada contra quer gosta de ser marionete da tv, mas a favor de quem deseja ser algo mais que uma múmia que não precisa nem raciocinar enquanto o lixo é despejado sinapses adentro.

  422. cara, tu tá te desculpando pra ver essa porcaria.
    eu entendo, queres parecer fodão e és só mais um “coitado” que pra ter acessos manifestou essa opinião completamente infeliz.
    vai ver BBB, que tá na hora.

  423. Bom Natália, opinião é direito de cada um. E gostar de BBB ou não, seria simplificar algo muito mais profundo do que uma simples escolha de qual programa assistir quando um põe a bunda no sofá!
    Pois eu vou te dizer que você deveria se informar a respeito da quantidade de ignorantes que assiste o BBB e adoram ver aqueles primatas metidos a celebridade se enrolarem em suas próprias imbecilidades.
    Realmente eu devo concordar com você quando nos referimos ao BBB como não sendo uma opção de aprendizado e culturizacao pessoal se assim posso colocar. Mas então, porque alguém tão inteligente como você se planta na frente da televisão pra preencher o seu cérebro com traições, mentiras, falsidade, putaria explicita, sacanagem e bebedeira?
    Pq esses imbecis que estão lá, não dão a mínima pra ninguém. Eles querem e virar famoso e sair em revista pelada no caso das mulheres. E tem um bando de bocó pagando por mensagem de texto pra votar naqueles poltrões….
    Se você concorda que nada de bom sai do BBB, pq você assiste e se defende como se alguém tivesse te atacando pessoalmente.
    Queria ver se sua filha pequena ou adolescente tivesse se comportando como aquelas imorais do BBB se você iria dizer o mesmo! Se liga, pois quem critica o BBB não são os que lêem os livros ou os babacas cafonas como você alega… Mas sim os que prezam a moral, a decência e os nome princípios!
    Espero que você não sente a sua bunda no sofá com seus filhos e assista o BBB com eles, pois aí sim teremos um ou dois imorais a mais no pais! Valeu

    • Sábias palavras, Leonardo!
      Comentário lúcido, racional e objetivo. Pegou na jugular.
      Faço minha a sua opinião e espero que q autora tenha capacidade de entender o que foi dito.
      Pelo tanto de besteira que escreveu… já não sei…
      Abraços fraternos,
      Virginia Meirim

  424. Letícia Cavalet

    A internet é uma fonte quase infinita de entretenimento. Não vejo nenhuma razão em particular pra ficar presa a deplorável tv aberta do brasil quando as possibilidades são praticamente infinitas. Existe coisa melhor, de um jeito ou de outro, adicionando ou não algum conhecimento.

  425. parei de ler quando no “BBB” ( BOSTAS, BABABAS, BURROS)

  426. As pessoas insistem em achar que devemos ter tolerância.
    Me chamaram de intolerante pq postei minha opinião, quem achar ruim não leia, é muito fácil!! Kkkkk

  427. Estou verdadeiramente impressionada com a autora, Nunca testemunhei uma capacidade de síntese tão grande e uma habilidade imensa para escrever tanta besteira em tão curto espaço para tal.
    Tenho medo do que vem por aí.
    Com estas cabeças, cultas ou não, preconceituosas ou não, a coisa está feia, muito feia.
    A autora ainda não sabe que é possível rir, ter entretenimento e passar horas alegres e descompromissadas, sem pensar em intelectualidade sem necessariamente se imbecilizar. Não é possível que ela não perceba (meu Deus!) toda a manipulação que ocorre na produção/edição do programa. Deve acreditar também em Papai Noel.
    Bem, é isto.
    Saudades da minha UERJ (UEG) quando as pessoas não eram “afetadas” mas tinham muito mais a oferecer e um compromisso sério com a informação e formação da personalidade de seus alunos.
    Eu teria vergonha de colocar o nome da instituição de ensino neste discurso medíocre.
    Mas este o país em que vivemos e estes são os nossos pretensos professores/orientadores. E seus igualmente alienados seguidores.
    Como eu nem sei como vim parar nesta página, tenho absoluta certeza de que aqui não voltarei.
    Portanto, não perca seu tempo, prezada autora, para me responder (ou ofender, porque já percebi que é uma prática sua).
    Seja o que for ou pensar não voltarei aqui para saber.
    Abraços fraternos
    Virginia Meirim.

    • Virginia Meirim, perfeita a sua colocação e visão, pouquissimas pessoas tm esse discernimento nos dias de hoje, manipulados por uma mídia que insiste em imbecilizar seus seguidores, tratandoos como totais analfbetos

    • Concordo com vc Virginia!!
      Fui titulada de intolerante pq não concordei com tamanha loucura i insensatez .
      Abraço!!

  428. ana paula visgueira

    apoiada!

  429. N Comentários

    Uiiii.. interessante que para defender o BBB tem que ofender quem não gosta. Chamando-nos de pedantes, pretensiosos, chatos e sei lá mais o que. Na boa, quer assistir BBB vai lá gastar seu tempo, e tente não ofender que ainda tem esperança de ver uma TV com conteúdo produtivo para a população. Mas, infelizmente, enquanto existir audiência para BBB, assim como consumidores para drogas, essas coisas vão continuar existindo. Vão lá, sejam “felizem” e não sejam “chatos”, enquanto você tá assistindo o BBB, o mundo tá desmoronando ao seu lado. E por sua culpa (sua mesmo) não há nenhum programa para te tornar uma pessoa crítica pro mundo real. Boa noite Alices!!!!

  430. Se chega cansado em casa e quer ter algum entretenimento, vai fazer sexo, sair para jantar, ler alguma coisa. Ver BBB eh decadencia, e esses retardados que defendem isso sao um lixo e a escoria da sociedade, e infelizmente nao percebem.

  431. Gabriel Bourdon Fernandes

    Meu irmao, ler te da cultura até demais. A diferença pra vc que pode nao ter atitudes babacas como as de uns Nerds que leem vaáááários livros, é que se vc disputar uma vaga de emprego com um desses, vc perde minha filha. Uma questao de prova pra concurso que vc pode errar,ele pode acertar pq o tempo em que vc passou vendo futilidade, ele passou lendo alguma coisa que fizesse ele adquirir cultura. Dançar com seus amigos ajuda na saúde do teu corpo, mesmo sendo dançando funk, e por vc perder teu tempo com isso, o Nerd la sabe que ir a praia te da vitamina D que é boa pro teu corpo. Então vc pode ver o teu programa sem ter que postar coisas em determinados lugares e se mostrar como a defensora de uma coisa que nao acrescenta em nada na vida de ngm. Curte teu programa na tua e conversa com quem gosta. Se alguem fala que nao gosta, nao comece uma guerra com ela, nao ligue.

  432. gente que critica gente que critica gente que vê bbb é tão chato quanto gente que critica gente que vê bbb.

  433. Fernanda V.

    Lendo os posts só se confirma o falso moralismo que você citou em seu texto… Em nenhum momento a Natália quis discutir a “qualidade” do Big Brother, fato que nao chega ser exclusivo desse programa. Programas de qualidade duvidosa tem aos montes e sempre vão existir, e acredito que mesmo que acrescentem programas mais “cultos” na tv aberta a audiencia alta do bbb ainda assim vai se manter. Sobre perder tempo: o que é pior? Perder tempo vendo BBB ou perder tempo criticando ferrenhamente quem assiste bbb? Sinceramente, who cares? Nao assiste? Bom pra você, mas deixe quem assista fazer o que bem entender em seu tempo livre e nao tente impor seu gosto pessoal como modelo a ser seguido. Intolerancia nunca trouxe e nem vai trazer nada de bom para o mundo.

    Ps: não assisto bbb, mas respeito quem goste.

  434. ver um capítulo, tudo bem, mas acompanhar demonstra mesmo interesse em coisas pobres,

  435. Você tem toda razão. Vê quem quer. Só acho ruim, eu ter que ficar assistindo a flashs nos intervalos das novelas. Isso é querer impor. Deveriam ao menos, diminuir estes flashs.

  436. virginia andrade

    Que trouxas!!
    Uns falam de politicas, Então ao invés de ficar olhando essa “porcaria de Blog”. Que tal conhecer os políticos, Pesquisar coisas sobre a copa de 2014, Sei lá.. mas parar de encher o saco dos outros.
    Cada um assiste oque quiser! Já ouviram falar do livre arbítrio? Mas desocupados e sem cultura são os que não gostam do programa e ficam ai falando. E hipócritas pois falam mal, mas onde tem o assunto BBB. Estão dando pitafo.

    Pronto falei.

  437. @rifernandes11

    A Nataliaporra é fera! Alguém por favor insira ela num programa semanal de tv aberta?

  438. parei de assistir no 3º.
    ñ pq me ache fodão ou mais culto.
    nem ando lendo livros. ñ.. eu leio pouco.
    só achoq o programa é uma farsa e isso tá mais doq claro, né? q o vencedor e as brigas e etc é tudo forjado la pela globo.
    então ñ me sinto obrigado a assinar o atestado de otario e assistir essa mesmice, pq todo ano é a mesma coisa: o hipster, o malhado, a gostosa, o medusa (usuario de drogas), o bi, a pan, a baladeira, o cowboy ¬¬

    me mire e me erre. ñ assisto mesmo e achoq kem assiste é alienado. falta filtro.
    a tv em si ja é uma merda, e ainda achando kem de ibope pra um programa merda q enche o cu da globo de cifrões

  439. virginia andrade

    hahahahaha

    Gata agressiva. BOAA!!!

  440. a autora ñ percebeq ta sendo um pe no saco, tão grande, qnto kem critica o BBB e seu publico.

    o programa BBB é uma merda e olha, ñ tenho palavras pra definir kem o assiste.
    é merda pq é chato.
    é merda pq é forjado.
    é merda pq aliena: o publico desse programa só ker falar desse programa.
    ñ assisto pq kero ñ kero saber. ñ assisto pq ñ gosto.
    e me vem uns 687452121 milhoes de pessoas me perguntar sobre????
    advinhem?
    e vc dizq ñ vê, q ñ curte e as 687452121 insistem em falar sobre?
    e na net? twitter e outras redes viram palco exclusivo para tal programa.
    puta inconveniencia, hein?
    dpois nós,q ñ assistimos q somos chatos? macacos ñ olham pro rabo mesmo.

  441. Concordo contigo!

    Curto ver Partoba, Panico e outras merdas….mas só deixando minha opinião pessoa, BBB é uma grande merda da qual eu não gosto.

  442. A vida é muito curta pra ficar se preocupando com quem assiste ou deixa de assistir BBB.

  443. virginia andrade

    Leonardo Belens.. Oque vc esta fazendo aqui meu querido!?
    Se vc nao gosta pq esta correndo atras!? E fica procurando coisas sobre o BBB.
    Vai cuidar da sua vidinha vai!!

  444. Democraticamente, discordo.

  445. Bom, realmente não assistir ao BBB por conta desses argumentos é realmente pedante mas nem todos têm essa postura. Eu não assisto o BBB( e fico sempre muito puta porque tem sempre uma série ótima q passa depois) porque não acho interessante mas adoro o arquivo confidencial do Faustão e o Fred Mercury prateado do pânico!
    Cada um na sua! vamos respeitar tb quem não vê o BBB e não entende como as pessoas assinam e ficam sem dormir pra ver! Nem todos são arrogantes e metidos a intelectuais.

  446. Frederico Sartori

    ” O legal é que a maioria dessas pessoas ainda nem completaram o Ensino médio e leram pouquíssimos livros na vida.” ;
    ” Esse não deve nem doar roupa pra Igreja, coitado.”.
    Você possui ótima capacidade de discurssão, mas nao se valha de preconceitos fúteis para argumentar.

  447. Rodrigo Castanheira

    não sou intelectual..apenas é um direito meu de não gostar,julgar as pessoas pelo simples fato de não acompanharem esse programa é fácil!!! difícil é aceitar que essa merda já encheu o saco e que é direito de todos não gostarem..ou estamos na ditadura??? e quer saber??? não troco meu velho e querido Chaves por essa frescurada por nada desse mundo… como o próprio chaves falava…. ´´seria melhor ir ver o filme do pelé´´

  448. Não vejo problema nenhum em assistir, porém acho que existem milhares de programas e coisas pra “passar o tempo” imensuravelmente melhores que ver BBB.
    Mas pra quem gosta, ouvir isso deve soar como bem pedante mesmo. rs

    Me desculpa mas isso “Sou redatora e pertenço a uma das melhores universidades do Rio, a UERJ” soa bem mais pedante que qualquer outra coisa.

    Passar bem redatora fodona!

  449. Teu texto passou longe da verdade, pq infelizmente, essa porcaria não é apenas um programa de TV. Ele entra ao vivo em outros programas, aparece em todos os intervalos comerciais, e pior, inunda a internet, e portais como Terra, Globo e UOL. BBB é mais que tudo uma síntese de mal gosto, futilidade, baixo nível, incultura e patifaria. Se vc gosta de lixo, caia de cabeça, afinal hoje em dia pode-se até vangloriar-se de estupidez, mas nunca ser chato.

  450. Dá pra pensar bastante coisa vendo o BBB. Não é por que é entretenimento de massa que deixa de ser interessante.

  451. ARRASOU
    NOSSA
    SAMBOU
    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  452. Artur Souza Gomes

    Pior do que comparar BBB com filantropia é comparar a atitude de ler livros com o BBB, ainda acho o BBB uma merda, na minha opinião só mais uma forma de você dar dinheiro para a Globo que na minha opinião outro poço de merda, pode falar que sou um daqueles escrotos que só sabem criticar tudo como forma de parecer “cool”, eu não ligo…

  453. PREFIRO OUVIR MUSICA , LER UM BOM LIVRO OU FICAR COM MINHA FAMILIA CURTINDO DO QUE VER ESTE TIPO DE PROGRAMA NA BOA PROGRAMAS INTELIGENTES QUE NUNCA MAIS DISSE NUCA MAIS PORQUE O QUE É BOM ELES TIRAM DOA R ” SHOW DO MILHÃO ” , E O UNICO QUE AINDA PERDURA QUE CURTO É O APRENDIZ ………… PROGRAMS COM LOGICA , RESPEITO SEM FUTILIDADE … EXISTEM OUTROS QUE SOMAM A LISTA , MAS ESTE SAO ICONES DA TV , AGORA NA BOA BBB NUM DÁ …

  454. Eike Junior Batista Pinheiro

    BBBosta é uma merda podem me criticar tenho dinheiro sou rico e não precisei ganhar nessa merda pra ter 2 milhões ou sei la quanto.Besta de quem assiste.

  455. Erick M. Reis

    O bbb continua um lixo e esse texto segue a mesma linha. E as melhores Universidades brasileiras são Universidades mais ou menos e continuam tendo alunos mais ou menos, com algumas exceções. E qual o mérito em se gabar por não se gabar de ser melhor que os outros?
    Não é que eu não assista o bbb, eu não assisto é a Rede Globo. E não sou “intelectual” por isso, apenas gosto de continuar usando o meu cérebro quando chego em casa do trabalho.

  456. Concordo com você.Todos os críticos de plantão,dizem que não assistem,mas sabem tudo o que acontece na casa.Bom texto,cclaro,curto e sincero!Parabéns pela coragem!

  457. A autora do texto disse que cada um faz o que tem vontade, assiste o que tem vontade e etc, e a internet é um espaço público, portanto cada um escreve/posta aqui o que tem vontade, e ela pareceu não gostar quando o cara do twitter fez as comparações; a começar por aí. Não sou nenhuma expert, não li muitos livros mas nem por isso eu me acho a fodona pra saber que BBB é um programa pra se divertir e que não vou aprender nada com o mesmo. Como já dissseram, no BBB há fraudes; isso, pra mim, já é um motivo para não assistir. Outra coisa que me irrita no BBB é a putaria que rola lá, a falsidade entre as pessoas. Sim, eu já assisti BBB e acho a coisa mais idiota, não porque não me coloca cultura à cabeça, mas porque é um programa simplesmente fútil e todo mundo sabe disso. É coisa de quem não tem nada melhor pra fazer e vai assistir isso. Novelas, filmes, séries…nada disso vai trazer cultura a ninguém! Meu conceito de ter cultura é assistir telejornais, ler jornais, ler livros, estudar, fazer viagens culturais e por aí vai. E não se trata de apenas assistir a um telejornal sequer. Pra absorver toda a informação, creio que é preciso de mais de uma fonte. Enfim, não interessa o que me falem sobre isso, mas vou continuar achando que é coisa de quem nao tem mais nada de importante/interessante pra fazer. O lema aqui não é “cada um cuida da sua vida”? Então, por que continuam assistindo BBB ? Assistindo e gastando dinheiro por simplesmente dar mais audiência à Globo (que cá entre nós, é uma merda e aliena algumas pessoas) e por votar em pessoas que voce nem conhece, já tá cuidando da vida do outro. Posso ter sido contraditória algumas vezes, mas eu não assisto isso nem quando volto cansada pra casa, nem quando quero me entreter assistindo tv, então aconselho a ver um filme que retrate realmente alguma coisa que preste, a ir lavar a louça ou simplesmente dormir. É o melhor que você faz. Porque não tem coisa mais INSUPORTÁVEL você sair na rua, conversar com alguém e a pessoa ficar perguntando o que aconteceu na novela ou quem saiu do BBB.

  458. Natalia, você tem uma cabecinha de porcelana. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Enfie esse BBB no seu cu e deixe de ser vagabunda. Esse programa é um lixo e você deve ser mais uma safada que perde boa parte do salário apostando ” quem será eliminado”. Vá estudar, filha!

  459. Márcia Regina

    Pessoal acho que os cometários deveriam ser apenas sobre o tema e não descer o nível,vamos respeitar as opiniões alheias palavrão é coisa de ser humano sem educação.
    Pronto falei.

  460. Ai q esta o problema do bbb, como programa de entretenimento ele supera a todas as expectativas traçadas por seus criadores, ele possui uma capacidade incrivel de alienar os seus fieis seguidores de problemas bem mais relevantes. Coisa q a globo (assim como toda as redes televisivas deste país) faz com maestria nao so no bbb, mas em toda sua programaçao, provoca alienaçao nos telespectadores q as vezes esquecem de seus proprios problemas em detrimento da vida de terceiros. Outros programas mesmo q tendeciosos, possuem uma utilidade mais pratica.
    Concordo com vc qnd fala q so ler nao torna culta, mas deve se levar em conta q as probabilidades de um leitor assiduo ser culto e bem maior. Nao critico o bbb em si, mas a maneira como ele e utilizado pela emissora e como ele e encarado pela populaçao

  461. Thyago Trajano

    Futilidade é alguém perder tempo escrevendo um artigo defendendo um programa bobo como esse BBB. Não falo sobre o fato do programa não acrescentar nada em termos culturais, pois assisto vários outros programas que também não acrescentam em nada em meu intelecto. Acho que a autora foi infeliz em tocar nesse ponto, e isso só mostra que ela no fundo no fundo, defende por também achar que o programa é uma porcaria!
    É melhor criar uma colônia de formigas…

  462. Você tá falando sério? É zueira né? rs

    BBB devia ser usado pra medir o QI das pessoas! Não preciso nem explicar como seria utilizado.

  463. A liberdade de escolha é exclusiva de cada individuo, isso é claro. Dizer que não gosta de BBB porque não é uma coisa que agrega cultura é ser omisso, já que todo mundo sabe que o programa NÃO tem esse intuito, não foi criado para acrescentar, mas também não foi criado para diminuir.
    Particularmente eu não gosto de BBB, assim como não gosto dos outros programas que também manipulam descaradamente a população de um país que é totalmente carente de informação. Não gostar é um direito reservado a todos, como o oposto disso tambem é.
    Hoje a moda é ser do contra, falar mal de alguma coisa popular é parecer interessante, parecer independente. Agora parece que a moda vai ser falar mal de quem fala mal….
    Ignorância, seja ela como for, não é desculpa para falta de respeito.

  464. Texto Fantástico

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, RI DE VERDADE QUANDO LI ISSO. TEXTO FANTASTICO? Q IRONIAAAA

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  465. Acho que em algumas parte vc pode ate ter razao na questao cultural…mas o problema desse entretenimento eh q deixa as pessoas mais alienadas sim natalia, como novelas etc.
    vc msm disse “quem nao quer chegar em ksa depois de um dia cansado do trampo e assistir um BBB” q escroto isso vei, o pior vc fala q as pessoas deviam reclamar dos politicos protestar, mas com q tempo c elas trampam muito e dpois vem novela e BBB pr iludir, nao eh entrtenimento coisa nenhuma ngm aqui eh bobo…

  466. depois de ler essa merda, so falta eu perder meu tempo assistindo BBB..

  467. O problema do BBB nao eh de nao ser cultura, mas sim de ser um programa que comecou com uma proposta de reality show e que acabou virando um teatro com o elenco composto de putas de luxo wannabe capa da playboy e outros tipinhos retardados, que nem precisaram se inscrever no programa para serem convocados.

    O programa seria otimo se seguisse a proposta original, aonde pessoas REAIS convivem em uma casa agindo como bem entenderem, sem nenhum roteiro.

    Assisto varias coisas por entretenimento que nao sao nada culturais, mas me recuso a assinar um atestado de otario dando ibope pra um programa que eh forjado, manipulado e desonesto para com seu publico.

    Eh como votar no Maluf e depois dizer que vota nele porque ele ‘rouba mas faz’.

  468. Acho boa tua crítica, e concordo em certos pontos. De fato, o BBB é um programa de entretenimento. Entretenimento, pelo dicionário, é o mesmo que “distrair, para desviar a atenção”(fonte:Aurélio). Bem, provavelmente o BBB deve ter esse efeito, right? Afinal,são muitas polêmicas, traições, falsidade rolando solta, promiscuidade, “romance”, complôs… digo isso porque assisti ao programa por alguns anos. E sinceramente, atrai sim. Assim como quando você começa a ler um livro, você quer saber o final, quer saber quem é quem, quem seria o mocinho ou o vilão, enfim, quer saber o desfecho. Então, quem ta lendo esse comentário ta pensando “então você vê o BBB?”. Não, por questões morais.
    “Mas Débora, você é uma pseudo intelectual, o BBB representa a nossa sociedade, você não vê como as pessoas estão aprisionadas e tem que se libertar para ganhar o prêmio e blablablá.” Sinceramente, um programa em que TUDO é permitido – leia-se trair, mentir, enganar, enfim, jogar todos valores morais no lixo – em troca de dinheiro, eu não vou dar o meu Ibope. Já ouvi gente que diz “mas poxa, o dinheiro pode ajudar alguém”. Primeiramente, Rede Gloco e Cia. tem diversos olheiros que ficam por ai procurando pessoas atraentes,polêmicas e que estejam aptas a participar do programa e fazer o que for preciso para ganhar a bolada. Teoria da conspiração? o Alemão foi o que?
    Se o objetivo é ajudar, ajude a quem precisa, invista em mais ações sociais(1 milhão é dinheiro para caramba, ou pelo menos selecione quem realmente precisa. O BBB é puro lucro:a ultima estimativa da rádio Jovem Pan (SP), em 2010, é de que a cada paredão, com o custo da ligação em R$ 0,30, a Rede Globo e seus parceiros podem arrecadar mais de R$ 8 milhões. Portanto, é muita grana envolvida no negócio.

    O BBB é lixo? Bem,se o próprio Boninho o disse, quem sou eu para discordar.

    Prefiro usar meu tempo de entretenimento de outras formas. Entendam que não estou dizendo que quem vê o programa é um idiota, bossal, que tem nada na cabeça. Respeito quem vê o programa, mas simplesmente tenho meus motivos para não assistir. Assistir tal programa seria ser conivente com a lição pregada por ele: faça tudo por dinheiro, faça tudo para vencer, inclusive se isso corresponder a pisar nos outros.

  469. esse bbb é uma bosta mesmo , tem programa bom e programa ruim esse é uma bosta

  470. esse bbb é uma bosta, mesmo tem programa ruim e programa ruim esse é uma bosta

  471. Taí, eu sempre detestei o programa por simplesmente não gostar mesmo. Não gosto e ponto. Até já critiquei, confesso. Mas, quem não critica as coisas, quem não questiona as coisas ao seu redor?
    Mas, no ponto aqui abordado eu concordo plenamente com vc. Quem não gosta, não goste. Deixe quem quiser gostar. E daí?
    É como o que acontece com a música. Tem muita gente que acha que música só deve ter letras cabeça, com significados altamente cultos e poéticos e se esquecem que música também serve pra se divertir, dançar, brincar e tirar onda. Quem acha que música tem que ter somente letras cabeças são uns chatos.
    Assim como, quem acha que BBB não é culto, ou que filmes de ficção são apenas mentiras, são uns chatos.
    Abaixo a chatice e dos pseudo cultos de meia pataca.